A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja: venda de indulgências, cargos eclesiásticos e relíquias sagradas. Ambição política e econômica de reis sobre o poder e riqueza da Igreja. Reação da burguesia contra a condenação do lucro pela Igreja.

3 Martinho Lutero (): iniciador da Reforma na Alemanha.
Henrique VIII(): fundador da Igreja Anglicana, na Inglaterra, João Calvino(): desenvolveu a teoria da predestinação. Reformador na Suíça.

4 Reforma na Alemanha

5 Reforma na Alemanha Início: publicação das 95 teses condenando a venda de indulgências e criticando o papa Leão X. Dieta de Worms: Lutero é intimado a se retratar pelo Imperador Carlos V. Revoltas camponesas lideradas pelos anabatistas condenadas por Martinho Lutero.

6 Fundamentos da religião luterana
Reforma na Alemanha Confissão de Augsburgo (1530): publicação dos princípios da religião luterana. Paz de Augsburgo (1555): Carlos V reconhece oficialmente a religião luterana e encerram-se as guerras religiosas na Alemanha. Fundamentos da religião luterana Único meio de salvação é a fé. Livre interpretação da Bíblia. Abolição do celibato, das imagens e autoridade do Papa. Submissão da Igreja ao Estado.

7 Reforma na Suíça

8 Reforma na Suíça Teoria da predestinação: salvação de dá pela predestinação divina. Calvinismo é amplamente aceito pela burguesia pois justificava o comércio e o lucro. Expansão do calvinismo: Holanda, França (hugenotes), Escócia (presbiterianos) e Inglaterra (puritanos).

9 Reforma na Inglaterra

10 Reforma na Inglaterra Motivação: desejo do rei em apropriar-se do poder e dos bens da Igreja Católica na Inglaterra. Pretexto: recusa do papa Clemente VII em conceder a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão. Ato de Supremacia (1534): criou a Igreja Anglicana e transformou o rei em seu líder supremo.


Carregar ppt "Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google