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1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.

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1 1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005

2 PROJECTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR 2005 / 2007 CPCJ – Porto Oriental João Dimas Pinto Baldaia

3 Plano de Actividades da Educação 2005 / 2006

4 Introdução Área de intervenção Equipa responsável Finalidade Objectivos gerais Objectivos específicos Metodologia Cronograma Monitorização Análise de resultados / elaboração do relatório Anexos Índice

5 Diagnóstico Escassez de respostas sociais; Falta de articulação/sobreposição de intervenções; Menor participação de alguns parceiros na CPCJ, incluindo a Educação; Fraco desempenho da Comissão Alargada; Quase 40% das sinalizações são relativas a absentismo/abandono escolar; Falta de qualquer projecto inovador no domínio da prevenção primária dos factores de risco.

6 Área de intervenção Agrupamentos Cerco do Porto Ramalho Ortigão Antas Areosa Pires de Lima Augusto Gil 3.º Ciclo e Secundárias Cerco do Porto Oliveira Martins Alexandre Herculano Aurélia de Sousa Artística Soares dos Reis

7 Equipa Responsável João Baldaia, representante do ME/DREN na CPCJ Professora Carmen Leite, elemento cooptado da Comissão Restrita da CPCJ Elementos das Equipas de Trabalho

8 Finalidade Contribuir para melhorar a articulação entre os Agrupamentos/Escolas e a CPCJ – Porto Oriental. Objectivos gerais Implementar um Projecto de Intervenção no domínio do combate ao absentismo/abandono escolar em geral, e na diminuição de sinalizações à CPCJ, em particular, constituindo-se como projecto aglutinador de todos os existentes nas Escolas, rentabilizando recursos humanos e materiais; Constituir Equipas de Trabalho multidisciplinares e interinstitucionais em todos os Agrupamentos/Escolas; Promover o exercício efectivo da acção tutorial.

9 Objectivos específicos Conseguir que, até ao final do ano lectivo, diminua em 50%, em relação ao ano anterior, o n.º de sinalizações à CPCJ provenientes dos Agrupamentos/Escolas e que, no 2º ano essa diminuição seja de 90%; Conseguir que, até ao final do ano lectivo, diminua em 30%, em relação ao ano anterior, o abandono escolar de alunos matriculados e que ainda frequentaram as aulas e que, no 2º ano essa diminuição seja de 60%; Diminuir, nas mesmas proporções e no mesmo tempo, o absentismo não justificado por doença. Conseguir que todos os processos enviados à CPCJ estejam bem organizados e com relatório completo das informações e diligências possíveis. Promover a constituição da figura do Professor Tutor, até ao final do ano lectivo, em 50% das Escolas e que, no 2.º ano atinja os 90%.

10 Metodologia 1.ª Fase 1.Recolha, análise e tratamento de informação pertinente. 2.Estabelecer parceria com a Equipa Móvel Multidisciplinar do PETI, Delegação do Porto. 3.Articulação com os representantes institucionais da Comissão Alargada da CPCJ, no sentido de um trabalho sistémico e concertado. 2.ª Fase 1.Reunião com todos os Conselhos Executivos dos Agrupamentos/Escolas. 2.2.ª Reunião com os Conselhos Executivos e demais recursos humanos elencados, no sentido de constituir a Equipa de Trabalho de cada Agrupamento/Escola, elegendo um interlocutor da mesma, e aferir da possibilidade de implementação da Acção Tutorial. 3.ª Fase 1.Intervenção e monitorização. 2.Análise final de resultados e elaboração do relatório.

11 1 9 10 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 meses 2 3 4 5 Cronograma 1. Recolha, análise e tratamento de informação pertinente ao projecto/parceria com PETI. 2. Reunião com todos os Conselhos Executivos dos Agrupamentos/Escolas. 3. 2.ª Reunião com os Conselhos Executivos e a Equipa de Trabalho de cada Agrupamento/Escola. 4. Intervenção e monitorização. 5. Análise final de resultados e elaboração do relatório.

12 Monitorização Reunião no inicio de cada período com todas as Equipas de Trabalho de cada Agrupamento/Escola. Reunião mensal com todas as Equipas de Trabalho de cada Agrupamento/Escola; Reuniões, sempre que necessário, das Equipas de Trabalho, para analisar e tratar situações entretanto detectadas.

13 Metodologia do Projecto Avaliação Fase do diagnóstico:  Que amplitude tem o problema?  Quem vai beneficiar com este projecto?  Quais as melhores estratégias? Execução do projecto :  O projecto está a atingir a população alvo?  Os modos e meios de intervenção são os que estavam previstos? Final do projecto:  Em que medida os objectivos específicos foram atingidos?  Em que medida o projecto atingiu a população alvo?  Os resultados atingidos são fruto do projecto ou de outras fontes?  Há resultados imprevistos?  Que modificações introduziu o projecto?


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