A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná."— Transcrição da apresentação:

1 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná

2 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Para fazer parte do Senge Jovem PR é necessário ser sócio-aspirante do Senge-PR. A inscrição é gratuita, aberta aos estudantes de engenharia de qualquer período e dispensa pagamento de taxas ou anuidades. Atualmente, o Senge Jovem conta com cerca de 1.000 sócios aspirantes, sendo as principais modalidades: engenharia civil; agronomia; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia de alimentos e engenharia mecânica

3 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná O Senge Jovem PR é o elo do Sindicato com os futuros profissionais da Engenharia nas mais diversas área de atuação. Diretamente ligado à diretoria do Sindicato, o Senge Jovem PR é espaço de suporte à qualificação profissional e inclusão dos estudantes de engenharia em debates e ações pela inovação, pela valorização profissional e pela participação sindical na construção de uma sociedade mais justa. Os integrantes do Senge Jovem PR têm o suporte do sindicato para vagas de estágio, cadastro para empregos e a oportunidade de fazer cursos de atualização, participar de palestras e seminários gratuitos ou financiados em parte pelo Senge-PR. Também têm acesso a descontos em uma lista de serviços conveniados ao Sindicato.

4 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Sindicato não é Conselho Profissional e nem Associação Os sindicatos atuam na defesa das melhorias das condições de trabalho e salários, na fiscalização das relações entre proprietários de empresas privadas e gestores de empresas públicas e na defesa da classe, dentre outras atividades. Portanto, a defesa dos profissionais enquanto trabalhadores cabe ao sindicato. Os Conselhos Regionais atuam na regulação e fiscalização da atividade profissional, na defesa da sociedade no tocante ao exercício profissional. As associações congrega os profissionais de determinada área, visando atualização e aprimoramento profissional, através da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações, criação de grupos de trabalho por áreas, etc.

5 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná 80 anos de história Neste ano o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) completa 80 anos de histórias de luta pelos profissionais de engenharia e geociências. Em 6 de abril de 1935, onze engenheiros de Curitiba decidiram iniciar a organização sindical, fundando o Senge-PR, que nessas oito décadas segue firme com a participação marcante em grandes lutas e inúmeras vitórias em nome dos seus representados.

6 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Luta pelos engenheiros e pela sociedade Historicamente, o Senge atua na defesa dos profissionais de engenharia e geociências, na luta pela garantia e avanços de seus direitos trabalhistas, participando de negociações coletivas com as empresas e promovendo ações políticas e jurídicas. Além disso, o Sindicato é o espaço de participação política dos engenheiros. Tem posições firmes, decididas, em favor da justiça, da solidariedade, da ética na política, da soberania do Estado nacional. O Senge- PR condena as privatizações em setores estratégicos da economia e luta pela manutenção do emprego, da liberdade de expressão e por todas as causas que resultem no desenvolvimento da cidadania.

7 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Pela transparência das contas públicas e pelo transporte público de qualidade

8 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Principais formas de atuação do Senge-PR Todos os anos o Senge-PR participa de negociações coletivas para garantir a ampliação dos direitos de seus representados nas empresas, com os Acordos Coletivos de Trabalho, e em setores de atuação, com as Convenções Coletivas de Trabalho. Além disso, o Senge-PR batalha diariamente pelo respeito aos direitos dos profissionais de engenharia, como pela aplicação da Lei Federal 4.950-A, que estabelece o piso profissional dos engenheiros em seis salários mínimos para uma jornada de seis horas de trabalho, e nove salários para uma jornada de oito horas. O piso é o menor valor que pode ser pago ao trabalhador, não importa qual seja sua fonte pagadora. O piso determinado pela Lei 4.950-A vale para todas as modalidades de engenharia.

9 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Piso Profissional R$ 4.728,00 – para jornada de 6 horas R$ 6.698,00 – para jornada de 8 horas

10 SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná Principais formas de atuação do Senge-PR O Senge-PR também representa os engenheiros no ajuizamento de ações perante ao Judiciário, na defesa dos direitos coletivos da categoria. Assiste e representa os engenheiros sindicalizados em ações trabalhistas por ele ajuizadas. O Sindicato também presta assistência aos engenheiros nas rescisões de contratos de trabalho, homologadas pelo sindicato, ou os acompanha em homologações perante o Ministério do Trabalho.


Carregar ppt "SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google