A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
SISTEMÁTICA SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO

2 Sistemática - Ciência da classificação
Taxonomia e Sistemática Ciências que se ocupam da classificação dos seres vivos, formando grupos de acordo com critérios pré-estabelecidos.

3 Sistemas de Classificação

4 Sistemas de Classificação – “Práticas “
Agrupamento dos seres vivos de acordo com o seu interesse ou utilidade para o Homem. Utilizam critérios relacionados com necessidades básicas. São sistemas primitivos. Persistem até hoje. Classificações práticas Ex. Medicinais Não medicinais Ex. Venenosos Não venenosos

5 Sistemas de Classificação – “ Racionais”
Classificações Racionais Agrupamento dos seres vivos de acordo com as características estruturais que apresentam. Surgem com Aristóteles. Aristóteles divide os seres vivos em dois grandes grupos: animais e plantas.

6 Sistemas de Classificação – “ Racionais” e “Horizontais”
Classificações horizontais – não consideram o factor tempo, nem a evolução dos organismos. São estáticas. Atualmente designadas Classificações Fenéticas Classificações artificiais – baseiam-se num pequeno número de características, escolhidas arbitrariamente, reunindo no mesmo grupo organismos pouco relacionados entre si. Grupos muito heterogéneos. Classificações naturais – utilizam todas as informações disponíveis sobre os seres vivos, tentando refletir as suas afinidades naturais.

7 Sistemas de Classificação – “ Racionais” , “Horizontais” e “Artificiais”
Aristóteles divide os seres vivos em dois grandes grupos: animais e plantas. Divide os animais em dois grupos: Enaima – animais de sangue vermelho, ovíparos e vivíparos; Anaima – animais sem sangue vermelho. Reunem no mesmo grupo organismos pouco relacionados entre si.

8 Sistemas de Classificação – “ Racionais” “Horizontais “ e “Naturais”
Organizam grupos de seres vivos segundo o maior número de caracteres possível. Os grupos assim formados conseguem reunir organismos com maior grau de semelhança. O sistema de Lineu é considerado um sistema natural, uma vez que não é baseado numa única característica, mas em várias.

9 Sistemas de Classificação – “ Racionais” e “Verticais “
As ideias evolucionistas, principalmente a seguir a Darwin, influenciaram os sistemas de classificação. São classificações dinâmicas que privilegiavam as relações filogenéticas entre os seres vivos. Consequentemente, surgem as classificações verticais ou filogenéticas baseiam-se nas relações evolutivas entre os organismos, nas quais se procura agrupar os organismos de acordo com o grau de parentesco entre eles. Consideram o factor tempo.

10 Sistemas de Classificação - Conclusão
Pré - lineanos: Sistemas de classificação práticos e racionais, horizontais, artificiais . Pós - lineanos e pré - darwiniano: Sistemas de classificação racionais, horizontais, naturais. Pós - darwiniano: Sistemas de classificação racionais e verticais ou filogenéticos.

11 Sistemas de Classificação -Atualmente
Olha só à ausência ou presença de caracteres fenotípicos Olha à história evolutiva dos seres.

12 Classificações Fenéticas
Baseiam-se no máximo de caracteres que devem ser facilmente descritos, mensuráveis e objetivos. Recorre essencialmente a caracteres fenotípicos (anatómicos ou fisiológicos). Desvantagem – algumas características fenotípicas podem ser o resultado de um processo de evolução convergente que origina estruturas análogas e não o resultado de proximidade evolutiva. Não considera o fator tempo. Faz uma classificação rápida dos seres vivos, contudo despreza a filogenia evolutiva.

13 Classificações Filogenéticas
Também designada por filética, evolutiva ou cladistica. Põe ênfase na filogenia de modo a refletir a história evolutiva ( aspectos morfológicos em segundo plano). Recorre a dados paleontológicos, bioquímicos, anatomia comparada e embriologia. Constrói cladogramas – determina pontos de divergência da história evolutiva das espécies, tendo em conta dois tipos de características: Características primitivas , ancestrais ou plesiomórficas – comuns a todos os organismos de um grupo e que estava presente num ancestral comum. Características evolutivas, derivadas ou apomórficas - não estão presentes nos ancestrais, revelam a separação de um novo ramo evolutivo. Cladograma

14 Fenéticas // Filogenéticas

15 Fenéticas // Filogenéticas
A, B, C e D Grupos taxonómicos Fenética 1,2,3,4 e 5 características A, B, C e D Grupos taxonómicos Filogenética 1,2,3,4 e 5 características Cladograma

16 Árvore Filogenética dos Hominídeos


Carregar ppt "SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google