A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação periódica do elementos

2 A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto, durante o século XIX, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e industrial, o número de elementos químicos triplicou – somente nas duas primeiras décadas deste século foram descobertos 17 novos elementos, mais da metade de tudo que fora descoberto. Nasce a necessidade de organizar esses elementos de acordo com suas propriedades. Várias tentativas forma feitas, até a tabela periódica atual.

3 As Tríades de Döbereiner Em 1824, o químico alemão Johann Dobereiner, ao analisar os elementos químicos cálcio (Ca), estrôncio (Sr) e bário (Ba), percebeu uma relação simples entre suas massas atômicas: a massa do átomo de estrôncio apresentava um valor bastante próximo da média das massas dos outros dois elementos. A esta observação deu o nome de Tríades de Elementos Químicos. Seu mérito foi ter sido o primeiro a mostrar aparentemente o que acreditava serem relações entre os elementos químicos, constituindo talvez o primeiro esboço de uma Tabela Periódica. Constituem alguns exemplos de tríades os seguintes grupos de elementos (cloro, bromo e iodo) e (enxofre, selênio e telúrio), com suas massas atômicas da época, os quais são mostrados na ao lado:

4 O parafuso telúrico de De Chancourtois Em 1862, um geólogo francês, chamado Alexandre Chancourtois, organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como Parafuso Telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra. Em cada volta do parafuso, elementos com diferença de, aproximadamente, 16 unidades de massa eram verticalmente alinhados. De Chancourtois foi o primeiro a perceber que as propriedades eram comuns a cada sete elementos. Por meio de seu parafuso telurico, ele foi capaz de prever as fórmulas de diversas substancias.

5 Lei das Oitavas de Newlands Em 1863, o químico ingles Jonh Alexander Reina Newlands reuniu 56 elementos em 11 grupos. Ele usou como base propriedades fisicas semelhantes. Notou que existiam propriedades semelhantes em pares de elementos que diferiam em oito unidades de massa atomica. Essa observação resultou na publicaçao do trabalho intitulao Lei da Oitavas, uma versao da tabela periódica, porém devido seu trabalho estar associado as oitavas de intervalos de escalas musicais, e conter muita exceções a regra, não foi bem aceita na comunidade cientifica.

6 A tabela de Mendeleiev Em 1869, Mendeleev e Meyer descobriram independentemente que um padrão regular de repetição das propriedades podia ser observado quando os elementos eram arranjados em ordem crescente de massas atômicas. Mendeleev chamou esta observação de lei periódica”, e esboçou seu trabalho. Trabalhando independentemente, Mendeleev e Meyer descobriram a lei periódica e publicaram o que ficou conhecido como Tabela Periódica dos Elementos Químicos. “Meyer publicou primeiro em 1864, e em 1869 expandiu sua tabela para mais de 50 elementos. Ele demonstrou a variação de propriedades periódicas, como o volume molar, o ponto de ebulição e a dureza, como uma função da massa atômica”3. No mesmo ano, Mendeleev publicou uma versão mais completa e sofisticada que Meyer, mostrada ao lado.

7 A tabela Periódica Atual Uma linha Vertical ou coluna, é camada de família ou grupo, uma família ou grupo possuem propriedades químicas semelhantes, e a última camada com o mesmo numero de elétrons

8 A tabela Periódica Atual

9

10

11 A energia de ionização, também conhecida como potencial de ionização, é a energia mínima necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso.

12 A tabela Periódica Atual A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.

13 A tabela Periódica Atual A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.

14 A tabela Periódica Atual A afinidade eletrônica ou eletroafinidade, que é uma das propriedades periódicas existentes, avalia a quantidade de energia liberada quando um átomo em seu estado fundamental (neutro) recebe um elétron. A equação a seguir representa a afinidade eletrônica:

15 A tabela Periódica Atual Ou caráter metálico, é a tendência que o átomo tem de formar cátions. Quanto maior o raio atômico mais facilmente o átomo irá perder elétrons, A tendência do caráter metálico é a mesma que a do raio atômico.

16 A tabela Periódica Atual Densidade Ao lado, o comportamento aproximado da densidade, cresce nas colunas de cima para baixo e nos períodos em direção ao centro.

17 Exercícios

18

19


Carregar ppt "Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google