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A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.

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1 A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada escola. Portanto, devemos ter consciência da importância e fidedignidade dos dados inseridos no SIMADE e Educacenso, pois, estes subsidiarão os programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal. Equipe SEDINE SRE Sete Lagoas

2 CENSO ESCOLAR 2010/2011

3 Censo Escolar 2010 Os dados do Censo Escolar das Escolas Estaduais são migrados do sistema SIMADE Educacenso – Módulo Situação do Aluno (movimento e rendimento no final do ano de 2010) Migração ocorreu na noite do dia 05/04/2011 – Prazo final do INEP para encerramento do Censo: 06/04/2011 (prorrogado para 07/04) As escolas tiveram a oportunidade de conferir, alterar e completar os dados migrados, no sistema Educacenso

4 Censo Escolar 2011 Os dados do Censo Escolar das Escolas Estaduais são migrados do sistema SIMADE Educacenso – Início de Ano 2011 Data base da coleta de dados 26/05/2011 (última quarta- feira do mês de maio) O INEP ainda não divulgou o cronograma de execução do Censo Escolar As escolas tem que atualizar, no SIMADE, todos os dados a serem migrados para o Educacenso (Cadastro, Infraestrutura da escola e dados dos alunos)

5 Sistema Mineiro de Administração Escolar

6 A partir de 2010 todas as escolas estaduais informam os dados do Censo Escolar no SIMADE e posteriormente são migrados para o Educacenso Determinar mais de 01 (um) servidor para trabalhar com o SIMADE e cadastrar senha para cada servidor Utilizar a senha do Diretor, apenas, quando o sistema exigir Repassar para os responsáveis pela execução do SIMADE todas as orientações recebidas da SRE/SEE Sistema Mineiro de Administração Escolar

7 A SRE definiu servidor especifico para atendimento às escolas, informando os contatos: telefone e e-mail institucional do servidor (Memorando nº. 025/2011 do dia 01/04/2011) As orientações recebidas da SEE serão enviadas para o e- mail institucional das escolas. O Diretor deverá tomar conhecimento e repassá-las aos responsáveis pela execução do serviço A escola tem que acessar o e-mail diariamente e várias vezes ao dia A escola deverá comunicar a SRE sobre a indisponibilidade da internet e o motivo Sistema Mineiro de Administração Escolar

8 Encerramento das turmas de 2010  Os dados sobre a situação final do aluno (aprovado, reprovado, abandonado) são essenciais para o cálculo das taxas de rendimento (Taxa de aprovação, reprovação e abandono) e para a taxa de conclusão do EF e EM.  As taxas de rendimento são utilizadas para o cálculo do IDEB.

9  No dia 11 de novembro foi passado o memorando SIE nº 26 com o cronograma para o encerramento das turmas;  A Resolução nº 1180 de 28 de agosto de 2008 determina a atualização dos dados até o 5º dia útil de cada mês;  O diretor que não cumprir as determinações da Resolução nº 1180 está sujeito às sanções administrativas. Encerramento das turmas de 2010

10 Situação do encerramento das turmas e matrículas de 2010 da SRE – 46 escolas fechadas – 17 escolas com o percentual de encerramento entre 90% a 99 – 09 escolas com o percentual de encerramento entre 30% a 89% – Após diversas prorrogações do prazo, no dia 28/03, apenas 04 escolas (incluindo o CESEC), não atingiram 100% de encerramento  Relatório de encerramento do dia 18/03 (prazo para encerramento: 17/03)

11  Os dados com as turmas de 2011 devem estar prontos até o final de abril. NÃO DEIXAR PARA ULTIMA HORA  A SEE irá enviar um cronograma para a enturmação de 2011, porém, as escolas devem sempre manter os dados atualizados e NÃO DEIXAR PARA ULTIMA HORA;  O SIMADE deve-se configurar como uma rotina da escola. !!!ATENÇÃO!!!

12 Principais problemas encontrados  Escolas deixaram para preencher o SIMADE no término do prazo, gerando congestionamento na rede e no SUPORTE.  Como as escolas deixaram para ultima hora, algumas exceções que necessitavam de ajuste no sistema só foram detectadas no final do prazo;  Falta de consenso sobre as Resoluções da SEE (Ex. reprovação nos anos iniciais, reprovação nas turmas de PAV, reclassificação dos alunos);  Treinamento do pessoal das SREs e escolas;  Escolas que não cumprem as resoluções da SEE;  Internet lenta em localidades rurais;  Falta de iniciativa da escola em recorrer ao suporte SIMADE. Insistir no atendimento através do 0800

13  Transporte escolas não informaram de forma correta os alunos transportados; Só recebem recursos os alunos que moram na zona rural e estudam na zona urbana (alguns alunos estavam no Censo como moradores da zona urbana, porém, no endereço a localidade é rural);  Infraestrutura da escola;  Alunos com necessidades especiais. Principais problemas encontrados na Migração dos alunos em 2010

14 Maior envolvimento de outras equipes no SIMADE (inspetores, área pedagógica); Treinamento das equipes – SRE/ Escolas; Escolas que não atualizarem o SIMADE até o 5º dia útil de cada mês, será notificada e a SRE terá conhecimento; Melhores relatórios de acompanhamento para a SRE e Escolas. Possíveis soluções para os problemas


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