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O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.

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1 O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores Brasileiros Quais São as Tendências de Consumo Da Classe Média Brasileira? Qual é a Participação Das Mulheres no Mercado de Consumo Brasileiro? Quais São as Transformações na Sociedade Brasileira Que Afetarão a Nossa Economia?

2 Com 190 Milhões de Habitantes Espalhados Pelo 5° Maior Território do Planeta, o Brasil é Saudado no Seu Hino Como “ Gigante Pela Própria Natureza” Mas, Depois de Uma Longa Hibernação Parece Que o “Gigante” Começou a Se Mexer e, Quando um País Desse Tamanho Resolve Sair do Lugar, a Repercussão Costuma Ser Mundial É o Que se Vê Atualmente. Crescimento Econômico Acima de 4% ao Ano, Multiplicação de Empregos, Crédito Fácil e Elevação da Renda Estão Reproduzindo um Fenômeno Típico de Sociedades Avançadas: a Criação de Um “Mercado de Massa”, Forte e Cada Vez Mais Complexo

3 O Consumo Anual no Brasil Deve Crescer de US$ 780 Bilhões em 2007 Para US$ 1 Trilhão em 2012 e, Com Esse Aumento, o Mercado Brasileiro Será o 3° Entre os Que Mais Contribuirão Para o Crescimento do Consumo no Mundo Nos Próximos 5 Anos (Atrás Apenas Dos EUA e da China) Segundo Especialistas, o Brasil Passa Por um Momento Raro (Forte Crescimento da Classe Média) e Esse Movimento Deve se Intensificar Nos Próximos Anos O Lado Mais Visível da Transformação em Curso é a Recente Escalada de Uma Massa de Pessoas Para Classes Superiores de Consumo A Maior Variação se Deu na Classe C (Renda Mensal Entre R$ 1.062 e R$ 2.017), Pois de Acordo Com a Pesquisa em Apenas 2 Anos (De 2005 a 2007) Um Contingente de 23,5 Milhões de Pessoas Passou a Fazer Parte Desse Estrato

4 Com Isso, a Classe C se Tornou a Maior em Número de Pessoas na “Pirâmide Social” Brasileira, Superando os 86 Milhões do Ano Passado. Somada aos 28 Milhões Que Formam as Classes A e B, Isso Significa Que Já São 114 Milhões de Brasileiros Considerados Consumidores "Nos Próximos 5 a 7 Anos o Mercado Brasileiro Vai Dobrar de Tamanho, Com o Número de Passageiros Passando de 50 Para 100 Milhões" – Presidente da TAM Segundo Projeções da VIVO, Até 2012 o Número de Celulares no País Superará 200 Milhões e, Até Lá, Cada Brasileiro Terá – Em Média - Seu Próprio Telefone Móvel

5 UM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO O Brasil Vive Hoje Uma Transição Que Muitos Países Desenvolvidos Já Atravessaram, Resultado de Mudanças Que Começaram a Ocorrer Seis Décadas Atrás Nos Anos 50, a População Brasileira Apresentava Elevadas Taxas de Crescimento, Fruto da Combinação de Uma Alta Natalidade Com Redução da Mortalidade Infantil A População Crescia à Média de 3% ao Ano e, Se o Ritmo de Crescimento Daqueles Anos Fosse Mantido Por Todo o Período, Em Vez de 190 Milhões de Habitantes o Brasil Contaria Hoje Com Quase 270 Milhões

6 A Expectativa de Vida no Pais Cresceu de 51 Anos (Em 1950) Para 74 Atualmente e, Nesse Ritmo, em 2050 os Brasileiros Terão Uma Expectativa de Vida de 81 Anos, a Mesma Taxa Verificada Entre os Japoneses, o Povo Com a Maior Longevidade do Mundo A Contínua Queda de Nascimentos e o Aumento da Expectativa de Vida Têm Ampliado o “Peso” Dos Adultos na População, Criando um Fenômeno Favorável à Economia: os Brasileiros na Faixa de Idade Ativa (Entre 15 e 64 Anos) Já São 2/3 da População, Uma Proporção Inédita na História Isso Ocorre Porque a Força de Trabalho Cresce Num Ritmo Maior do Que a População Que Depende Dela (Crianças e Idosos) e, Com Menos Dependentes, Sobram Mais Recursos Para as Famílias Aumentarem o Consumo

7 Tendência 1: O Avanço das Mulheres no Mercado de Trabalho População Feminina Total no País AnoEm Milhões 198061 200595 2020112 Participação Feminina na População Economicamente Ativa Ano Em % 199941,4 % 200643,8 % 201045 % A População Feminina Economicamente Ativa Cresceu em Média 3,2 % ao Ano de 2001 a 2006, Enquanto a Masculina Cresceu Apenas 1 % De 2000 a 2006, a Renda Per Capita Disponível das Mulheres Cresceu 7,3%, Enquanto a Dos Homens Aumentou Apenas 2,6%

8 Em Resposta a Isso Vários Mercados Devem Crescer, Tais Como : SopasEm Milhões de Dólares 2007194 2012325 Protetores Solar Em Milhões de Dólares 2007500 2012746 Crescimento: 68 %Crescimento: 49 % Eletrodom ésticos Em Bilhões de Dólares 20075,8 20127,9 Crescimento: 36 % Tintura de Cabelo Em Bilhões de Dólares 20071,3 20121,7 Crescimento: 31 %

9 A Transição Demográfica Deixará Uma Série de Implicações Para o Futuro dos Negócios e a Mais Importante Deverá Ser o Envelhecimento da População Hoje, Há no País 19 Milhões de Pessoas Com Idade Acima de 60 Anos, Mas em 2020 Esse Número Será de Quase 30 Milhões. E Olhando Mais à Frente Ainda, em 2050 Haverá Cerca de 64 Milhões de Brasileiros na 3ª Idade Desse Total, 160 000 Serão Centenários A Massa de Rendimentos Dos Idosos Já é Relevante, Pois em 2006 Foi de R$ 16 Bilhões Mensais

10 Isso Não Tem Passado Despercebido às Empresas, as Quais Começam a Desenvolver Produtos Para Esse Público, Pois a NATURA – Por Exemplo – Já Está Testando Cremes Para Mulheres de 80 Anos A Coreana LG Está Trazendo Para o Brasil Seus Produtos Para a 3ª Idade: Celulares Com Teclas Maiores Já São Oferecidos no Mercado e a Última Novidade (Ainda Não Disponível no Brasil) São os Celulares Que Medem a Pressão Arterial e a Glicose A Força da 3ª Idade Já é Bem Real para a CVC (Maior Operadora de Turismo do Brasil). Em 2008, 40 % do 1,5 Milhão de Viajantes Tinham Mais de 50 Anos e, Nos Cruzeiros Marítimos, a Faixa Etária Média é Acima dos 60 Anos

11 Tendência 2: Mais Casais Sem Filhos Casais Sem Filhos N° de Domicílios em Milhões 19965,2 20068,6 201616 Com Mais Casais Sem Filhos, Melhora a Venda de : Comércio Eletrônico (Em Bilhões de Reais) 20076,4 201015,7 Crescimento 145% Crédito Para Pessoa Física (Em Bilhões de Reais) 2007250 2012400 Crescimento 60% Refeições Prontas (Milhões de Dólares) 2007580 2012942 Crescimento 62%

12 A Categoria “Casais Sem Filhos” Acabou se Tornando Uma Obsessão Nos Departamentos de Marketing de Muitas Empresas Nos EUA, Esses Casais São Chamados de DINKS (Abreviatura de “Double Income, no Kids - “Dupla Renda, Sem Filhos") e Nesse Grupo Estão Incluídos os Jovens Que Protelam a Chegada Dos Herdeiros, Pessoas de Meia-Idade Que Já Criaram os Filhos, os Parceiros Gays e os Casais Que Não Podem (ou Não Querem) se Tornar Pais No Brasil, Identificou-se 8,6 Milhões de Lares de “Casais Sem Filhos” (um Aumento de 60% Sobre o Número de 1996)

13 Tendência 3: Cresce o Número de Pessoas Morando Sozinhas Pessoas Morando Sozinhas (Em Milhões) (1) 19963,2 20066 201612 Isso Cria Uma Série de Oportunidades, Tais Como : Conexões de Banda Larga (Em Milhões de Conexões) 20078 201230(2) Crescimento 275% Aparelhos Portáteis de Música (Em Milhões de Dólares) 200799 2012203 Crescimento 105% Cerveja (Em Bilhões de Dólares) 20074,4 20126,8 Crescimento 55%

14 O Varejo é Um Dos Setores Mais Sensíveis às Mudanças no Perfil Dos Consumidores: O Grupo Pão de Açúcar – Por Exemplo – Lançou em 2008 a “Bandeira” Extra Fácil Trata-se de Lojas Instaladas Próximas a Metrôs (ou Passagens de Pedestres), Com no Máximo 200 m² e Uma Combinação de Padaria e Loja de Conveniência Boa Parte Dos 3 000 Itens Oferecidos Nas Lojas é Vendida Nas Menores Porções Disponíveis Pelos Fabricantes A Empresa de Pesquisa Nielsen, Constatou Que os Supermercados Com Até 4 Caixas Movimentam R$ 50 Bilhões Por Ano e Representam o Segmento Que Mais Cresce no Setor

15 Tendência 4: Cresce o Número de Consumidores de Meia Idade Consumidores de Meia-Idade (em Milhões) 19806,8 200512,6 202018 Essa Faixa Etária (Acima de 50 Anos) Corresponde a 43% da Classe de Renda Mais Alta (Acima de 10 Salários Mínimos) e no Total da População São 23% A Conseqüência Disso é: Viagens aéreas (Em Milhões de Viagens) 200750 2012100 Crescimento: 100% Vinhos (Em Bilhões de Dólares) 20071,9 20122,5 Crescimento: 32%

16 Captar os Humores do Mercado Será Cada Vez Mais Importante Daqui em Diante, Pois Tudo Indica Que o País Vive os Primeiros Contornos de Uma Mudança Radical na Economia A Teoria Econômica Ensina Que o Tamanho Dos Mercados Importa Muito, Pois Só a Escala Permite Oportunidades de Segmentação Os Segmentos Mais Abastados da Classe C Estão Migrando para a “B” e o Mesmo Ocorre da “B” Para a “A”. Ou Seja, Oportunidades de Negócios Vão Surgir Dos Mercados Populares Aos Artigos de Alto Luxo. Sendo Assim, Vai Se Dar Bem Quem Souber Entender o Que Quer o Seu Consumidor


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