A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui."— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui

2 É a história de um Cavaleiro que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca, no Norte da Europa. Numa noite de natal, durante a ceia, quando todos estavam juntos à volta da lareira, a comer e a contar histórias, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa, para rezar na gruta onde Jesus tinha nascido e que, dessa noite a um ano, não estaria com eles. Prometeu que, dessa noite a dois anos, estariam juntos de novo. Na primavera seguinte partiu e, levado por bons ventos, chegou muito antes do natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus. Já de regresso à Dinamarca, uma tempestade violentíssima quase destruiu o barco em que viajava e ele teve que ficar em Itália. Aí, conheceu várias cidades (Ravena, Veneza, Florença, Génova) onde fez diversos amigos, como o Mercador de Veneza. Ao longo do seu regresso, contaram-lhe quatro histórias: a de Vanina e Guidobaldo; a de Giotto e Cimabué; a de Dante e Beatriz e a de Pêro Dias. Após inúmeras aventuras, conseguiu chegar à floresta em que vivia. Quando ele ia pela floresta, pensou seguir o rio até sua casa, mas não o encontrou. Este foi desviando-se mais para Norte até que, lá ao longe, viu uma luz que se destacava pela sua grandeza... Esta era a luz de sua casa. O Cavaleiro não sabia disso. Mesmo assim resolveu ir atrás da luz, encontrando, finalmente, a sua casa. É por essa razão que se enfeitam os pinheiros no natal.

3 Este texto é o resumo do livro “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

4 O resumo é um texto que apresenta as ideias ou factos mais importantes desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado (resumido) e respeitando a ordem pela qual surgem.

5

6 1ª etapa Ler o texto e tentar compreendê-lo bem. Identifica as ideias principais, parágrafo a parágrafo. Podes sublinhá-las, durante a leitura. Podes assinalar as palavras chave. Podes fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto e os parágrafos.

7 2 ª etapa Começa a escrever o teu resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor. Procura não incluir pormenores desnecessários. Utiliza uma linguagem pessoal, clara e concisa. Não podes exprimir opiniões pessoais. Não podes repetir frases do autor do texto original. Deves respeitar a ordem pela qual as ideias ou factos são apresentados no texto-base. Deves reduzir a extensão do texto a cerca de 2/3 do texto base, ou ao número de palavras ou de linhas proposto.

8 3ª etapa Lê o teu resumo e avalia-o, corrigindo os aspectos que achares necessários. Contém as ideias principais ? A ideia do autor está respeitada ? O texto percebe-se bem? Não há pormenores nem repetições?

9 4ª etapa Faz outra leitura do teu resumo e aperfeiçoa a linguagem do texto (ortografia, construção de frases, etc.), se for necessário.

10 Características de um bom resumo  Brevidade (curto) - Só contém as ideias principais. Os pormenores não são incluídos.  Rigor e clareza - Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, que respeite o pensamento do autor.  Linguagem pessoal - Não se copia frases do texto; exprime-se as ideias por palavras nossas. Deve-se evitar a repetição de frases do texto (se for absolutamente necessário colocá-las entre aspas);  Não devemos utilizar o diálogo, se ele existir no texto original.

11

12

13


Carregar ppt "Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google