A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura do café. A industrialização brasileira ganhou impulso após 1930. A economia nacional apresentou elevado dinamismo entre 1930 e 1980, com taxas médias de crescimento em torno de 6% ao ano.

2 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX O período entre 1930 e 1950 foi marcado por grandes rivalidades internacionais, pela ausência de um sistema global de comércio e pela retração dos fluxos de capitais de longo prazo. O período entre 1930 e 1950 foi marcado por grandes rivalidades internacionais, pela ausência de um sistema global de comércio e pela retração dos fluxos de capitais de longo prazo. Já o período entre 1950 e 1980 foi marcado pela hegemonia americana e a organização das relações econômicas internacionais pelas instituições criadas em Bretton Woods (FMI e BIRD). Já o período entre 1950 e 1980 foi marcado pela hegemonia americana e a organização das relações econômicas internacionais pelas instituições criadas em Bretton Woods (FMI e BIRD).

3 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Como explicar o expressivo crescimento da economia do Brasil em épocas absolutamente distinta? A expansão do mercado interno e a estabilidade tecnológica foram os elementos fundamentais para esse processo de crescimento.

4 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Brasil século XX No período 1980-2000 a taxa de crescimento declinou para 2,3% ao ano. A redução no crescimento é explicado, entre outras coisas, pela crise da dívida externa. A crise da dívida implicou na ruptura do financiamento externo e na transferência de recursos para o exterior para o pagamento da dívida.

5 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Brasil século XX Nos anos 90, a inserção externa (abertura comercial e financeira) da economia brasileira produziu transformações na estrutura produtiva, as quais produziram uma especialização regressiva no tecido industrial, praticamente eliminando os setores vinculados à reprodução do capital, como o de insumos elaborados e máquinas e equipamentos. Além disso, houve concentração da atividade industrial nos setores intensivos em trabalho e recursos naturais em detrimento daqueles com uso mais intenso de tecnologia e capital. Nos anos 90, a inserção externa (abertura comercial e financeira) da economia brasileira produziu transformações na estrutura produtiva, as quais produziram uma especialização regressiva no tecido industrial, praticamente eliminando os setores vinculados à reprodução do capital, como o de insumos elaborados e máquinas e equipamentos. Além disso, houve concentração da atividade industrial nos setores intensivos em trabalho e recursos naturais em detrimento daqueles com uso mais intenso de tecnologia e capital.

6 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Brasil século XX O desempenho da economia brasileira no século XX foi muito dependente dos ciclos econômicos internacionais. Por quê? O desempenho da economia brasileira no século XX foi muito dependente dos ciclos econômicos internacionais. Por quê? O fato de o financiamento de longo prazo na economia brasileira depender da poupança compulsória doméstica e da poupança externa acarretou, diante da inadequação da primeira, uma dependência recorrente dos financiamentos externos. Diante da ausência de um sistema de financiamento de longo prazo com base na poupança interna, o crescimento ficou sujeito aos ciclos de crédito internacionais. O fato de o financiamento de longo prazo na economia brasileira depender da poupança compulsória doméstica e da poupança externa acarretou, diante da inadequação da primeira, uma dependência recorrente dos financiamentos externos. Diante da ausência de um sistema de financiamento de longo prazo com base na poupança interna, o crescimento ficou sujeito aos ciclos de crédito internacionais.

7 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Brasil século XX Qual foi o papel desempenhado pelo Estado na economia brasileira? Qual foi o papel desempenhado pelo Estado na economia brasileira? A intervenção do Estado na economia brasileira ganhou complexidade ao longo do tempo. A combinação de um aparato regulador com a propriedade de empresas produtivas e financeiras conferiu ao Estado significativa capacidade de intervenção e coordenação na economia. A intervenção do Estado na economia brasileira ganhou complexidade ao longo do tempo. A combinação de um aparato regulador com a propriedade de empresas produtivas e financeiras conferiu ao Estado significativa capacidade de intervenção e coordenação na economia.

8 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho O Estado desempenhou papel relevante para a industrialização do Brasil. Apesar disso, os anos noventa foram marcados por privatizações, redução da intervenção do Estado na economia, e abertura comercial e financeira. Diante destes fatos, como fica a capacidade do Estado coordenar o desenvolvimento nacional?

9 Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Estado e o desenvolvimento nacional Estado perdeu capacidade para coordenar o desenvolvimento. Isto porque, os investimentos estatais junto com o gasto público operavam como indutores do gasto privado, implicando no aumento da demanda agregada. Por conseguinte, o crescimento perdeu dinamismo a partir das privatizações, da redução da intervenção do Estado na economia, e da abertura comercial e financeira. Estado perdeu capacidade para coordenar o desenvolvimento. Isto porque, os investimentos estatais junto com o gasto público operavam como indutores do gasto privado, implicando no aumento da demanda agregada. Por conseguinte, o crescimento perdeu dinamismo a partir das privatizações, da redução da intervenção do Estado na economia, e da abertura comercial e financeira.


Carregar ppt "Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google