A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH."— Transcrição da apresentação:

1 Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH

2 Energia solar: energia limpa Conservação dos recursos energéticos não renováveis e redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera; Cada metro quadrado de coletor solar instalado permite: Evitar a inundação de, aproximadamente, 56 m ² de área para geração de energia elétrica; Economizar, anualmente, 66 litros de óleo diesel ou 55 kg de GLP, ou 73 litros de gasolina, ou 215 kg de lenha.

3 Funcionamento do sistema Consta, basicamente, de dois elementos:  Coletores ou placas solares;  Reservatório térmico ou boiler. Sua vida útil é de, aproximadamente, 20 anos; Para piscinas, o aquecedor é a própria piscina. O custo do equipamento de aquecimento solar depende do volume, dimensionamento e nível de conforto requerido.

4 Aquecimento solar no Brasil O Brasil apresenta um dos maiores índices de radiação solar do mundo. Existem hoje no Brasil, cerca de 2 milhões de metros quadrados de coletores instalados, atendendo, aproximadamente, a 400 mil residências ou famílias (cerca de 1,6 milhão de pessoas), aquecendo, diariamente, 200 milhões de litros de água para banho e eliminando uma demanda no horário de pico de 540MW. Quase 100% da energia elétrica do Brasil de hoje vem das hidrelétricas, instaladas em vários pontos do país. Em 2001, o Brasil passou por um período de racionamento ao qual não estava acostumado.

5 O aquecimento solar no mundo Capacidade Instalada(MW)

6 O aquecimento solar no mundo Capacidade Instalada por 100 mil habitantes (MW)

7 Belo Horizonte: A Capital da Energia Solar

8 O Município de Belo Horizonte Características gerais: Cidade jovem: 111 anos Área: 330,95 km ² População: 2.412.937 habitantes (IBGE 04/2007) IDH: 0,839 (2000; 71ª posição no ranking brasileiro) Base econômica: prestação de serviços

9 Utilização de Energia Solar Em BH grande número de edificações utilizam energia solar para aquecimento de água (edifícios residenciais, clubes e outros). BH possui grandes sistemas de aquecimento solar, como exemplo: o maior sistema de aquecimento para piscina da América do Sul, no “Minas Tênis Clube II”; Perspectivas: instalação em novos conjuntos habitacionais populares em parceria com a CEMIG e em equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, hospitais e centros comunitários).

10 Política Municipal de Incentivo ao Uso de Formas Alternativas de Energia Lei Municipal nº 9.415 de 25 de julho de 2007. Decreto Municipal nº 13.016 de 28 de dezembro de 2007. Cria incentivos para os proprietários e construtores de edificações que utilizem energia solar, gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural como fonte para aquecimento de água. A coordenação das ações relativas à Política Municipal de Incentivo ao Uso de Formas Alternativas de Energia está a cargo do CMMCE.

11 Em BH a energia solar térmica se desenvolveu de forma invejável, até mesmo para países onde já se aplica esse tipo de energia há mais tempo e é, até mesmo, obrigatória (ex. Israel); BH é a cidade com a maior concentração de edificações dotadas de sistema de aquecimento solar da América do Sul, sendo, também, referência nacional em aquecimento solar.

12 Motivos: A integração entre fabricantes, entidades de pesquisa e concessionária local (CEMIG), permitindo maior incremento das atividades no Estado; A reconhecida preocupação com a qualidade; A participação do primeiro Programa Brasileiro de Etiquetagem de Coletores Solares, do INMETRO,para avaliação da qualidade; Encontra-se em BH o único Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Térmica do Brasil, credenciado pelo INMETRO para testes de coletores solares, reservatórios térmicos e de sistemas – Green Solar- Grupo de Estudos em Energia da PUC-Minas; Benefícios: Conforto/vazão das duchas; Redução da conta de energia elétrica; Contribuição para a preservação do meio ambiente.

13 Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH Colaboração: Green Solar BH Solar


Carregar ppt "Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google