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GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento

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Apresentação em tema: "GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento"— Transcrição da apresentação:

1 GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
ESCM GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.: Grupo Discussão: 01

2 Sucesso da Empresa “Obter uma posição ou série de posições competitivas que levam a um desempenho financeiro superior e sustentável” A posição competitiva deve ser medida em relação às rivais mais fortes, no mundo (Porter, “Toward a Dynamic Theory of Strategy) 02

3 Sucesso da Empresa 3 Condições Essenciais: Desenvolver e implementar um conjunto internamente consistente de metas e políticas funcionais que, coletivamente, defina sua posição no mercado Alinhar os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades e as ameaças externas (indústria) através desse conjunto Concentrar a estratégia da empresa na criação das chamadas “competências distintas” 03

4 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Rivalidade entre Empresas
Entrantes Potenciais Rivalidade entre Empresas Fornecedores Compradores Produtos Substitutos 04

5 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)
Ameaças de Novos Entrantes Economias de Escala Diferenciação do Produto Necessidades de Capital Desvantagens de custos (indep. De escala) Acesso aos canais de distribuição Política governamental 05

6 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)
Rivalidade entre Empresas Concorrentes: numerosos, ou de tamanho ou poder equivalente Indústria com crescimento lento Produtos/serviços sem diferenciação nem custos de mudança Altos custos fixos ou de armazenamento Capacidade de produção aumentada em grandes incrementos Grandes interesses estratégicos Barreiras à saída 06

7 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)
Fornecedores Poder de Negociação Fornecedores mais concentrados que compradores Não há disputa com produtos substitutos Indústria não é cliente importante para fornecedor Produto do fornecedor é insumo importante para comprador Produtos dos fornecedores são únicos ou diferenciados; há custos de mudança 07

8 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)
Compradores Poder de Negociação Compradores: estão concentrados ou adquirem em grandes volumes Produtos adquiridos são parte significativa dos custos ou compras; maior seletividade Produtos padronizados ou não diferenciados Custos de mudança são pequenos Lucratividade dos compradores é baixa Compradores: ameaça de integração 08

9 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)
Produtos Substitutos Limitam potencial de lucros obtidos pela indústria Atenção estratégica a produtos substitutos 09

10 Formulação da Estratégia
Avaliar as forças (e suas causas) que afetam a competição Identificar os pontos fortes e fracos da empresa, a partir de um ponto de vista estratégico Posição frente a produtos substitutos, fontes de barreiras à entrada, rivais estabelecidos? Definir Plano de Ação 10

11 Definir do Plano de Ação
Estratégia Definir do Plano de Ação Posicionar a empresa: capacidades devem proporcionar melhores defesas contra as forças competitivas Influenciar o equilíbrio de forças através de ações estratégicas, visando melhorar posição relativa da empresa Antecipar e responder a mudanças nos fatores subjacentes às forças competitiva, antes das rivais. 11

12 Concorrentes Empresa Complementares
Estratégia A Rede de Valor Clientes Concorrentes Empresa Complementares Fornecedores 12

13 Influências sobre o macroambiente
Estratégia Influências sobre o macroambiente >>> a estrutura PESTEL Quais fatores ambientais estão afetando a empresa? Quais desses fatores são mais importantes atualmente? E nos próximos anos? 13

14 A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Políticos
Estabilidade do governo Política fiscal Legislação sobre comércio exterior Política de bem-estar social Fatores Econômicos Ciclos de negócios Tendências do PIB Taxas de juros Disponibilidade de dinheiro Inflação Desemprego Renda disponível 14

15 A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Socioculturais
Demografia da população Distribuição de renda Mobilidade social Mudanças de estilo de vida Atitude em relação ao trabalho e ao lazer Consumismo Níveis de educação 15

16 A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Tecnológicos
Gastos governamentais com pesquisa Foco do governo e da indústria sobre o esforço tecnológico Novas descobertas/desenvolvimentos Velocidade de transferência de tecnologia Taxas de obsolescência 16

17 A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Ambientais
Leis de proteção ambiental Tratamento de lixo Consumo de energia Fatores Legais Legislação sobre monopólios Legislação trabalhista Saúde e segurança Segurança dos produtos 17


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