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PublicouTerezinha Camilo Alencastre Alterado mais de 8 anos atrás
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FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS
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CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza ç ão e alcance dos objetivos organizacionais. ” Freeman. “ Grupos que representam riscos relevantes para os investimentos das empresas. ” Clarkson. “ Aqueles com quem as empresas mant é m algum tipo de contato ”. Cornell e Shapiro “ Aqueles que mant é m relacionamento com as organiza ç ões ”. Thompson,Wartich e Smith.
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CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de individuos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza ç ão e alcance dos objetivos das organiza ç ões. ” Freeman “É um indiv í duo, ou um grupo, com quem a organiza ç ão interage e que nela possui algum interesse no sentido de se sentir com algum direito a alguma demanda sobre ela. ” Starik
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NATUREZA DOS STAKEHOLDERS Seres humanos Entidades ambientais:atmosfera terrestre, hidrosfera,biosfera.. Valores
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CLASSIFICAÇÃO DOS STAKEHOLDERS Prim á rios:aqueles com os quais a empresa mant é m rela ç ões contratuais e são afetados diretamente por ela no desenvolvimento de suas atividades e tomadas de decisões.(empregados, acionistas, consumidores, fornecedores, ó rgãos regulamentadores,estado). Secund á rios: relacionamentos que não são regulamentados por contratos.
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CONSIDERAÇÕES SOBRE TEORIA DOS STAKEHOLDERS Interesses dos stakeholders devem ser considerados pelas empresas. Deveres morais impl í citos nas rela ç ões da organiza ç ão com os stakeholders. Sobrevivência das empresas dependem da capacidade dos gerentes em criar riqueza, valor e satisfa ç ão para os grupos prim á rios. Um stakeholder pode ser mais importante que outro dependendo do ciclo de vida da empresa.
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CONSIDERAÇÕES SOBRE TEORIA DOS STAKEHOLDERS Atender mais aos interesses de um ou outro stakeholder é uma decisão estrat é gica. A empresa bem sucedida é a que adota estrat é gias, pol í ticas e pr á ticas que facilitam a manuten ç ão do equil í brio entre os diferentes interesses dos stakeholders. Focar no prop ó sito das empresas e a responsabilidade gerencial para com os stakeholders.
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HIERARQUIA DA IMPORTÃNCIA ATRIBUÍDA AOS STAKEHOLDERS Stakeholdersordem Clientes1 Funcion á rios2 Propriet á rios(acionistas)3 Fornecedores4 Comunidade(sociedade)5 Credores(bancos,institui ç ões financeiras)6 Concorrentes7 Institui ç ões governamentais8 Organiza ç ões internacionais(ambientais,sociais)9 Pol í ticos10
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TEORIA DOS STAKEHOLDERS Normativa-prescreve como o mundo deve ser(neg ó cios e é tica). Considera todos os grupos e o que eles consideram que é normativo no relacionamento. Descritiva-como o mundo é (como as organiza ç ões gerenciam e interagem com seus stakeholders.) Instrumental-relacionam meios e fins. Objetivo é mudar o comportamento desses grupos de forma que passem a apoiar, mais do que impedir, a realiza ç ão das metas e propostas das organiza ç ões.(Por ex.:como os gerentes devem interagir com os diversos stakeholders).
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GESTÃO ESTRATÉGICA DOS STAKEHOLDERS Passo 1- identificar todos os stakeholders relevantes para a organiza ç ão. Passo 2- identificar stakeholders-chave(amea ç a) Passo 3- stakeholders apoiadores. Passo 4- estrat é gias gen é ricas que envolvam os stakeholders. Passo 5- implementar estrat é gias e desenvolver t á ticas para o gerenciamento dos stakeholders chave. Passo 6-monitoramento-feedback e controle na interface com stakeholders externos.
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GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS Considera as pessoas na sua subjetividade e o colaborador como ativo estrat é gico num dado contexto temporal e espacial inseridos numa teia de rela ç ões sociais(capital social organizacional) Capital social organizacional – “ recurso que reflete o car á ter das rela ç ões sociais existentes na organiza ç ão, decorrente da orienta ç ão coletiva para alcan ç ar os resultados e confian ç a compartilhada por seus membros, facilitando o aprendizado coletivo ”. Leana e Buren.
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GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS As Pol í ticas de gestão do fator humano devem: contemplar o relacionamento com os empregados contextualizado numa rede de rela ç ões sociais com os diversos stakeholders. aproveitar o potencial do capital social organizacional como fonte de vantagem competitiva.
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ABORDAGENS DA GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS Perspectiva da teoria instrumental:pol í ticas de remunera ç ão, de recrutamento e sele ç ão, avalia ç ão de desempenho...que traduzam rela ç ões de confian ç a entre acionistas,gestores e colaboradores Perspectiva da teoria descritiva:possibilita identificar os stakeholders valorizados na cultura organizacional e por quê.(valores compartilhados).An á lise da cultura organizacional. Perspectiva normativa:pol í ticas e pr á ticas que contemplem uma dimensão moral e que reflita uma postura é tica nas rela ç ões com stakeholders.
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GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS Conclusão: A abordagem descritiva e instrumental deve ser apenas um meio para elaborar e implementar projetos de mudan ç a organizacional, visando a gestão do fator humano numa postura normativa.
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