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30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa 2003-2007.

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2 30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa 2003-2007

3 ESTRUTURA DO MINISTÉRIO Composta por órgão de assistência direta e imediata ao Ministro, além dos seguintes órgãos: Secretaria de Políticas de Turismo Secretaria de Programas de Desenvolvimento Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR Conselho Nacional de Turismo

4 COMPETÊNCIAS Secretaria de Políticas de Turismo: compete a formulação, elaboração, avaliação e monitoramento da Política Nacional de Turismo, de acordo com as diretrizes propostas pelo CNT, bem como articular as relações institucionais e internacionais necessárias para condução desta política. Secretaria de Programas de Desenvolvimento: compete realizar ações de estímulo às iniciativas públicas e privadas de incentivos, de fomento, de promoção de investimentos em articulação com os Programas Regionais de Desenvolvimento, bem como apoiar e promover a produção e comercialização de produtos associados ao Turismo e a qualificação dos serviços.

5 Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR : autarquia que tem como área de competência a promoção, divulgação e o apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos do País no exterior. Conselho Nacional de Turismo: órgão colegiado de assessoramento, diretamente vinculado ao Ministro do Turismo, que tem como atribuições “propor diretrizes e oferecer subsídios técnicos para a formulação e acompanhamento da Política Nacional do Turismo”. Esse Conselho é formado por representantes de outros ministérios e instituições públicas que se relacionam com o Turismo e das entidades de caráter nacional, representativas dos segmentos turísticos.

6 PRESSUPOSTOS ÉTICA E SUSTENTABILIDADE Social Ambiental Econômica Cultural e Política

7 VETORES REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS DISTRIBUIR RENDA CRIAR POSTOS DE TRABALHO EQUILIBRAR O BALANÇO DE PAGAMENTOS

8 O turismo no Brasil contemplará as diversidades regionais, configurando-se pela geração de produtos marcados pela brasilidade, proporcionando a expansão do mercado interno e a inserção efetiva do País no cenário turístico mundial. A geração do emprego e renda, a redução das desigualdades sociais e regionais e o equilíbrio do balanço de pagamentos sinalizam o horizonte a ser alcançado pela ações estratégicas indicadas. VISÃO

9 30/5/2016 OBJETIVOS GERAIS DESENVOLVER O PRODUTO TURÍSTICO BRASILEIRO COM QUALIDADE, CONTEMPLANDO NOSSAS DIVERSIDADES REGIONAIS, CULTURAIS E NATURAIS ESTIMULAR E FACILITAR O CONSUMO DO PRODUTO TURÍSTICO BRASILEIRO NOS MERCADOS NACIONAL E INTERNACIONAL

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - DAR QUALIDADE AO PRODUTO TURÍSTICO - DIVERSIFICAR A OFERTA TURÍSTICA - ESTRUTURAR OS DESTINOS TURÍSTICOS - AMPLIAR E QUALIFICAR O MERCADO DE TRABALHO -AUMENTAR A INSERÇÃO COMPETITIVA DO PRODUTO TURÍSTICO NO MERCADO INTERNACIONAL -AMPLIAR O CONSUMO DO PRODUTO TURÍSTICO NO MERCADO NACIONAL - AUMENTAR A TAXA DE PERMANÊNCIA E GASTO MÉDIO DO TURISTA

11 METAS - AMPLIAR A OFERTA TURÍSTICA BRASILEIRA, DESENVOLVENDO NO MÍNIMO TRÊS PRODUTOS DE QUALIDADE EM CADA ESTADO DA FEDERAÇÃO E DISTRITO FEDERAL - CRIAR CONDIÇÕES PARA GERAR 1.200.000 NOVOS EMPREGOS NO TURISMO - AUMENTAR PARA 9 MILHÕES O NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL - AUMENTAR PARA 65 MILHÕES A CHEGADA DE PASSAGEIROS NOS VÔOS DOMÉSTICOS - GERAR 8 BILHÕES DE DÓLARES EM DIVISAS

12 MACROPROGRAMAS - GESTÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - FOMENTO - INFRA - ESTRUTURA - QUALIDADE DO PRODUTO - ESTRUTURAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA - PROMOÇÃO E APOIO A COMERCIALIZAÇÃO - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

13 PROGRAMAS OS PRIMEIROS LANÇADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

14 PROMOÇÃO E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS TURÍSTICOS - AUMENTAR O NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS PARA ATINGIR A META DESAFIO DE 9 MILHÕES EM 2007 - COORDENAR E QUALIFICAR A PARTICIPAÇÃO GOVERNAMENTAL E DOS PARCEIROS PRIVADOS - AUMENTAR O NÚMERO DE PRODUTOS TURÍSTICOS BRASILEIROS COMERCIALIZADOS NO MERCADO INTERNACIONAL OBJETIVOS: - APOIAR A CAPTAÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS “ O BRASIL QUER SEU EVENTO”

15 FINANCIAMENTO E PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS OBJETIVOS : - AUMENTAR A OFERTA DE CRÉDITO, EM CONDIÇÕES COMPATÍVEIS - CAPTAR INVESTIMENTOS - FACILITAR A VIAGEM DOS BRASILEIROS NO BRASIL AÇÕES EM 2003: R$ 1.8 BILHÃO R$ 200 MILHÕES/ PROGER TURISMO - BB R$ 400 MILHÕES/ RECEBÍVEIS E GIRO - CEF R$ 500 MILHÕES - BNDES R$ 700 MILHÕES - FCO, FNE e FNO ATÉ 2007: R$ 12 BILHÕES

16 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TURISMO OBJETIVO: - GARANTIR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO COM QUALIDADE METAS: ATÉ 2007 300 MIL PESSOAS CERTIFICADAS 100% DOS GUIAS DE AVENTURA CERTIFICADOS

17 ROTEIROS INTEGRADOS DO BRASIL OBJETIVO: - AUMENTAR A OFERTA TURÍSTICA DE FORMA DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA META: - DESENVOLVER, NO MÍNIMO, TRÊS NOVOS PRODUTOS DE QUALIDADE POR ESTADO


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