A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES."— Transcrição da apresentação:

1 O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES

2 1. Cadúnico  É um banco de dados voltado para o planejamento e avaliação das ações sociais, que proporciona ao Governo Federal, Estadual e Municipal uma visão abrangente da população de baixa renda.  São cadastradas famílias com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo preferencialmente.  O que determina o seu cadastramento é estarem em situação de pobreza.  As famílias cadastradas podem ou não ser beneficiárias dos programas sociais dos entes federados.

3 2. Software para “Gestão Estratégica do Cadúnico”  O GEPS (Gestão Estratégica de Políticas Sociais) é um software que permite os governos municipais gerenciar as famílias em situação de pobreza e monitorar os benefícios concedidos através dos programas sociais.  Facilita a gestão das informações do Cadastro Único e de outras fontes de dados.  Contribui para o planejamento de ações sociais diversas, norteando a formulação de políticas públicas voltadas para as famílias de baixa renda, através do diagnóstico sócio econômico.

4 Software Municipal

5 3. Resultados positivos na Gestão do Cadastro Único 3.1 Contribui para o aumento do Índice de Gestão Descentralizada (IGD)  Permite realizar o “saneamento” de inconsistências e erros no Cadastro.  Qtd. De famílias que precisam ser atualizada  Multiplicidade de documentos (NIS, CPF, Certidão de Nascimento, Cart. De Identidade, de trabalho, Titulo Eleitoral)  Nomenclatura de bairro Incorreta  Famílias que recebem mais de um PBF

6 3.2 Facilita o cumprimento das condicionalidades da educação  Disponibiliza um módulo de educação que pode ser utilizado para o acompanhamento do aluno, de forma dinâmica. 3.4 Produção de Relatórios  Disponibiliza ferramenta (BI) que permiti a produção de relatórios, com o cruzamento das variáveis do cadastro único. 3.3 Facilita o atendimento às famílias  Disponibiliza ferramentas (Ficha Espelho e Diagnóstico da família) que podem ser utilizadas nas visitas domiciliares, no cadastramento e recadastramento.

7 EXEMPLOS: Educação e Qualificação Profissional Crianças de 06 a 15 anos, que recebem bolsa família e freqüentam a escola. Nº de responsáveis pela família, por situação no mercado de trabalho e por grau de escolaridade Quantidade de pessoas por tipo de ocupação e situação no mercado de trabalho Situação no mercado de trabalho dos jovens entre 15 e 24 anos Saúde e Documentação Nº de adolescentes grávidas entre 15 e 19 anos, por bairro. Pessoas maiores de 16 anos que não possuem título de eleitor Pessoas que não possuem nenhum tipo de documento (certidão civil, CI, CTPS e título de eleitor) por idade Saneamento e Habitação Tipo de Localidade x tipo de domicilio x tipo de construção, por código domiciliar e bairro padrão

8 Instituto Jones dos Santos Neves Coordenação de Estudos Sociais www.ijsn.es.gov.br


Carregar ppt "O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google