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PublicouIuri Belmonte Alterado mais de 10 anos atrás
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Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios Bibliografia:
CARNEIRO, JORGE M. T. et all (2006). Formação e administração de preços. Jorge M. T. Carneiro, Claudio Sunao Saito, Hélio Moreira de Azevedo, Luiz Celso Silva de Carvalho. – 2 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 172 p. (marketing).
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Cenário Atual dos Negócios
Evolução Tecnológica Aumento da Competição Excesso de Oferta Mudanças nas expectativas dos clientes Redução no ciclo de vida dos produtos Desafios para os gestores: Entender que os empreendimentos precisam ser competitivos O fator preço deve ser encarado como um elemento decisivo A gestão de custos é fundamental O conhecimento das operações é imprescindível
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Formação de Preços Fatores Determinantes: Influência do macroambiente
Análise da concorrência Comportamento de compra do consumidor Ciclo de vida do produto Custos de produção, financeiros e tributários 17
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Influência do Macroambiente
Ambiente Demográfico Ambiente Tecnológico Ambiente Econômico Ambiente Ecológico Ambiente Político-legal Ambiente Sociocultural 21
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Análise da Concorrência
Monopólio Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista Oligopólio Mercado Monopsônio 21
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Comportamento de compra do consumidor
A análise dos fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor é fundamental para a definição dos preços: Fatores culturais e sociais (valores, costumes e crenças) Pessoais (idade, ocupação, condição econômica, personalidade, etc.) Psicológicos (preço x qualidade) Ex. Panelas de vidro 21
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Comportamento de compra do consumidor
As empresas deveriam se preocupar com a seguinte pergunta: Numa compra, que componentes de valor os compradores buscam? 21
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Excedente do consumidor e segmentação de mercado
Preço ($ por ingresso) 20 Curva de Demanda 19 18 17 16 Excedente do Consumidor 15 14 Preço de Mercado 13 Dispêndio Efetivo Ingressos de concerto de rock 1 2 3 4 5 6
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Ciclo de Vida do Produto
Vendas e Lucro Maturidade Declínio Introdução Crescimento Tempo 21
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Precificação e Custos Custos diretos e indiretos.
Custos financeiros e tributários. Sistemas de custeio (absorção, variável, ABC). Análise do ponto de equilíbrio (break-even point). Preços e taxa de retorno do investimento 21
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Determinação do Preço de Mercado.
Políticas gerais de preços (preço premium, baseado na concorrência ou de economia) Políticas de preços para novos produtos (desnatação e penetração de mercado, recuperação rápida do investimento) Política de preços para serviços Preço do composto de produtos Política de Adequação de preços Política de variações de preços 21
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Determinação do Preço de Mercado.
Erros usuais das empresas na determinação do preço de mercado: Ênfase exagerada nos custos. Falta de revisão freqüente na determinação dos preços. Incoerência entre o preço e os demais elementos do composto de marketing (produto, praça e promoção). Não estabelecimento de preços diferenciados. 21
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