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O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.

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2 O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações sobre cursos técnicos, escolas e alunos de nível de ensino médio. Disponibiliza também informações de cursos de formação inicial e continuada – FIC, porém somente dos estabelecimentos de ensino que curso técnico de nível médio podem informar. Os Institutos Federais informam no SISTEC os cursos e alunos de nível superior de tecnologia, licenciatura ou bacharelado.

3 Todos os estabelecimento de ensino credenciados junto ao MEC que ofertam cursos técnicos de nível médio. Os estabelecimentos independentemente da sua categoria administrativa (pública e privada), sistema de ensino (federal, estadual e municipal) e nível de autonomia.

4 Para alimentar o SISTEC precisa ser habilitado: No IFPA, como: -Gestor Institucional (Reitor); -Gestor da Unidade de Ensino (Diretor Geral); -Assessor da Unidade de Ensino (servidor designado pelo Diretor Geral); -Gestor Autenticador (servidor designado pelo Diretor Geral).

5 Dados referentes a curso: -Nome do curso -Tipo de curso (FIC, técnico, superior de graduação) -Forma de ensino (integrado, concomitante, subsequente) -Nível de ensino (fundamental, médio, técnico, superior) -Modalidade de ensino (presencial, a distância) -Ato autorizativo -Ciclo de matrícula (data de início e término) Dados referentes a aluno: -Ciclo de matrícula (nome e CPF do aluno) -Movimentação acadêmica (em curso, evadido, transferido, desligado, integralizado fase escolar, concluído)

6 -Disponibilizar aos órgãos gestores do MEC e estabelecimentos de ensino dados quantitativos atualizados referentes a cursos e matrículas. -Extração de indicadores de gestão: Taxa de matriculados, Taxa de conclusão, Índice de eficiência, Taxa de evasão, Taxa de Retidos, Taxa de relação de ingressantes por matriculados, etc. -Utilização dos quantitativos de alunos matriculados para a composição orçamentária, no caso dos Institutos Federais.

7 -O coordenador de curso não alimenta o SISTEC. -O coordenador de curso pode auxiliar na alimentação do SISTEC a partir da gestão do alunado, informando no sistema interno da instituição a real situação acadêmica do aluno (cursando, abandono de curso, transferido para outro campus ou instituição, concluído, desistente). -Os dados informados no sistema interno de gestão acadêmica serão informados mensalmente pelo setor ou pessoa competente (designada) no SISTEC.

8 -É sistema de gerenciamento das atividades acadêmicas do IFPA, que passou a utilizado a partir das 2ª semestre de 2015. -É parte de um sistema integrado denominado SIG – Sistema Integrado de Gestão. -O SIG foi desenvolvido pela UFRN e o IFPA contribui em seu desenvolvimento. -O SIGAA é um sistema estruturado em módulos

9 O sistema SIGAA pode ser acessado por: -Servidores técnico-administrativos; -Docentes (efetivo ou temporário); -Docentes externos (desde que cadastrados); -Colaboradores terceirizados (desde que cadastrados). O SIGAA dispõe de uma área pública possibilitando que o publico em geral tenha acesso a informações de cursos, currículos, alunos, docentes, coordenadores).

10 O sistema SIGAA funciona com uma estrutura modular: -Módulo de Formação Complementar (cursos FIC) -Módulo Técnico (cursos técnicos integrados e subsequentes) -Módulo Graduação (cursos superiores de graduação) -Módulo Lato Sensu (cursos superiores de pós-graduação) -Módulo Strito Sensu (cursos de mestrado e doutorado).

11 O coordenador de cursos precisa ser cadastrados pela Diretoria de Ensino do campus ao respectivo curso. Para os cursos de graduação o SIGAA dispões de um portal específico (Portal da Coordenação de Graduação) Os coordenadores designados com função (FUC) e cadastrada no SIGP terão um vínculo de acesso denominado “Chefia/Diretoria”. O vínculo de “Chefia/Diretoria” habilita ao o coordenador a acessar informações do curso, turma, docentes, alunos, relató rios acadêmicos.

12 -Matrizes e estruturas curriculares do curso -Matrícula de alunos ingressantes -Matrícula de alunos em turmas -Criação de turmas de componentes (disciplinas) -Docentes vinculados a turmas de componentes (disciplinas) -Plano de ensino e de aula dos docentes por turma de componente (disciplina) -Acompanhamento de frequência discentes por turma de componentes (disciplina) -Acompanhamento de lançamento de notas pelos docentes por turma de componente (disciplina) -Relatório de anos matriculados no período letivo vigente

13 -Acompanhamento de matrícula de aluno em atividades complementares, estágio e TCC -Acesso ao histórico do aluno -Emissão de atestado de matrícula -Emissão de declaração de vínculo institucional -Relatório de alunos com insucesso (retidos/reprovados) -Etc.

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