A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você deve saber sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova O que você deve saber sobre SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA A sistemática – ramo da biologia que trata dos princípios fundamentais da classificação biológica e da nomenclatura – surgiu da necessidade de organizar e compreender a imensa diversidade de seres vivos e permite estabelecer relações de parentesco evolutivo entre os organismos.

2 I. Fundamentos da classificação biológica
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova I. Fundamentos da classificação biológica A sistemática é o ramo da biologia que:  descreve e dá nome aos seres vivos.  realiza a classificação biológica dos seres vivos.  foi proposta por Lineu, que criou a nomenclatura binomial. SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

3 I. Fundamentos da classificação biológica
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova I. Fundamentos da classificação biológica SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

4 II. Categorias taxonômicas
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova II. Categorias taxonômicas A categoria básica é a espécie, conjunto de indivíduos capazes de cruzar e produzir descendentes férteis em condições naturais. Espécie  Gênero  Família  Ordem  Classe  Filo  Reino SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

5 III. Classificação e parentesco evolutivo
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova III. Classificação e parentesco evolutivo Todas as espécies compartilham ancestrais comuns, sendo as semelhanças entre elas reflexo desse processo evolutivo. Na parte superior esquerda da árvore, asno, cavalo e zebra têm em comum o ancestral do gênero Equus, que originou todas as espécies de equinos. Se “descermos” pela árvore filogenética a partir do ancestral dos equinos, encontraremos relação de parentesco com os animais da ordem Perissodactyla, que reúne também a família Tapiridae (antas) e a família Rhinocerotidae (rinocerontes). SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

6 III. Classificação e parentesco evolutivo
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova III. Classificação e parentesco evolutivo  Cladística: estabelece relações filogenéticas entre os seres vivos que têm um ancestral comum. Apresenta as relações de parentesco em cladogramas.  Monofiléticos: grupos de espécies que apresentam um ancestral comum exclusivo.  Polifiléticos: grupos de espécies que descendem de ancestrais distintos. SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

7 III. Classificação e parentesco evolutivo
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova III. Classificação e parentesco evolutivo Pela cladística, novas espécies surgem pela divisão a partir de uma espécie ancestral, a qual desaparece. Cada “nó” do cladograma representa o processo que originou os dois novos ramos. A partir do “nó”, os dois novos grupos passam a apresentar as características derivadas. SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

8 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Reino Monera (eubactérias e arqueas):  seres procarióticos;  unicelulares;  autotróficos ou heterotróficos. DAVID MCCARTHY/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Bactéria Escherichia coli, representante do reino Monera (aumento vezes) ~ SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

9 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Reino Protoctista:  protozoários (eucarióticos, unicelulares e heterotróficos);  algas (eucarióticas, unicelulares ou multicelulares e autotróficas fotossintetizantes). ANDREW SYRED/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Protozoário Amoeba proteus, representante do reino Protoctista (aumento vezes) ~ SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

10 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Reino Fungi (fungos):  seres eucarióticos;  unicelulares ou multicelulares;  heterotróficos. PAUL RAPSON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Cogumelos do tipo champignon (Agaricus sp.), representante do reino Fungi, utilizado na culinária de diversos países SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

11 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Reino Plantae (plantas):  seres eucarióticos;  multicelulares;  autotróficos fotossintetizantes. DUNCAN SHAW/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Lírio-d´água (Nymphae alba), representante aquático do reino Plantae SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

12 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Reino Animalia (animais):  seres eucarióticos;  multicelulares;  heterotróficos. GEORGETTE DOUWMA/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Polvo (Octopus cyanea), animal marinho representante do reino Animalia (filo Mollusca) SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

13 IV. Reinos de seres vivos
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova IV. Reinos de seres vivos Vírus:  acelulares;  parasitas intracelulares. CAMR/A.B. DOWSETT/SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Vírus Influenza, causador da gripe (aumento vezes) ~ SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

14 RESPOSTA: C 3 Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova
(UFPB) Observe o cladograma a seguir, que representa uma hipótese de história evolutiva dos metazoários. Parte das espécies ancestrais está identificada por um número, e a espécie ancestral de todos os metazoários, representada por um X. Cada uma das espécies ancestrais, destacada por um ponto e associada a um número no cladograma, originou um caráter que foi herdado por todos os seus descendentes. A correspondência correta entre as espécies e os caracteres é: EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA – NO VESTIBULAR

15 a) Somente as alternativas I e III estão corretas.
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova 5 (UFU-MG) O cladograma a seguir representa as relações filogenéticas entre os equinodermos e os principais grupos de cordados. Os círculos indicados pelas letras a, b e c indicam uma característica adquirida na evolução apenas dos grupos acima dos referidos círculos. Sobre a proposta apresentada, considere as afirmações a seguir. I. Na evolução dos cordados surgiu a metameria (b). Esse evento também apareceu de modo independente, em alguns protostômios, como claramente visto nos anelídeos. II. Características exclusivas apresentadas pelos cordados são: presença de notocorda, presença de fendas faringeanas somente na fase larval e tubo nervoso dorsal oco. III. A característica (a), compartilhada por todos os deuterostômios, é o ânus originado a partir do blastóporo. IV. A característica (b) compartilhada por cefalocordados e vertebrados é a notocorda restrita à região caudal das larvas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as alternativas I e III estão corretas. b) Somente as alternativas I e II estão corretas. c) Somente as alternativas II e III estão corretas. d) Somente as alternativas I e IV estão corretas. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA – NO VESTIBULAR

16 Em relação a eles, é correto afirmar que:
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova 8 (UFRGS-RS) Considere os quatro táxons a seguir relacionados. 1. Bufo dorbignyi 2. Lystrophis dorbignyi 3. Didelphis albiventris 4. Didelphis marsupialis Em relação a eles, é correto afirmar que: a) todos pertencem à mesma espécie. b) há, entre os quatro táxons, apenas duas espécies diferentes. c) os táxons 1 e 2 são de gêneros diferentes, mas da mesma espécie. d) os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero. e) os táxons 1 e 2 são da mesma subespécie. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA – NO VESTIBULAR

17 a) A que classe pertencem esses animais, respectivamente?
Bio – cad-2-top-1 – 3 Prova 11 (UEG-GO) Na estrofe, Drummond cita vários animais, entre eles cobras-cegas, macacos e andorinhas. Responda ao que se pede: a) A que classe pertencem esses animais, respectivamente? b) Em relação à temperatura corporal, classifique os animais citados. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Cobras-cegas: classe Amphibia; macacos: classe Mammalia; andorinhas: classe Ave. RESPOSTA: Cobras-cegas: heterotérmicos; macacos: homeotérmicos; andorinhas: homeotérmicos. SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA – NO VESTIBULAR


Carregar ppt "O que você deve saber sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google