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DIAGNÓSTICO TURÍSTICO 2008. “O diagnóstico descreve a situação atual da destinação com base nos fatos, nas estatísticas e no seu histórico, obtidos pelo.

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1 DIAGNÓSTICO TURÍSTICO 2008

2 “O diagnóstico descreve a situação atual da destinação com base nos fatos, nas estatísticas e no seu histórico, obtidos pelo Inventário. Ele depende da amplitude do estudo, do tipo de turismo local onde ocorre. Outro fator mais importante do diagnóstico reside na apresentação de uma visão analítica do fenômeno turístico na localidade, das variáveis que a determinam e das relações mais importantes.”(Ruschmann,1997,p.160)

3 “O diagnóstico consiste na compreensão da realidade atual do município e dos fatores internos que estão amadurecendo e que podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento local.Para se perceberem as condições atuais do município é importante analisar o processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história do município deve ser contemplada por uma análise técnica e reflexão participativa dos atores sociais sobre a realidade atual e suas principais características. (...)O diagnóstico deve tratar a realidade de forma multidisciplinar,procurando observar e confrontar os componentes ou dimensões econômica, sociocultural, tecnológica e política institucional. Toda análise e reflexão deve convergir para identificação dos principais problemas e potencialidades locais, o que é insatisfatório na realidade ou está impedindo o desenvolvimento(problemas) e que pode facilitar o desenvolvimento local(potencialidades).”(Buarque,2002 pag.105,106)

4 Diagnóstico geral do setor: “Aborda aspectos de ordem geral:entrada de divisas, número de turistas, que entraram no destino, volume do turismo interno, empregos gerados pelo setor, processo de desenvolvimento turístico local, esforços de planejamento existentes, estímulos para o desenvolvimento, papel do setor público e do órgão oficial do turismo.

5 Análise da oferta: Trata-se dos atrativos e categorias, hierarquias, localização, grau de exploração, a planta turística e suas categorias e tipos de estabelecimentos; concentração, qualidade dos serviços, índices de ocupação, evolução dos preços, total de habitações e leitos, unidades de transportes turísticos, capacidade e localização das unidades turísticas em relação a demanda; infra-estrutura para o transporte regular e turístico, ou seja, rodoviário, hidroviário, aéreo, ferroviário, importância relativa de cada um destes elementos para o movimento turístico; análise comparativa de preços, serviços, etc.

6 Análise da demanda Inclui aspectos referentes ao turismo receptivo de internação, ao turismo interno e ao turismo emissor; volume de deslocamentos, origem das correntes turísticas, sazonalidade, principais destinos, meios de transportes utilizados, demanda potencial, motivações, etc.

7 Análise da superestrutura: Compreende aspectos relacionados com a organização institucional, a estrutura legal vigente, a estrutura financeira, as atribuições e funções do órgão oficial de turismo; níveis de formação e capacitação dos recursos humanos; planos de desenvolvimento turístico no âmbito nacional, regional, estadual ou municipal; promoção e comercialização.”(Molina,2005, p.59,60)

8 Elementos para avaliação de Recursos e Atrativos Turísticos Criar uma classificação dos mesmos ou Seguir modelo e ou Metodologias de órgãos oficiais existentes.

9 Modelo da EMBRATUR(1984

10 ANÁLISE DE ITAUPU (Metodologia IPT) Excelente Satisfatório Ruim com as carinhas

11 Modelo do Plano do Centro de São Paulo Criar um gráfico sem classificação, apresentando os principais pontos dos Atrativos

12 Hierarquia CICATUR 1977 Hierarquia 3 – Atração Excepcional, altamente significativa para o mercado Turístico Internacional e capaz de por si só, motivar uma importante corrente de turistas. Hierarquia 2 – Atração com aspectos excepcionais em um país capaz de motivar uma corrente de turistas nacionais ou estrangeiros, por si só ou em conjunto com outras atrações. Hierarquia 1 : Atração com alguns aspectos chamativos, capaz de interessar os turistas que vieram de longe para a região por outras motivações turísticas, ou capaz de motivar correntes turísticas locais. Hierarquia 0 :Atraso sem méritos suficientes para ser incluída nas hierarquias anteriores, que, porém, faz parte do patrimônio turístico como elemento que pode completar outros de maior interesse de desenvolvimento de complexos turísticos.

13 JOSEP CHIAS 2008 Nem tudo tem o mesmo poder de atração: Sistema de valorização dos recursos considerando 3 características para cada um deles: Unicidade; Valor intrínseco e Caráter local

14 UNICIDADE Tem um valor único na cidade, região ou país, no continente ou no mundo. Ex. O Vaticano, a Amazônia, o Carnaval do Rio de Janeiro, Os jogos Olímpicos.

15 VALOR INTRIÍNSICO DESTAQUE POR ANÁLISE COMPARATIVA. Ex. Museus de Arte Moderna

16 CARÁTER LOCAL Característico do lugar (típico)

17 Método SWOT Strengths - Pontos Fortes Weaknesses – Pontos Fracos Opportunities – Oportunidades Threats - Riscos

18 EXEMPLOS DE FORÇAS, RAQUEZAS,OPORTUNIDADE E AMEAÇÃS NUMA MATRIZ SWOT FORÇAS Competências básicas nas áreas chaves; Recursos Financeiros adequados; Liderança, imagem de marcado; Acesso a economia de mercado; Acesso a economias de escala; Posicionamento competitivo que gera barreiras à entrada de competidores; Tecnologia patenteada; Vantagens em custo; Campanhas publicitárias vencedoras; Competência em inovação de produtos; Vanguarda na curva de experiência; Gerência experiente; Capacidade de produção superior.

19 FRAQUEZAS: Falta de foco no negócio; Instalações obsoletas; Ausência de competências básicas; Problemas operacionais internas; Atrasos na tecnologia e no processo de pesquisa e desenvolvimento; Linha de produtos mal balanceada e obsoleta; Rede de distribuição limitada; Capacidade de comercialização abaixo da média; Falta de acesso a recursos financeiros; Altos custos unitários.

20 OPORTUNIDADES: Mudanças de hábitos do consumidor; Surgimento de novos mercados; Diversificação do mercado; Possibilidade de integração vertical; Queda de barreiras; Expansão de mercado; Desenvolvimento de novas tecnologias; Mudanças na regulamentação e Surgimento de novos canais de distribuição

21 AMEAÇAS: Mudanças de hábitos do consumidor; Entrada de novos concorrentes com habilidades; Aumento de vendas de produtos substitutos; Desenvolvimento de novas tecnologias e obsolescência; Mudanças na regulamentação; Volatilidade cambial adversa; Barreiras tarifárias e não tarifárias específicas; Aumento do poder de barganha de consumidores; Mudanças demográficas adversas.

22 Exemplo de pontos que podem ser positivos e negativos ao mesmo tempo Ponto Forte Cientistas estudando sítios arqueológicos. Oportunidades Desenvolver atrativos histórico-culturais de qualidade, com embasamento técnico- científico. Ponto Fraco Cientistas estudando sítios arqueológicos Riscos Expulsar comunidades tradicionais das áreas estudadas e impedir a visitação pública.


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