A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Brasil – 5º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Brasil – 5º ano"— Transcrição da apresentação:

1 História do Brasil – 5º ano
O Brasil em Formação

2 O Primeiro Reinado O Brasil pagou caro pela independência!
O Brasil pagou 3,7 milhões de libras para a Coroa Portuguesa como indenização pela independência. Quem emprestou esse dinheirão todo para o Brasil pagar a Portugal? Esse dinheiro que foi emprestado pela Inglaterra deu origem a primeira DÍVIDA EXTERNA brasileira. INGLATERRA

3 D. Pedro I outorgou a Constituição de
1824 Quando tornou-se independente, o Brasil adotou a MONARQUIA como sistema de governo. O Imperador D. Pedro I outorgou a primeira Constituição brasileira. Ele impôs a Constituição. Eu não quis saber a opinião dos representantes da população, os constituintes. A Constituição é o conjunto de normas supremas de um país. Eu outorguei a Constituição e pronto!!

4 FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA
O rei ou imperador governa o país. Poder é hereditário (passa de pai para filho). O poder é vitalício. ( O rei é rei até morrer!) O presidente governa o país. O presidente é eleito. O mandato tem tempo determinado. Forma de Governo estabelecida no Brasil após a proclamação da independência. Existiu na maior parte do século XIX. Forma de governo no Brasil atualmente.

5 A independência causou conflitos entre brasileiros e portugueses.
Antes da independência, os nascidos no Brasil se consideravam portugueses. Após a independência, algumas pessoas começaram a se declarar brasileiros e formaram o “partido brasileiro”. . Os contrários à independência formaram o “partido português”. Os “brasileiros” acusavam os “portugueses” de monopolizar o comércio do Rio de Janeiro. Em março de 1831, os brasileiros atacaram as casas dos portugueses, que reagiram jogando garrafas. Que loucura! A noite das garrafadas Socorro!!!!

6 D. Pedro abdicou! O Príncipe Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos!!!
Mas o que quer dizer abdicar? D. Pedro abdicou! Abdicar quer dizer renunciar. D. Pedro não quis mais ser imperador do Brasil. D. Pedro tinha muitos problemas para tratar: Os brasileiros reclamavam dos impostos. Também reclamavam da Constituição outorgada. O “partido brasileiro” desconfiava de que D. Pedro planejava reunir o Brasil e Portugal. O Príncipe Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos!!! D. Pedro não deu conta de tantos problemas! Ele resolveu abdicar do trono brasileiro em favor de seu filho PEDRO DE ALCÂNTARA.

7 O período regencial foi dividido em duas etapas:
Com apenas 5 anos, Pedro de Alcântara não podia governar o Brasil. Era apenas uma criança! Por isso, foram escolhidos REGENTES para dirigir o império até que o menino atingisse a maioridade. Enquanto isso, uma equipe de tutores (professores) garantiu a educação de D. Pedro, ensinando-lhe direito, artes, ciências e outras disciplinas. O período regencial foi dividido em duas etapas: REGÊNCIA TRINA PERMANENTE 3 Regentes administrariam o império até que o jovem Pedro se tornasse MAIOR de idade. NÃO DEU CERTO!! REGÊNCIA UNA Em 1837, os três regentes foram substituídos por apenas um.

8 Período Regencial Muitas rebeliões (grandes confusões!!) aconteceram no período regencial. Queriam dividir o Brasil em várias repúblicas. Por causa dos conflitos ou rebeliões, o governo regencial reforçou o poder central, criou a Guarda Nacional e o Código do Processo Criminal para combater as tropas rebeldes. A Guarda Nacional foi criada para proteger o império contra as tropas rebeldes do exército.

9 Período Regencial E foi assim que , com apenas 14 anos, em 1840, eu virei imperador do Brasil. Sou D. Pedro II. No período regencial, começaram a surgir idéias de que o Brasil deveria mudar a forma de governo de Monarquia para República. Para alguns políticos isso não era nada interessante. Esses políticos eram chamados de MODERADOS. Eles anteciparam a maioridade de D. Pedro para garantir a manutenção da Monarquia. O governo de D. Pedro II foi marcado pelo desenvolvimento na indústria, no sistema de transportes e nas artes.

10 O PÚBLICO E O PRIVADO NO IMPÉRIO
As festas cívicas: Durante o século XIX, os principais acontecimentos políticos eram acompanhados de festas cívicas. A aclamação de D. Pedro I O beija-mão Beijava-se a mão de reis e rainhas para demonstrar respeito a eles. A coroação de D. Pedro I aconteceu em local fechado. Só os nobres puderam participar! Gravura de Debret

11 O público e o privado no império
As festas populares aconteciam nas ruas ou em praças públicas nas cidades e vilas do Brasil. Festa do Divino Batuque de Pretos Durante o dia de Santa Ana, escravos e homens livres batucavam e dançavam em rodas. Uma festa católica As pessoas caminhavam em procissões seguindo uma bandeira que representava o Espírito Santo.

12 O público e o privado no império
As festas privadas aconteciam nas casas, palacetes ou no palácio imperial. Nem todas as festas eram para pessoas mais ricas. Você sabia que a a quadrilha, dança típica de festas juninas, era dançada em salões imperiais ? Ela era comandada por mestres franceses! Tudo muito sofisticado e elegante!! Depois a quadrilha virou uma dança popular.

13 Recordando Como eram chamados os políticos que anteciparam a maioridade de D. Pedro de Alcântara? Em que ano foi outorgada a primeira Constituição do Brasil? Moderados 1824 Quais foram as duas fases do Período Regencial? Que tipo de festa foi a coroação de D. Pedro I ? Foi uma festa cívica. Regência Trina Permanente Regência Una

14 O que o governo regencial criou para proteger o império contra as tropas rebeldes?
Como era chamado o chefe do governo enquanto o imperador D. Pedro era criança? O governo regencial criou a Guarda Nacional e o Código de Processo Criminal. Regente


Carregar ppt "História do Brasil – 5º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google