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MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SAÚDE Fundação Getúlio Vargas MBA Executivo em Saúde 5 Grupo: Carla Marciliano Cristiane Macri Darla Ranna João Tomaz Sergio.

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1 MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SAÚDE Fundação Getúlio Vargas MBA Executivo em Saúde 5 Grupo: Carla Marciliano Cristiane Macri Darla Ranna João Tomaz Sergio Renato Tarcisio França

2 Empresa Senior Vida Prestação de Serviço para Operadoras de Planos de Saúde Suplementar através de um Programa de acolhimento para pacientes acima de 50 anos com equipe multidisciplinar com atendimento domiciliar/ ambulatorial "Quanto mais você usa, menos você precisa".

3 O mercado A imagem que possuímos dos idosos vem mudando devido ao avanço das tecnologias na área da saúde proporcionando uma elevação da expectativa de vida, o “novo idoso” é influenciado por hábitos saudáveis. Não é apenas com a saúde física que o idoso do século XXI está mais cuidadoso. Ciente de que o corpo e a mente estão muitos associados, eles buscam manter ambos em atividade, como voltar a estudar, fazer turismo e praticar esportes.

4 O mercado Os chamados “programas para a Terceira Idade”, oferecem diferentes propostas para o lazer e ocupação do tempo livre, são espaços nos quais o convívio e a interação com e entre os idosos permitem a construção de laços simbólicos de identificação, e onde é possível partilhar e negociar os significados da velhice, construindo novos modelos, paradigmas de envelhecimento e construção de novas identidades sociais. O nosso objetivo é realmente favorecer esse convívio e estimular a prática de hábitos saudáveis através de uma equipe multidisciplinar

5 O mercado Usuários da 3ª idade e pré-terceira idade de operadoras de planos de saúde complementar, pela dificuldade e manutenção destes usuários em programas de promoção à saúde e prevenção de doenças. Utilização de protocolos clínicos de prevenção baseados em aconselhamento, rastreio, quimioprofilaxia, vacinação e monitoração nas residências indicadas pelo convênio. Modelos anacrônicos de sistemas assistenciais que não trazem resultados efetivos. Patologias múltiplas que podem perdurar por 40 anos (que pode ser a expectativa além do 60 anos!!!)

6 O mercado - Estatísticas IBGE - existem hoje no país cerca de 18 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 9,7 % da população. A cada ano, 650 mil novos idosos são incorporados à população, o Brasil já é o sexto país no mundo em taxa de envelhecimento populacional, registrando aumento de 3,2% ao ano. Segundo o IBGE, a população idosa chegará a 30 milhões até 2025, o que representará 13% da população.

7 O mercado - Estatísticas Há mais idosos no País do que crianças: 120 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 crianças. De 1940 a 2004, a expectativa de vida do brasileiro aumentou 60%, passando de 45,5 para 71,7 anos.

8 LEI N o 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

9 Estatuto do Idoso - 1 de Outubro de 2003 Art. 2.º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades,para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

10 CAPÍTULO IV Do Direito à Saúde Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

11 § 1 o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: I – cadastramento da população idosa em base territorial; II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios; III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social; IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural; V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

12 § 2 o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. § 3 o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. § 4 o Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.

13 Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico. Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

14 Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita: I – pelo curador, quando o idoso for interditado; II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil; III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar; IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

15 Art. 18. As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda. Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos: I – autoridade policial; II – Ministério Público; III – Conselho Municipal do Idoso; IV – Conselho Estadual do Idoso; V – Conselho Nacional do Idoso.

16 Posicionamento Posicionamento: tornar-se um serviço efetivo e eficaz no gerenciamento de doenças crônicas e na promoção de qualidade de vida para a terceira idade. Ser inovador em ações e colocá-las em prática através de uma equipe interdisciplinar, fazendo um acompanhamento de resultados, os quais por sua relevância impactarão positivamente na mitigação dos custos assistenciais da operadora e contribuirão para uma velhice com mais saúde e bem-estar para seus usuários. Posicionamento principal: Quebrar o paradigma de que é impossível fazer prevenção e gerenciamento de doenças na velhice!

17 Segmentação Operadoras de planos de saúde: cooperativas médicas, medicinas de grupo e autogestões, sendo que esta última que apresenta uma maior concentração de usuários na faixa etária acima de 60 anos. localização geográfica: Ribeirão Preto e cidades satélites em um raio de 100 km. público alvo (usuário): beneficiários de planos de saúde a partir de 50 anos.

18 Relacionamento Um dos maiores motivos de fracasso nos programas preventivos é a falta de adesão e manutenção dos beneficiários. Baseada nesta informação a Senior Vida apresenta uma proposta de acolhimento ativo do beneficiário oferecendo um conjunto de serviços que se complementam. Após uma análise da carteira e perfil epidemiológico, os usuários são sub-divididos em grupos de risco para ações direcionadas, mas o principal está no tratamento/acompanhamento das necessidades individuais do idoso e da família, criando uma estratégia de comprometimento mútuo. O desafio do marketing de relacionamento na Senior Vida é justamente criar uma cadeia de valor na adesão do beneficiário e sua manutenção no programa.

19 Objetivos Redução da mortalidade causada por doenças agudas ou crônicas Manutenção da independência funcional Extensão da expectativa de vida ativa Melhora na qualidade de vida Redução da sinistralidade das empresas contratantes dos serviços Criado sob medida para as necessidades específicas da saúde na terceira idade, com um atendimento que prioriza a medicina preventiva com um programa de prevenção totalmente inovador e a melhor relação custo-benefício do mercado. Trata-se de um produto diferenciado, inteiramente formulado a partir da associação de avanço científico ao tratamento de doenças já instaladas com a prevenção de novas doenças.

20 PROGRAMA DE ACOLHIMENTO A preocupação da Senior Vida é investir em prevenção. Cada novo associado passa por uma triagem com um geriatra, que estabelece um plano de monitoramento feito sob medida, que conta além das especialidades médicas com uma equipe multidisciplinar. Enfermeiro Nutricionista Fisioterapeuta Terapia Ocupacional Psicólogo Educador Físico

21 Programa de benefícios A promoção de Saúde da Senior Vida vai além dos cuidados básicos, oferece também descontos em: Academias Farmácias Empresas de viagens Curso de línguas Clubes Afinal na Vida ter saúde é básico, o bom mesmo é ter Qualidade de Vida.

22 Conclusão Senior Vida é uma empresa que presta serviço terceirizado a operadoras de planos de saúde complementar com o objetivo de aumentar a qualidade de vida de sua população alvo e por conseqüência melhorar a saúde financeira dos respectivos planos.


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