A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia

2 O conceito da Cartografia – “ conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização."

3 Os primeiros mapas A função dos mapas é prover a visualização de dados espaciais e a sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita. Com esta, dispomos de mapas em placas de argila sumérias e papiros egípcios. Na Grécia antiga, Aristóteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes. Em Roma, Ptolomeu representou a Terra dentro de um círculo. Mapa antigo de 1627

4 REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
GLOBO: é uma representação tridimensional do dado geográfico. Esta representação mais realística que um mapa planar pois o globo mantém as propriedades espaciais (área, forma, direção e distância). MAPA: é uma representação bidimensional da superfície curva da Terra. Para expressar um espaço tridimensional em um mapa bidimensional é necessário projetar as coordenadas de um espaço tridimensional para um espaço bidimensional (plano). Quais os motivos para o usarmos mais as representações em mapa? Os mapas planos são mais utilizados : facilidade de uso, armazenamento, deslocamento, em representar a superfície terrestre em grandes escalas, etc.

5 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
AS SUPERFÍCIES DE PROJEÇÃO SÃO: PLANO CONE CILINDRO

6 PLANA CARACTERÍSTICAS: - As áreas próximas ao ponto de tangência apresentam < deformações - As distantes são mais distorcidas ou desaparecem porque abrangem apenas um hemisfério. PRINCIPAIS USOS: Navegação marítima e aeronáutica; Países.

7 CÔNICA CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS USOS:
Paralelos concêntricos em relação ao vértice do cone; PRINCIPAIS USOS: São mais utilizadas para representações cartográficas de áreas de altas latitudes - América do Norte, Europa e norte da Ásia.

8 CILINDRICA CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS USOS:
Deformam as superfícies de altas latitudes; Mantém as de baixa em forma e dimensão mais próxima do real; Apresentam os meridianos e paralelos retos e perpendiculares. Mais conhecida Mercator e Peter PRINCIPAIS USOS: Mais usada na cartografia.

9 Peters x Mercator A projeção de Mercator A projeção de Peters

10 Projeções de acordo com as propriedades
Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

11 COORDENADAS GEOGRÁFICAS
• Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial. • Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta • Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul. • Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus

12 CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS
MAPA: documento relacionado com escala pequena, representação plana, área delimitada por acidentes naturais e divisões político administrativa, destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.

13 CARTA: documento relacionado com escalas médias ou grande, representação plana, desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática; limites das folhas constituídos por linhas convencionais(meridianos e paralelos), destinada à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes PLANTAS: documento relacionado com escalas grandes, representando áreas de pequenas dimensões e se desconsidera a curvatura da Terra. Ex: plantas cadastrais

14 CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS - OBJETIVO
GERAL: uma mapa geral é aquele que atende a uma gama imensa e indeterminada de usuários. Ex: mapas do IBGE na escala 1: , que apresenta todos os estados, países vizinhos, informações físicas e culturais. TEMÁTICOS: são mapas, cartas ou plantas em qualquer escala, destinadas a um tema específico, necessária a pesquisa sócio econômica, de recursos naturais e estudos ambientais, exprime conhecimentos particulares para uso geral. ESPECIAL: são mapas, cartas ou plantas para grandes grupos de usuários muito distinto entre si, e cada um deles, concebido para atender determinada faixa técnica ou científica. Exs: cartas náuticas, aeronáuticas, para fins militares, meteorológicas, etc.

15 Estações do ano Devido ao eixo de inclinação da Terra e a seu movimento de translação temos a estações do ano.

16 Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
٭ 21 junho = inverno ٭21 março = outono ٭23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = inverno ٭ 21 junho = verão ٭ 21 março = primavera ٭ 23 setembro = outono

17

18 Tipos de mapas Cartas cadastrais ou plantas
Mapas ou cartas topográficas Mapas ou cartas geográficas

19 Cartas cadastrais ou plantas
Com escalas que variam de 1:500 a 1:10 000, as cartas cadastrais são geralmente plantas urbanas com detalhes que auxiliam na administração pública. Todo planta possui escala grande, com muitos detalhes, informações e a área representada sendo pequena.

20 Mapas ou cartas topográficas
Com escalas de 1: a 1: , as cartas topográficas possuem um certo graus de precisão na representação da área escolhida.

21 Mapas ou cartas topográficas

22 Mapas ou cartas geográficas
Com escalas de 1: a 1: , as cartas geográficas representam grandes regiões, como países, continentes e o mundo. Toda carta geográfica possui escala pequena com poucos detalhes e informações mas com uma grande área representada.

23


Carregar ppt "Cartografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google