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PublicouRosa Minho Tomé Alterado mais de 8 anos atrás
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Jadson Xavier Muller Oliveira
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É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão. Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum contexto e devem permanecer úteis em outros;
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São grupos de conceitos úteis na modelagem de domínios de negócio; Apoiam o reuso de idéias durante a fase de análise;
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Conceito surgiu na década de 70, com a publicação dos livros: Notes on the Synthesis of Form, The Timeless Way of Building e A Pattern Language, onde arquiteto Christopher Alexander estabelece que um padrão deve ter as seguintes características:
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Encapsulamento; Generalidade; Equilíbrio; Abstração; Abertura; Combinatoriedade;
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Em 1987, os programadores Kent Beck e Ward Cunningham propuseram os primeiros padrões para área de projeto de software e apresentaram numa conferência alguns padrões, específicos para a criação de janelas na linguagem Smalltalk.
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Em 1995, com o lançamento do livro, Design Patterns: Elements of Reusable Object- Oriented Software, a discussão sobre Padrões de Projeto de Software ganha popularidade.
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Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, autores do livro, Design Patterns: Elementos of Reusable Object- Oriented Software Surgimento dos Padrões GoF
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Catálogo de Padrões; Dividido em três famílias: ◦ Padrões de criação: preocupam-se em como criar objetos; ◦ Padrões de estrutura: preocupam-se em como compor objetos; ◦ Padrões de comportamento: preocupam-se em como os objetos devem interagir;
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General Responsibility Assignment Software Patterns Está disposto no estilo arquitetural MVC – MVC = Model-View-Controller
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São as classes derivadas do processo de análise Representam os principais conceitos do domínio São usualmente persistidas em banco de dados
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São as classes criadas durante o projeto para interface com o usuário Normalmente manipulam classes de modelo
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São as classes que fazem a orquestração; Padrões GRASP ocorrem também na implementação de vários padrões GoF;
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Existem vários outros catálogos de padrões – Esses catálogos relatam padrões em diferentes níveis de abstração: análise, arquitetura, projeto e codificação;
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http://www.ie.ufrj.br/eventos/seminarios/pesquisa/texto 06_04_11.pdf http://www.ie.ufrj.br/eventos/seminarios/pesquisa/texto 06_04_11.pdf http://www.ime.usp.br/~jef/PA-Introducao.pdf http://www.ime.usp.br/~jef/PA-Introducao.pdf http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/ ap/intro.html http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/ ap/intro.html http://www.lia.ufc.br/~eti2005/menu/modulos/PS/Parte III.pdf http://www.lia.ufc.br/~eti2005/menu/modulos/PS/Parte III.pdf http://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/Padroes.pdf http://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/Padroes.pdf www.professores.uff.br/fcbernardini/.../Padroes_Projet o_GRASP.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto _de_software
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