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RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.

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Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção

2 ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMAS SOCIAIS
Por que SISTEMAS SOCIAS? Porque são compostas de pessoas e funcionam graças às atividades e às interações dessas pessoas. Apesar de diferentes áreas de atuações, possuem efeitos multiplicadores, efeitos sinergéticos. Tudo isto para atingir um objetivo. Nunca serão uma unidade pronta e acaba, mas sim um organismo social vivo e sujeitos a constantes mudanças e em continua mutação e desenvolvimento.

3 ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS
As organizações constituem um SISTEMA, ou seja, um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados, cuja atividade afeta as atividades de toda a organização e, paralelamente, como parte de um sistema maior que é o ambiente externo.

4 Destacamos então alguns conceitos-chave sobre SISTEMAS:
Sistemas Fechados – refere-se a falta de interação da organização com o ambiente externo, ou seja, algumas abordagens clássicas da administração baseava-se que somente com a melhoria dos processos internos a organização obtivesse sucesso.

5 Sistemas Abertos – refere-se a dependência que ela tem com os insumos do contexto onde se insere (matéria-prima, recursos humanos, capital, produtos e serviços), ou seja há uma interação de forma dinâmica com o ambiente externo onde ela esta inserido, fazendo com que haja uma influência entre as partes, organização e ambiente externo.

6 Processo de transformação
ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO Saída de dados Entrada de dados Entrada (insumos) Informação Energia Recursos Materiais Saida (produto) Bens Serviços Informação Outros Processo de transformação ou de conversão Feedback

7 FEEDBACK´s Nos sistemas abertos, na medida que ocorrem, as saídas provocam uma retro-influência sobre as entradas a fim de balancear ou equilibrar o funcionamento do sistema. Podemos ter dois tipos de retroação: POSITIVA – quando as saídas necessitam ser maior, estimulando a entrada e adequando o sistemas aumentando sua performance; NEGATIVA – quando as saídas são menores que as entradas provoca uma inibição e reduz as entradas para diminuir a operação dos sistema. Resumindo, RETROAÇÃO visa manter o sistema funcionando dentro de determinados parâmetros ou limites, mantendo o equilíbrio entre ENTRADAS e SAÍDAS.

8 ELEMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES
Independentemente de ser pequena e simples ou da grande e complexa, uma organização serve para abrigar uma enorme variedade de tamanhos, estruturas, interações, objetivos, etc. Dentro deste contexto existem dois tipos de elementos comuns a todas as organizações: elemento BÁSICO e os elementos de TRABALHO

9 ELEMENTO BÁSICO São as pessoas cujas interações compõem a organização.
Uma organização existe quando duas ou mais pessoas interagem entre si afim de alcançarem objetivos. Estas interações podem ser descritas em quatro diferentes níveis, tornando-se menos pessoais a medida que se tornam mais elevadas. 1º. Interações Individuais 2º. Interações entre indivíduos e organizações 3º. Interações entre organizações e outras organizações 4º. Interações entre organizações e seu ambiente

10 ELEMENTOS DE TRABALHO São os recursos que a organização utiliza e que podem determinar sua futura eficiência. Encontram-se aqui pessoas, recursos não-humanos e recursos conceptuais. Pessoas - as pessoas que também aparecem como Elemento Básico, neste elas utilizam recursos e arranjam a organização, oferecendo três espécie de habilidades: 1º. Habilidade de fazer: desempenhar tarefas e atividades. 2º. Habilidade de influenciar: habilidade de alterar o comportamento dos outros. A influência pessoal pode ser derivada de: posição social, poder econômico, pode político ou da personalidade do indivíduo. 3º. Habilidade de utilizar conceitos: habilidade de abstrair idéias e generalizações.

11 ELEMENTOS DE TRABALHO Recursos não humanos referem-se a:
recursos materiais – maquinas, equipamentos, materiais e matérias primas, tecnologia de produtação, etc; recursos financeiros – capital, investimentos, empréstimos, financiamentos, créditos, receitas, etc, e; recursos mercadológicos – clientes e consumidores, promoção, propaganda, organização de vendas etc.

12 ELEMENTOS DE TRABALHO Recursos conceituais referem-se aos também chamados recursos administrativos e são localizados em um pequeno grupo de seus membros, os dirigentes. O grau em que todos os membros de uma organização empregam suas habilidades e influencia na utilização eficaz dos recursos depende di quão bem os dirigentes compreendem e desempenham seus cargos.

13 OS NIVEIS ORGANIZACIONAIS
NIVEL INSTITUCIONAL PRESIDENTE, CONSELHO, DIRETORES. MAIOR CONTATO COM O MUNDO EXTERNO – PERIFÉRICO. TAMBÉM CHAMADO NIVEL ESTRATÉGICO. É ONDE SE DEFINEM A MISSÃO E OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO NEGÓCIO.

14 NIVEL INTERMEDIÁRIO ARTICULA O NIVEL INSTITUCIONAL COM O OPERACIONAL
É COMPOSTO POR GERENTES. INTERPRETA A MISSÃO E OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO NEGÓCIO, TRADUZINDO-OS PARA QUE O OPERACIONAL OS TRANSFORME EM AÇÕES QUOTIDIANAS. TAMBÉM CHAMADO NIVEL TÁTICO.

15 NIVEL OPERACIONAL NIVEL MAIS ÍNTIMO DA ORGANIZAÇÃO.
ADMINISTRA A EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DAS TAREFAS . ADMINISTRADOR DEVE TER VISÃO OPERACIONAL. TAMBÉM CHAMADO SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA. CONTATO DIRETO COM EXECUÇÃO OU OPERAÇÃO QUE É EXECUTADA PELOS FUNCIONARIOS.

16 PIRÂMIDE ORGANICIONAL
NIVEL ESTRATEGICO NIVEL TÁTICO NIVEL OPERACIONAL

17 Estabelece objetivos empresariais
Verifica e analisa alternativas estratégicas Toma decisões globais Elabora planejamento estratégico e políticas Avalia resultados globais Nivel Institucional Compara com os objetivos empresariais Estabelece objetivos departamentais Verifica e analisa alternativas táticas Toma decisões departamentais Elabora e implementa planejamento tático Avalia resultados globais Nivel Intermediário Compara com os objetivos departamentais Estabelece objetivos operacionais Verifica e analisa alternativas operacionais Toma decisões operacionais Avalia, planeja e replaneja a operação do dia a dia Avalia resultados globais Nivel Operacional Compara com os objetivos empresariais

18 Relação Sistêmica entre os níveis Organizacionais
AMBIENTE DO SISTEMA Nível Institucional Nivel Intermediário Nivel Operacional Saidas p/ o sistema Entradas no sistema Penetração de forças ambientais Fronteiras dos níveis do sistema

19 Assim os três níveis funcionam articuladamente entre si e não guardam fronteiras ou limites bem definidos. O importante é que fazem parte da divisão do trabalho organizacional.

20 RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção


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