Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuca de Caminha Covalski Alterado mais de 8 anos atrás
1
A Lei, a Carne e o Espírito www.ebdemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 6
2
"Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado." (Rm 7.25) " Texto Áureo
3
A luta entre a carne e o espírito é uma realidade na vida de todo crente, mas a dependência da graça de Deus fará com que tenhamos uma vida vitoriosa. " Verdade prática
4
1-Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2-Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE ( Romanos 7.1-15 )
5
3-De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido. 4-Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
6
5-Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. 6-Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
7
7-Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8-Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado.
8
9-E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10-e o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11-Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, me matou.
9
12-Assim, a lei é santa; e o m andamento, santo, justo e bom. 13-Logo, tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum! Mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem, a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
10
14-Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15-Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço.
11
Introdução 0 www.ebdemfoco.com
12
No capítulo 7 Paulo discorre sobre o pape do crente em relação à carne, a lei e o Espírito. Ele usa três analogias para tratar desses assuntos a analogia do casamento; a analogia de Adão no paraíso; a analogia da carne versus o espírito.
13
Juntando tudo que foi estudado até o momento, surge os seguintes questionamentos: Como devemos nos portar diante da lei? Depois de salvos, passamos por conflitos espirituais? O que significa esses conflitos?
14
A lei ilustrada na analogia do casamento I www.ebemfoco.com
15
1. A metáfora do casamento
16
Sou salvo, agora basta guardar a lei para ser livre de pecado. Sou salvo pela lei.
17
Para mostrar a função da lei, Paulo usa a analogia do casamento. O que acontece no casamento quando o cônjuge morre? Acaba o casamento...quebra o contrato...
18
Ao morrermos com Cristo, a Lei não pode mais nos condenar; estamos unidos a Cristo.
19
2. A metáfora da mulher viúva
20
O homem e a mulher vivos Se o homem morrer...
21
Preceitos da lei O homem sem Cristo é acusado pela lei Mas o cristão morreu com Cristo na cruz.
22
3. Mortos para a lei
23
Mortos para a lei pelo corpo de Cristo Paulo usa a analogia da morte de um cônjuge no casamento para ilustrar a morte do crente para a lei, pelo fato de ele estar unido com Cristo (Rm 7.1-6)".
24
Adão ilustrado na analogia da solidariedade da graça II www.ebdemfoco.com
25
1. De volta ao paraíso
26
A queda de Adão Um Adão sem pecado. Uma humanidade sem pecado. Como Adão pecou Toda humanidade afundou no pecado.
27
7-Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8-Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado. 1-Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2-E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3-Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4-Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5-Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6-E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Romanos 7.7-8 Gênesis 3.1-6
28
“Eu vivi sem lei”. Rm 7.9 Paulo se via em Adão.
29
9-E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10-e o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11-Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, me matou. Romanos 7.9-11 17-Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2.17 13-disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3.13
30
2. Lembarança do Sinai
31
Adão guarda a lei. Moisés recebe a lei no Sinai. Milhares de anos Adão guardou a lei?
32
3. A lei dada a Adão
33
Paralelo entre o Paraíso e o Sinai Adão O mandamento que foi dado a Adão para trazer vida se converteu através da ação da antiga serpente, personificação do Diabo, em morte. Moisés A Lei de Moisés que foi dada para trazer vida, mas o pecado, como personificação do mal, a transformou em um instrumento de morte.
35
Os frutos da graça III www.ebdemfoco.com
36
1. A santidade da lei
37
Estaria Paulo desqualificando a lei? "Assim, a lei é santa; e o mandamento santo, justo e bom" (Rm 7.12). Não há nenhum problema com a Lei. A Lei é boa e seu propósito também.
38
Então, qual é o problema? O problema está dentro do homem, no pecado que habita nele. Portanto a lei é boa. O homem que é pecador.
39
2. A malignidade da carne
40
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Romanos 7:22,23
41
3. A velha natureza
42
Lutando contra a carne A velha natureza sempre tenta se rebelar; Nunca lute com suas próprias forças; Conte com a ajuda do Espírito Santo.
43
Santificação Os crentes em Cristo são perfeitos quanto a sua justificação, mas a sua santificação apenas começou. Esta é uma obra progressiva. (F. F. Bruce)
44
Conclusão Mesmo vivendo debaixo da graça o crente experimenta o conflito entre sua antiga natureza e sua nova vida em Cristo. Como viver uma vida nova, se a velha vida ainda continua querendo ocupar seu antigo espaço? Confie na graça de Deus.
45
Bibliografia recomendada www.ebdemfoco.com
46
Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site www.ebdemfoco.com
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.