A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

2 A comunidade passionista CP é ao mesmo tempo sujeito operativo, fonte e veículo da ação educativa não somente porque cumpre uma missão, mas ela própria é proposta e caminho de educação no estilo da pedagogia passionista do encontro. Herdeira do carisma de Maria Madalena Frescobaldi configura-se na Igreja e na sociedade como uma comunidade de Irmãs que encontram na memoria passionis a motivação, o sentido e o fim da sua missão educativa.

3 Educativa Passionista - CP
A Comunidade Educativa Passionista - CP A mesma caridade que alimenta a fraternidade, move os membros da CP a abrir-se à colaboração com educadores(as) leigos, sacerdotes, religiosos, de acordo com o contexto sócio-cultural, para realizar a ação educativa e testemunhar os valores da colaboração da partilha de vida, na troca dos dons.

4 As funções da CP no interior da CEP
a ) dirigir Compete à CP a responsabilidade pelas pessoas, pelo projeto, pela organização do ambiente, por designar atribuições e definir competências de ação, prover os meios necessários , dinamizar e animar o desenvolvimento da ação educativa.

5 b - animar A CP tem a missão de oferecer aos colaboradores autênticas motivações interiores, estimulá-los a uma participação criativa e apoiá-los no desenvolvimento de suas atividades para que cresçam na adesão aos valores da pedagogia passionista.

6 C - programar e coordenar
Tal função consiste em traduzir, na prática, o projeto educativo local, através de programas realizavéis e adeqüados à realidade. Consiste portanto, em tornar convergente e harmoniosa as intervenções dos vários educadores em vista dos objetivos estabelecidos, numa colaboração pluridisciplinar.

7 d - administrar A comunidade provê, organiza e cuida dos meios e estruturas para garantir o sereno e regular desenvolvimento da missão educativa. Estuda o melhor aproveitamento das estruturas para, no respeito às normas sociais e jurídicas vigentes na comunidade local, responder às necessidades das pessoas.

8 Natureza da CEP A CEP è formada de todos (religiosas, sacerdotes, leigos, colaboradores, voluntários, destinatários, famílias, ex alunos, membros da CLP) que por várias razões estão envolvidos no Projeto Educativo. Na CEP cada um tem a sua função e a sua competência específica. Todos, de formas diversas e de acordo com a à função de cada um, participam da elaboração e assumem a responsabilidade por todo o projeto. Participam como protagonistas da sua realização, colocando à disposição suas capacidades pessoais e profissionais. [1] Cf SCa 60.

9 Objetivo geral da CEP A CEP tem a missão de elaborar, realizar e avaliar o Projeto Educativo local, adequado às características dos destinatários, à atividade e ao território no qual está inserida. Tendo em vista a sua atuação, a CEP estabelece e exerce as funções, escolhe e dinamiza planos e programas de acordo com a estrutura disponível e a necessidade dos destinatários.

10 A função fundamental da CEP é a de propor a adesão pessoal e livre de cada pessoa envolvida, aos valores humano-cristão- passionista, de interiorizá-los e testemunhá-los com a vida, de acordo com a capacidade e a opção de vida de cada um. [1] Cfr DRESC

11 Deveres dos membros da CEP Cada membro da CEP atuante em um centro educativo pertencente à Congregação tem o preciso dever de conhecer, aceitar, respeitar e colocar em prática a pedagogia da Congregação indicada no Quadro Referencial e realizada no Projeto Educativo local.

12 Cada um tem o direito, conforme os princípios da justiça, de ser reconhecido e valorizado como profissional e, se comprometido com um contrato de trabalho, receber uma o justo salário.

13 As pessoas que acolhemos em nossos centros educativos , em vista de sua realidade de vida e do próprio desenvolvimento, têm o direito a programações educativas apropriadas e adequadas às suas necessidades.

14 Estrutura da CEP Cada membro tem a sua função e a sua competência e dispõe da autonomia necessária ao desenvolvimento da sua missão. Todavia, cada um é chamado a agir em sintonia com os outros membros, integrando a própria ação no interior do único projeto.

15 Incentivar a participação
e a criatividade A participação, que se torna um antídoto à competição, ajuda todas as pessoas, educadores e educandos a darem o melhor de si e a criarem novas formas de colaboração que tornam significativo o trabalho realizado em comum.

16 educativo passionista
Formar um ambiente educativo passionista Por ambiente não entendemos somente um lugar onde se desenvolve a atividade educativa, mas sobretudo a realidade viva e dinâmica na qual pessoas, acontecimentos e situações, modelam a personalidade dos destinatários e, ao mesmo tempo, é por ela modelada. A CEP tem a missão primária de favorecer um ambiente de simplicidade e verdade das relações, para que, através das pequenas coisas de cada dia, atinja ao máximo, a humanização das pessoas que a compõem.

17 O ambiente é realidade viva e dinâmica, necessita de atenção e zelo permanentes. simplicidade, acolhida, misericórdia, alegria, confiança, afabilidade,respeito, atitudes que contribuam à felicidade daqueles ali vivem.

18 Zelar por uma adequada formação pessoal A CEP é chamada a desenvolver o próprio serviço educativo com competência, profissionalismo e fidelidade aos valores da pedagogia passionista para poder servir melhor as pessoas que lhe são confiadas.

19 Cada membro da CEP tem o dever de assumir com responsabilidade a própria auto formação para ser capaz de desenvolver a própria missão com competência, criatividade e profissionalismo, propondo iniciativas que sejam do interesse de todos e enriqueçam o projeto comum.


Carregar ppt "Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google