A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica e foi instituída em 12 de novembro de 1997. Tem seu registro no Ministério Público do Rio Grande do Sul, na Prefeitura  de  Porto Alegre, no Conselho Nacional de  Assistência Social, no Conselho Estadual de Assistência Social e no Conselho  Municipal de Assistência Social de Utilidades Públicas Estadual e Municipal. 

3 A missão da Fundação é formular, fomentar e executar programas e projetos de apoio, valorização, respeito, resgate, reconhecimento, e, preservação de tudo que dentro do contexto nacional seja a base de formação da sociedade brasileira, para o favorecimento da inclusão com igualdade de direitos e oportunidades dos Afrodescendentes, Umbandistas e Africanistas, formalizando as políticas públicas, sociais, culturais e assistenciais, primando acima de tudo pela vida, resgatando a história que é o Patrimônio Histórico de um povo cansado de tantas injustiças, ao longo de um tempo que se perde na imensidão da História.

4 Promover a religião Afro-Umbandista, a cultura e a congregação dos irmãos em eventos sociais e assistenciais, a defesa dos excluídos e dos descriminados não importando credo, cor ou pensamento religioso e visar à divulgação e o respeito à cultura nacional. Teve na pessoa de Moab Caldas um líder emérito e lutador incansável na defesa dos direitos dos religiosos, sendo escolhido para seu Patrono com consentimento da Família Caldas. Sua marca de trabalho, solidariedade e justiça social, são as ferramentas da Fundação.

5

6 Como funciona, na prática, a arquivologia?
Para o profissional de Administração, por exemplo, é uma área de grande afinidade, pois é justamente na tarefa de administração dos documentos, ou seja, da gestão documental, que o arquivista pode ser um verdadeiro suporte para a administração moderna. Os arquivos administrativos, por exemplo, guardam os documentos produzidos ou recebidos por cada unidade governamental durante o exercício de suas funções e que vão sendo guardados orgânica e comulativamente à medida que se cumprem as finalidades pelas quais foram criados.

7 No Direito também a arquivologia tem um papel fundamental, pois é uma área com representatividade social que mais se beneficia da instituição do arquivo. Todo mundo já deve ter visto as pilhas de um processo, principalmente quando o caso é polêmico. Pois bem, o documento, enquanto prova de um direito ou de um dever, e independentemente da discussão sobre a validade de seu suporte (em papel, em vídeo, eu áudio, etc) ou das circunstâncias de sua obtenção, torna-se a mais eficiente ferramenta do trabalho de um advogado, ou seja, é a prova cabal de um fato, de uma ação.

8 Para nós Africanistas o arquivo adequado de nossas vivências se faz fundamental, uma vez que nossa tradição é passada pela oralidade e não deixa registros. Ter um arquivo, um memorial, um museu sobre isso é de uma responsabilidade imensa, mas é muito gratificante. Criar um arquivo para manter viva nossa tradição é de extrema importância. Imagine que a Terreira de Umbanda Luz e Caridade tem mais de 150 anos e só nos últimos 10 surgiu a preocupação da preservação. Há muito o que resgatar...

9 O que representa hoje a arquivística para a população e para a ciência da informação?
O profissional da arquivística preenche as lacunas entre todas as outras ciências da informação, ou seja, o conhecimento não é direcionado apenas à arquivologia como também para outras áreas como: administração, biblioteconomia, direito, história, museuologia, entre outras.

10 E qual o objeto da arquiviologia?
O objeto de estudo da Arquivologia, naturalmente é o arquivo, no qual a Arquivologia o trata de modo sistemático e como conjunto de forma orgânica, organizada.

11 A arquivística faz parte da Arquivologia, dessa forma, qual é o objetivo desta última?
A Arquivologia trata do documento e a sua informação, para que seja preservado como fonte de pesquisa e investigação. O documento é fonte primária para a informação e como conseqüência direta, a informação é base de ação para a atividade dos arquivos.

12 A arquivística tem alguma coisa a ver com Ciência?
Ela é considerada uma subárea da Ciência da Informação que, por sua vez, objetiva a organização, o gerenciamento, a preservação e a disseminação de arquivos documentais correntes e intermediários, contribuindo para a racionalização e a administração das organizações públicas e privadas, bem como de arquivos documentais permanentes contribuindo como fonte de investigação e pesquisa.

13 Quais outros ramos da ciência, a arquivologia está presente?
Podemos até comparar que a História é uma ciência como a Arquivolgia. Ela é um produto da inteligência Humana; a História não é unicamente um fato, ela conta o interpretado, é a visão do historiador que tem a sua cultura e que é influenciado pelo ambiente, refletindo o fato como fruto de sua inteligência. Portanto, a arquivologia anda junto com a História no sentido do próprio documento, pois sem ele, nenhum historiador poderia interpretar a História.

14 Que outra área a arquivologia tem afinidade?
O museólogo tem a função de acompanhar a conservação do acervo e cuidar da manutenção da temperatura, umidade, vedação e iluminação do ambiente, impedindo a deterioração das peças. Ele trabalha com a apresentação dos acervos ao público, procurando estimular o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo das exposições. Portanto, as afinidades se encontram na prova documental, que é documento não importando o seu suporte o qual nos conta a história de uma época, por exemplo, revelando-nos o ambiente, a cultura e a vida de uma certa época ou povo.

15 Como o senhor avalia o trabalho do arquivista?
Desenvolver a Arquivologia no Brasil é, antes de tudo, um compromisso profissional, um dever ético de uma classe que pode resgatar ao cidadão sua própria consciência.


Carregar ppt "A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google