A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS

2 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Hoje vamos falar sobre : Demografia

3 UÉ QUE ISSO?!

4 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO A demografia é a ciência que nos ajuda a entender as dinâmicas populacionais, e quando a estudamos, também estudamos uma série de taxas que nos ajudam a entender se a população de um determinado lugar cresce, diminiu, qual a sua origem, sua etnia, seu gênero e etc. Vamos aprender um pouco sobre algumas taxas demográficas...

5 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO População Absoluta: é o número total da população de um determinado local. Na população absoluta, não são considerados diferenças de idade, gênero, renda, etnia, etc. Apenas o número absoluto http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html

6 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Densidade Demográfica/População Relativa : Se tratam da mesma taxa. Representam o número de habitantes por km² de uma região. População ÷ Tamanho do territorio. Isso nos remete a outros conceitos: Populoso – Lugar que concentra um grande número de população. Povoado – Lugar onde a população se distribui de forma uniforme pelo territorio. Supervoado/Superpopuloso – Lugar onde a população cresce além do que os recursos naturais e sociais de que precisa para se manter.

7 http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_nivel_de_densidade_demografica.pdf

8 O Brasil é um país populoso? Ele é bem povoado? http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas /mapas_brasil/brasil_densidade_demografi ca.pdf

9 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Taxas Natalidade: Número de nascimentos Fecundidade: Número de nascidos vivos (nascidos vivos – óbitos no nascimento) Fertilidade: Número de nascidos vivos por cada 1000 mulheres (15-45 anos) Taxa de Mortalidade: Número de mortes. Crescimento Vegetativo/Natural: Número de nascidos vivos – Números de óbitos (resultado pode ser positivo ou negativo). Migrações Saxonal: Ocorro durante algum período de tempo ou que é temporária Pendular: Migração que ocorre cotidianamente na vida das pessoas.

10 http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_taxa_de_crescimento_da_populacao.pdf

11 Fecundidade total, projeção 202-2025. Fonte: http://esa.un.org/unpd/wpp/Maps/

12 http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_taxa_bruta_de_mortalidade.pdf

13 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Pirâmide Etária Nos mostra como a população de uma certa região está dividida através das idades de homens e mulheres, formando geralmente uma forma que remete a uma pirâmide. Analisando a pirâmide etária de um país, podemos tirar algumas deduções sobre as condições de vida que são encontradas ali.

14 http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_piramides_etarias.pdf

15 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Transição Demográfica Situação onde as taxas de mortalidade e natalidade são bem próximas ou igual a zero. Existem Quatro estágios principais para um país atingir a transição demográfica: 1º Característicos de sociedades tradicionais: Natalidade e mortalidade muito altas, quase não resultando em um crescimento populacional. Presente em países subdesenvolvidos atualmente. 2º Marca o começo do desenvolvimento industrial, social e econômico: O número das taxas de mortalidade diminuem drasticamente, enquanto os de natalidade demoram a cair, o que resulta em um grande crescimento populacional. 3º Desenvolvimento Urbano: Difusão dos métodos contraceptivos e principalmente a inserção da mulher no mercado de trabalho. Fecundidade deminiu e o crescimento torna-se moderado.  Brasil. 4º Regime demográfico moderno: Baixos níveis de natalidade e mortalidade e com isso o crescimento demográfico fica próximo a zero (ou negativo). Período atual da maioria dos países desenvolvidos.

16 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO PIB (Produto Interno Bruto): É a soma de toda a riqueza produzida no país. IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Mede através de uma série de dados como educação, renda e saúde, a capacidade que um país oferece para que seus habitantes se desenvolvam e consigam boa qualidade de vida.

17 http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_IDH.pdf

18 OBRIGADO

19 AULA 2 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


Carregar ppt "GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google