A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado e de Apoio ao Desenvolvimento Agro-Industrial Componente Empreendedorismo SABINO GOMES JUNIOR 06/05/2016

2 Apoiar o desenvolvimento inclusivo do sector agro-industrial do caju; e promover o empreendedorismo noutros sectores da economia. O objetivo de desenvolvimento do projecto (PRSPDA)

3 Componentes do PRSPDA Componentes do ProjetoFinanciamento IDA (US$ milhões) Componente 1: Promover o desenvolvimento agroindustrial5,4 1.1 Agricultura2,2 1.2 Agro-processamento do caju3,0 1.3 Reforço Institucional0,2 Componente 2: Desenvolver Empreendedorismo1,8 2.1 Empreendedorismo com lancamento de novas empresas1,2 2.2 Melhorar o clima para novos investimentos0,6 Componente 3: Unidade de Coordenação de Projecto1,0 Total8,2

4 PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO Contexto País Tem cerca de 1,66 milhões de habitantes, População, cerca de 60% tem menos de 25 anos — e cresce a mais de 2%/ano. A Guiné-Bissau situa-se em 178º entre 186 países no Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD Ocupa o Lugar 179 em 189 países comparados pelo Doing Business 2016 A agricultura representa a principal fonte de receita para 85% da população. Muita dependência no caju que é responsável por mais de 90% das exportações Pequena fracção da força de trabalho — cerca de 10% — encontra-se em empregos assalariados. Muitos jovens em desemprego.

5 Riscos do contexto População jovem e sem emprego; Sector Privado formal sem grande contribuição na criação de emprego; Fraco acesso a financiamento; Fraca formação profissional; Clima de investimento ainda não incitativo a investimento privado, nacional ou estrangeiro É por isso importante identificar mecanismos para a transição dos jovens para novas oportunidades de emprego.

6 Componente II DO PRSPDA: EMPREENDEDORISMO Definição: Uma das definições mais aceites hoje em dia é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo de diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessário, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação económica e pessoal.

7 O GOVERNO ATRAVÉS DO PRSPDA PRETENDE Incitar as pessoas (sobretudo jovens) a concorrerem com as suas ideias para a criação de empresas noutros sectores da economia para além do caju. Ajudar a eliminar constrangimentos no acesso ao capital inicial e a competências técnicas e de gestão, bem como a melhorar o clima de investimento.

8 O Governo coloca USD 1,2 milhões para Organizar concurso de Ideias de Negócios (Planos de Negócio) a nível nacional; Fornecer formação básicas sobre como criar ideias de negócios; Fornecer formação mais detalhada sobre como colocar essas ideias de negócios no papel, Plano de Negócios; Permitir que essas ideias (Planos de Negócios) seja seleccionada por um júri; Fornecer capital de arranque e aconselhamento a longo-prazo para as 50 melhores ideias selecionadas (ideias de negócio mais viáveis)

9 O Governo vai ajudar no Lançamento de novas empresas com USD 1,2 milhões Formação básica em desenvolvimento de planos de negócios para 300-500 candidatos Formação avançada em desenvolvimento de planos de negócios para 200 melhores candidatos Doações em espécie para 50 melhores propostas Serviços de consultoria por 36 meses, ligação a investidores e sector financeiro, fundo de capital em grupo Desenvolvimento de competências de gestão ActividadesObjectivos Lançamento de novas empresas com potencial de criação de emprego e de exportações

10 Elegibilidade: Finalizou-se a contratação de uma empresa que nos irá apoiar neste processo de lançamento do concurso de Ideias de Negócios e na definição de critérios de ilegibilidade e outros. Não podemos é financiar actividades no sector do caju nem actividades que exijam novas construções por causa de salvaguarda sociais e ambientais.

11 Indicadores intermédios Objectivo Número de pessoas que receberem doações em espécie no quadro do concurso de ideias de negócios (dos quais mulheres) 50 (25 mulheres )

12 O Governo também irá proporcionar um melhor Ambiente de Negócios Essencial para o desenvolvimento do sector privado e sucesso da promoção do empreendedorismo. 1.Países com melhores climas de negócios alcançam: a)melhores níveis de produtividade, b)mais investimento, c)desenvolvimento do empresariado e de pequenas e médias empresas (PME) e, -mais emprego, -mais riquezas e menos pobreza.

13 Conclusão ENTRE O SONHO E A REALIDADE EXISTE UM PONTO DE LIGACAO A MEIO DOS DOIS QUE SE CHAMA AGIR EMPREENDER SIGNIFICA AGIR, JOVENS TENHAM CORRAGEM DE AGIR E MUDEM O VOSSO DESTINO


Carregar ppt "REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google