Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Loreto Campos Camelo Alterado mais de 8 anos atrás
1
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE BRITO
2
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO - DIRETIVA
3
CARACTERÍSTICAS GERAIS Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes. A escola deve se preocupar mais com os problemas psicológicos do que pedagógicos ou sociais. Deve haver uma adequação pessoal do individuo as solicitações do ambiente. Aprender é modificar suas próprias percepções. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto avaliação
4
DEFENSOR PRINCIPAL
5
CONCEPÇÕES Enfatiza a igualdade e o sentimento da cultura como desenvolvimento de aptidões individuais. Homem : Critico, ativo, não aceitando a sociedade de qualquer jeito. Sociedade: Humanista, mais tranquila sem conflitos e respeitosa. Cultura: Onde as pessoas se preocupem mais com o próximo.
6
COMO É VISTA A EDUCAÇÃO O ensino tem como finalidade criar mecanismos para que o aluno procure chegar ao conhecimento por si próprio.
7
PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR Escola: Acentua-se na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Professor: o professor exerce o papel de “facilitador” aceitando a pessoa do aluno. O seu trabalho é proporcionar ao estudante a organização, através de técnicas de sensibilização para que os sentimentos de cada um sejam explicitados sem obrigação.
8
PAPEL DO ALUNO O aluno tem como papel fundamental a curiosidade, a criatividade e a inventividade estimulados pelo professor
9
RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO A pedagogia não- diretiva propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes a sua natureza. O professor é um especialista em relações humanas, ao garantir o clima de relacionamento pessoal e autêntico.
10
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Motivação na busca da auto realização. A motivação aumenta quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz em termos de atingir suas metas pessoais, desenvolvendo a valorização do “eu”
11
CONTEÚDOS ESCOLARES Processos de desenvolvimento das relações e da comunicação. Torna-se secundária a transmissão de conteúdos. Visam facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são considerados menos relevantes no processo.
12
METODOLOGIA Métodos usuais são dispensados, prevalecendo quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver o estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Professor “facilitador”: Sua função restringe-se a ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos sem ameaças.
13
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Atividades avaliativas: debates, seminários, elaboração de murais pedagógicos, relatório das pesquisas, experimentos e estudos do meio, trabalhos em grupo em que o educando deve aprender a fazer fazendo e a pensar pensando.
14
ASPECTOS PERCEPTÍVEIS NA EDUCAÇÃO ATUAL Infelizmente no Brasil, sabe-se que poucas escolas particulares adotam esta tendência, os mais influenciados foram os psicólogos e orientadores educacionais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.