A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos

2 2 Revisar os assuntos dados pelo Profº João Paulo de forma resumida, fazendo com que o aluno lembre dos conceitos já adquiridos. Objetivo

3 Introdução RELEMBRANDO AS AULAS ANTERIORES Fundamentos de Eletricidade

4 ENERGIA Energia de um Corpo – Entende-se por energia produzida por um corpo, a capacidade que possui para produzir trabalho. Exemplos: corte de Madeiras, levantar e deslocar pesos, construir uma casa e andar de bicicleta. Fontes de Energia – As fontes de energia podem ser de dois tipos: Renováveis – Teoricamente inesgotáveis: Sol (Energia solar), movimento das águas (Energia hidroelétrica, energia dos mares), vento (Energia Eólica). Não Renováveis – Esgotam-se ao longo do tempo e são de duração limitada: Petróleo, carvão, minerais (Energia termoelétrica).

5 TRANSFORMAÇÕES ENERGÉTICAS Entende-se por transformação energética qualquer mudança de uma determinada forma de energia para outra: Energia Elétrica em Mecânica/ Energia Mecânica em Elétrica. Energia Elétrica em Energia Colorífera Energia química em Energia Elétrica / Energia Elétrica em química. Lei da Conservação de Energia “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” (Lavoisier, 1743-1794) Num sistema energético, não há criação nem destruição de energia, mas apenas transformações e transferência de energia; se o sistema for isolado, a energia total mantém-se constante.

6 LEI DE JOULE A energia elétrica que se transforma em energia calorífera num receptor ou num condutor é diretamente proporcional à resistência elétrica deste, ao quadrado da corrente que o percorre e ao tempo de passagem da corrente. O efeito joule (James Joule, físico inglês) consiste na transformação da energia elétrica em energia calorífera. As vantagens incluem o fato de a energia ser aproveitada para irradiadores, ferros de engomar e torradeiras. O principal inconveniente consiste no fato de se tratar de uma forma degredada de energia, porque se dissipa, e, como tal, perde-se. Calorias Podemos falar em quantidade de calor (Q) em vez de energia calorífera (W).

7 POTÊNCIA E ENERGIA Podemos definir potência como a energia absorvida ou fornecida por unidade de tempo: P = Potência – Joules (J) ou Watts (W); W = Energia – J T = Tempo – segundos (s). Unidades de Potência e de Energia A potência é expressa em Watts e a energia em Joules, sendo ambas unidades de medidas.

8 Unidade prática na Medição de Energia (Watt – Hora) Um Watt-hora é a energia fornecida por um gerador ou absorvida por um receptor, com a potência de 1W, durante 1 hora. Os valores usuais para alguns receptores padrão são: Lampadas – 15W, 25W, 40W, 75W; Irradiadores – 500W, 750W, 1000W; Micro-ondas – 750W, 1000W Expressão para cálculo de consumo de energia: W=RI 2 t W = Energia elétrica transformada em Joules – J R = Resistência elétrica - Ω I = Intensidade da corrente – A Tempo de passagem da corrente - s Expressão para cálculo da potência elética: P = UI P = Potência elétrica – Definida em W; U = Tensão elétrica – Definida em V; I = Intensidade de corrente – Definida em A.

9 Atividade 1. Uma resistência absorve 0,8 A, quando submetida a 24V. Calcule o valor da tensão que lhe é aplicada, quando absorve 0,5 A de corrente. 2. Num ensaio laboratorial com uma resistência R, de valor constante, registraram os valores constantes no quadro abaixo. Complete os valores que falta (?). Tensão (U) Intensidade (I) Resistência (Ω) 60,3? 9?? ?0,7?

10 Atividade 3. Um aquecedor consome 3,4 A, quando submetido a uma tensão de 220V. Calcule a intensidade da corrente que o percorre se lhe forem aplicadas as seguintes tensões. a) 100V b) 0,250 Quilovolts (KV)

11 Referencias Bibliográficas António J. Branco, Livro Manual de Instalação e Reparação de Computadores, FCA – Editora de Informática, 2011


Carregar ppt "Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google