A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza."— Transcrição da apresentação:

1 FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS

2 CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza ç ão e alcance dos objetivos organizacionais. ” Freeman. “ Grupos que representam riscos relevantes para os investimentos das empresas. ” Clarkson. “ Aqueles com quem as empresas mant é m algum tipo de contato ”. Cornell e Shapiro “ Aqueles que mant é m relacionamento com as organiza ç ões ”. Thompson,Wartich e Smith.

3 CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de individuos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza ç ão e alcance dos objetivos das organiza ç ões. ” Freeman “É um indiv í duo, ou um grupo, com quem a organiza ç ão interage e que nela possui algum interesse no sentido de se sentir com algum direito a alguma demanda sobre ela. ” Starik

4 NATUREZA DOS STAKEHOLDERS  Seres humanos  Entidades ambientais:atmosfera terrestre, hidrosfera,biosfera..  Valores

5 CLASSIFICAÇÃO DOS STAKEHOLDERS  Prim á rios:aqueles com os quais a empresa mant é m rela ç ões contratuais e são afetados diretamente por ela no desenvolvimento de suas atividades e tomadas de decisões.(empregados, acionistas, consumidores, fornecedores, ó rgãos regulamentadores,estado).  Secund á rios: relacionamentos que não são regulamentados por contratos.

6 CONSIDERAÇÕES SOBRE TEORIA DOS STAKEHOLDERS  Interesses dos stakeholders devem ser considerados pelas empresas.  Deveres morais impl í citos nas rela ç ões da organiza ç ão com os stakeholders.  Sobrevivência das empresas dependem da capacidade dos gerentes em criar riqueza, valor e satisfa ç ão para os grupos prim á rios.  Um stakeholder pode ser mais importante que outro dependendo do ciclo de vida da empresa.

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE TEORIA DOS STAKEHOLDERS  Atender mais aos interesses de um ou outro stakeholder é uma decisão estrat é gica.  A empresa bem sucedida é a que adota estrat é gias, pol í ticas e pr á ticas que facilitam a manuten ç ão do equil í brio entre os diferentes interesses dos stakeholders.  Focar no prop ó sito das empresas e a responsabilidade gerencial para com os stakeholders.

8 HIERARQUIA DA IMPORTÃNCIA ATRIBUÍDA AOS STAKEHOLDERS Stakeholdersordem Clientes1 Funcion á rios2 Propriet á rios(acionistas)3 Fornecedores4 Comunidade(sociedade)5 Credores(bancos,institui ç ões financeiras)6 Concorrentes7 Institui ç ões governamentais8 Organiza ç ões internacionais(ambientais,sociais)9 Pol í ticos10

9 TEORIA DOS STAKEHOLDERS  Normativa-prescreve como o mundo deve ser(neg ó cios e é tica). Considera todos os grupos e o que eles consideram que é normativo no relacionamento.  Descritiva-como o mundo é (como as organiza ç ões gerenciam e interagem com seus stakeholders.)  Instrumental-relacionam meios e fins. Objetivo é mudar o comportamento desses grupos de forma que passem a apoiar, mais do que impedir, a realiza ç ão das metas e propostas das organiza ç ões.(Por ex.:como os gerentes devem interagir com os diversos stakeholders).

10 GESTÃO ESTRATÉGICA DOS STAKEHOLDERS  Passo 1- identificar todos os stakeholders relevantes para a organiza ç ão.  Passo 2- identificar stakeholders-chave(amea ç a)  Passo 3- stakeholders apoiadores.  Passo 4- estrat é gias gen é ricas que envolvam os stakeholders.  Passo 5- implementar estrat é gias e desenvolver t á ticas para o gerenciamento dos stakeholders chave.  Passo 6-monitoramento-feedback e controle na interface com stakeholders externos.

11 GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS  Considera as pessoas na sua subjetividade e o colaborador como ativo estrat é gico num dado contexto temporal e espacial inseridos numa teia de rela ç ões sociais(capital social organizacional)  Capital social organizacional – “ recurso que reflete o car á ter das rela ç ões sociais existentes na organiza ç ão, decorrente da orienta ç ão coletiva para alcan ç ar os resultados e confian ç a compartilhada por seus membros, facilitando o aprendizado coletivo ”. Leana e Buren.

12 GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS As Pol í ticas de gestão do fator humano devem:  contemplar o relacionamento com os empregados contextualizado numa rede de rela ç ões sociais com os diversos stakeholders.  aproveitar o potencial do capital social organizacional como fonte de vantagem competitiva.

13 ABORDAGENS DA GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS  Perspectiva da teoria instrumental:pol í ticas de remunera ç ão, de recrutamento e sele ç ão, avalia ç ão de desempenho...que traduzam rela ç ões de confian ç a entre acionistas,gestores e colaboradores  Perspectiva da teoria descritiva:possibilita identificar os stakeholders valorizados na cultura organizacional e por quê.(valores compartilhados).An á lise da cultura organizacional.  Perspectiva normativa:pol í ticas e pr á ticas que contemplem uma dimensão moral e que reflita uma postura é tica nas rela ç ões com stakeholders.

14 GESTÃO DO FATOR HUMANO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS Conclusão: A abordagem descritiva e instrumental deve ser apenas um meio para elaborar e implementar projetos de mudan ç a organizacional, visando a gestão do fator humano numa postura normativa.


Carregar ppt "FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google