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GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental 1 1 1 1.

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1 GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental 1 1 1 1

2 Análise Ambiental Oportunidade Declínio
Indústria de Máquinas de Escrever Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Indústria de Computadores Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa) Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. 2 2 2 2

3 Ambiente Político e Legal
Ambiente Econômico Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. 3 3 3 3

4 Padrão Básico de um Ciclo de Negócios
Níveis altos de produção e emprego. Maior demanda de bens/serviços. Inflação: elevação no nível geral de preços. Produção diminui. Desemprego aumenta. Diminuição nos gastos. Entre recessão e prosperidade. Produção e emprego aumentam. Gastos aumentam, mas com cuidado. Nível de atividade comercial Prosperidade Prosperidade Recuperação Recessão Recessão Tempo Padrão do nível de atividade comercial que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. 4 4 4 4

5 RENDA DO CONSUMIDOR Renda Bruta
Quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo ou família. Renda Disponível Dinheiro que sobra para um indivíduo/família depois do pagamento de impostos. Renda Discricionária Dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais.

6 O Ambiente Político e Legal Ambiente Político e Legal
Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural As leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de Marketing. 5 5 5 5

7 O Ambiente Social P P P P Ambiente Social
DEMOGRAFIA Estudos das características de uma população humana. Sexo Idade Raça/Etnia Renda Ocupação Tamanho da família Ciclo de vida da família Região Densidade da população Clima Estilo de vida Personalidade Atitudes Ambiente Econômico ÉTICA Princípios/valores morais que governam a forma como a organização conduz suas atividades. Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Social Ambiente Tecnológico Ambiente Natural RESPONSABILIDADE SOCIAL Preocupação com as consequências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição na medida em que eles podem afetar os interesses de outros. MKT RELACIONADO A CAUSAS MKT projetado p/promover uma causa ou um problema específico. As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. 6 6 6 6

8 Ambiente Natural P P P P Ambiente Natural
Ambiente Econômico MKT VERDE Atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade. Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural Os recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados. 8 8 8 8

9 O Ambiente Tecnológico
INTERNET Rede global de computadores ligada a órgãos do governo, universidades, empresas e provedores de acesso. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social WORLD WIDE WEB Sistema que permite que os usuários recebam textos, imagens gráficas, vídeo e som clicando em determinadas palavras ou imagens. Ambiente Natural O conhecimento científico, pesquisa, invenções e inovações que resultam em bens e serviços novos ou aperfeiçoados. 9 9 9 9

10 Ambiente Competitivo P P P P
VANTAGEM COMPETITIVA A capacidade de ter um desempenho melhor que o dos concorrentes na oferta de algo que o mercado valorize. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural Composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado. 10 10 10 10

11 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Pura
Quando há muitos vendedores de produtos idênticos e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado. Concorrência Monopolista Quando há muitos vendedores de produtos similares mas com alguma diferenciação, e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado.

12 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Oligopólio
Um tipo de concorrência que ocorre quando poucos vendedores de produtos muito semelhantes controlam a maior parte do mercado. Monopólio Uma situação em que uma única organização vende um produto numa área de mercado.

13 ANÁLISE SWOT (FOFA) Ambiente Interno Forças (Pontos Fortes)
Deficiências (Pontos Fracos) Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas Falta de direção estratégica Altos custos Instalações obsoletas Ambiente Externo Oportunidades Ameaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais internacionais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações

14 Análise SWOT Na Renault
Fatores Ambientais Internos Saturação de mercados desenvolvidos Crescimento das pressões ambientais e fiscais na Europa Potencial de crescimento em mercados em desenvolvimento (Ásia e América Latina) Crescimento na demanda por veículos de passeio + Maiores forças Linha de produtos ++ +++ 6 Capacidade de inovação 4 Imagem na Fórmula 1 3 Maiores fraquezas Vendas concentradas na Europa – – – – – 7 Pequeno porte se comparada a competidores Mau desempenho no segmento de carros de luxo 2 5 1 Fonte: Adaptado de Johnson e Scholes, 2002.

15 Tipos de Forças Competitivas (Modelo de Porter)
Ameaça de Novos Ingressantes Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de barganha dos compradores Ameaça de Produtos Substitutos 5 11 11 11 11

16 Modelo de Porter: Telecomunicações Móveis

17 LOCALIZAÇÃO DOS AMBIENTES
AMBIENTE GERAL INCERTEZA AMBIENTAL Incerteza significa que os gerentes não têm informação suficiente sobre os fatores ambientais para compreender e antecipar as necessidades e mudanças do ambiente AMBIENTE INTERNO Inclui os elementos dentro das Fronteiras da organização. TECNOLÓGICO AMBIENTE TAREFA CLIENTES EMPREGADOS CULTURA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS INTERNACIONAL ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE SOCIOCULTURAL AMBIENTE INTERNO MERCADO DE TRABALHO CONCORRENTES FORNECEDORES AMBIENTE TAREFA É o mais próximo da organização e inclui os setores que transacionam no dia-a-dia com a organização e influenciam diretamente suas operações básicas e seu desempenho. POLÍTICO-LEGAL ECONÔMICO AMBIENTE GERAL São as camadas externas dispersas que afetam a organização indiretamente.


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