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DEFICIÊNCIA MENTAL
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1. Inteligência Conceitos
Capacidade do organismo para se adaptar convenientemente a situações. (Stern, 1914) b) Conjuntos de processos de pensamento que constituem a adaptação mental.(Binet, 1916)
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c) A capacidade agregada ou global para agir intencionalmente para pensar racionalmente e para lidar de modo eficaz com o meio ambiente. (Weschler, 1958) d) O total de todos os dons mentais, talentos e perícias úteis nas adaptações às tarefas da vida. (Jaspers, 1945)
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São variadas as definições de inteligência, mas todas tem um ponto em comum:
ADAPTAÇÕES DE MANEIRA SATISFATÓRIA FRENTE À SITUAÇÕES NOVAS PARA PODER LIDAR COM O MEIO AMBIENTE
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2. Avaliação da inteligência
Testes Mais Usados: Escala de Gesell Escala de Bayley Escala de Portage Escala de Weschler Escala Columbia Teste de Weschler
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3. Conceito de Deficiência Mental
O retardamento mental refere-se ao funcionamento intelectual geral abaixo da média, que se origina durante o período de desenvolvimento associado a prejuízo no comportamento adaptativo. (OMS, 1985)
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Diagnóstico Deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar: médico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social
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Classificação GRUPO QI Proporção na população DI DM profunda 0-20 5%
DM Severa 20-35 20% DM Moderada 35-50 DM Leve 50-70 75%
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4. Etiologia da Deficiência Mental
A etiologia é bastante variada e pode ser dividida da seguinte maneira: Genéticas e Congênitas, Infecciosas, Mecânicas,Físicas, Tóxicas, Má Alimentação, Outras (OMS)
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Causas das deficiências
Durante a Gravidez No Nascimento Após o Nascimento Genéticas e Congênitas Síndromes Hipertiroidismo Congênito Distrofia Muscular Outras más formações Infecciosas Rubéola, sífilis e Toxoplasmose Infecção Hospitalar Meningite, Sarampo, Paralisia infantil, Caxumba e outros Mecânicas Quedas, Traumatismos, Tentativas de aborto Partos prematuros e Hemorragias Anóxia, Traumas cranianos, Fórceps, Lesões nervosas, Dificuldade de adequação do pulmão ao nascer passando do meio aquático para o áereo. Acidentes de trabalho, Automobilísticos, Quedas, Agressões físicas.
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Físicas Tóxicas Má Alimentação Outras Raio-x radioterapia
Fogo, Soda, Instrumentos cortantes. Tóxicas Medicamentos, Drogas, Álcool e Fumo Medicamentos Oxigenoterapia ( não controlada) Medicamentos, Alimentos contaminados, Produtos de Limpeza Má Alimentação Desnutrição, Anemia Desnutrição , Anemia, Problemas metabólicos Outras Hipertensão, Fator Rh, Diabetes, Problemas Cardíacos Prematuridade, Erros Metabólicos, Dificuldade Respiratória, Icterícia
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5. Estimulação Estimular significa criar condições facilitadoras para o desenvolvimento da criança. Ao nascer a criança portadora de deficiência tem uma perturbação no vínculo afetivo com a mãe. Neste momento a estimulação precoce surge como processo terapêutico.
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Capacidade e competência dos alunos
6. Educação OLHAR CRÍTICO Capacidade e competência dos alunos
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ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO ESPORTE
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