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A Natureza do Marketing

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Apresentação em tema: "A Natureza do Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 A Natureza do Marketing
É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

2 A Natureza do Marketing
O CONCEITO DE MARKETING Para atingir suas metas de maneira eficiente, as empresas atualmente adotam o conceito de Marketing, com as seguintes orientações: ORIENTAÇÃO DO CONSUMIDOR. ORIENTAÇÃO DE METAS. ORIENTAÇÃO DE SISTEMAS.

3 A Natureza do Marketing
Identificando Mercados-Alvos e Pesquisando o Mix de Marketing: A natureza Oportunista da Pesquisa de Marketing. MIX DE MARKETING Mix de Marketing: Fusão singular de estratégias de produto / serviço, apreçamento, promoção, ofertas e distribuição formuladas para atender às necessidades de um grupo específico de consumidores. O Ambiente Externo de Marketing. A Pesquisa de Marketing é o principal meio para se compreender o ambiente externo.

4 AGENTES E FORÇAS DE UM MODERNO
SISTEMA DE MARKETING Fornecedores Empresa (profissionais de marketing) Mercado do Consumidor Final Intermediários de Marketing Concorrentes Ambiente de Marketing

5 Principais Tipos de Marketing
Tipo Descrição Exemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para obter votos para FHC Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para aumentar o número de associados do fã-clube do Roberto Carlos Serviço Pessoa Lugar Causa Organização 2 3 3 3

6 PosicionamentoPretendido
Os Quatro P’s do Mix de Marketing Canais Cobertura Sortimentos Localização Estoque Transporte Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome da marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Praça Produto Consumidores- Alvo PosicionamentoPretendido Promoção Propaganda Venda Pessoal Promoção de vendas Relações Públicas Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Termos de crédito Preço

7 Características de uma Administração com Orientação Pró-ativa
Altera o Mix de Marketing para se encaixar aos novos padrões emergentes nos ambientes econômicos, sociais e competitivos. Procura continuamente novas oportunidades no mercado em constante transformação, tanto em clientes existentes como com clientes potenciais. Examina mercados emergentes, como também procura, por meio de um planejamento estratégico, desenvolver uma estratégia de Marketing.

8 O AMBIENTE DE MARKETING
A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. O ambiente de marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. Inclui: Microambiente: consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes. Macroambiente: consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente.

9 Empresa Público Concorrentes Intermediários Clientes
O MICROAMBIENTE Empresa Público Fornecedores Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Microenvironmental Forces Suppliers. Suppliers are the firms and persons that provide the resources needed by the company and competitors to produce goods and services. Company. Marketing plans must accommodate the needs of other functional areas of the firm to coordinate product/service delivery effectively (See following CTR and notes. Competitors. Competitors are usually considered those companies also serving a target market with similar products and services, although broader definitions may apply. Publics. Publics consist of any group that perceives itself having an interest in the actions of the firm. Publics can have positive as well as negative influences on the company's objectives. Intermediaries. Intermediaries include various middlemen and distribution firms as well as marketing service agencies and financial institutions. Customers. Customers consist of consumer, industrial, reseller, government, and international markets. Concorrentes Intermediários Clientes

10 Forças sociais maiores
The Macroenvironment This CTR corresponds to Figure 3-4 on p. 75 and relates to the material on pp Teaching Tip: This CTR overviews the major forces in the company’s macroenvironment. You might use it as an introduction before exploring each area in detail. Each of the six major forces is covered in greater detail on subsequent CTRs. O MACROAMBIENTE Demográfico Cultural Econômico Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Macroenvironmental Forces Demographic. The demographic environment monitors population characteristics on such items as size, density, age, location. Economic. The economic environment includes income and spending pattern concerns. Natural. The natural environment addresses pollution concerns, energy costs, raw materials availability, and growing government roles in resource management. Technological. The technological environment includes such issues as the fast pace of change, emerging product forms, and high R&D. Political. The political environment addresses the role of government and policy in the regulation of business. Cultural. The cultural environment recognizes the influence of values and beliefs of a society on purchase decisions and consumption patterns. Político Natural Tecnológico

11 O MACROAMBIENTE MODISMO: é imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. TENDÊNCIAS: são mais previsíveis e duradouras. Uma Tendência revela como será o futuro. MEGATENDÊNCIAS: são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e nos influenciam por algum tempo.

12 O Papel da Pesquisa de marketing na Tomada de decisões
. A Pesquisa de Marketing é a principal ferramenta para explorar novas oportunidades no mercado Faz parte do processo de feedback da inteligência de Marketing

13 O Papel Pró-ativo da Pesquisa de Marketing
Compreender a natureza do sistema de Marketing é uma necessidade para o sucesso da orientação de marketing. Por meio de um conhecimento completo dos fatores que causam impacto no mercado-alvo e no mix de Marketing, a Administração pode ser “PRÓ-ATIVA”, em vez de “REATIVA”.

14 Pesquisa Aplicada X Pesquisa Básica
Objetivo solucionar um problema específico – uma melhor compreensão do mercado ou o motivo de uma estratégia ou tática ter falhado – uma redução da incerteza . Objetivo expandir as fronteiras do conhecimento, e não solucionar um problema específico.

15 Definição da Pesquisa de Marketing
Pesquisa de Marketing é o planejamento, a oferta, a coleta e a análise de dados relevantes para a Tomada de Decisões de Marketing e para a comunicação dos resultados dessa análise à administração.

16 Tendências que influenciam a Pesquisa de Marketing
O esforço inexorável pela Qualidade e a Satisfação do Cliente. A importância de manter os Clientes atuais. Os Gerentes devem compreender o mercado em constante mutação.

17 A importância da Pesquisa de Marketing para a Administração
A Pesquisa de Marketing exerce 03(TRÊS) tipos de função: Descritiva A coleta e a apresentação de fatos. Diagnóstica Explica dados ou ações. Prognóstica Especifica o modo de usar as pesquisas descritiva e diagnóstica para prever os resultados de uma decisão de marketing planejada.

18 Decidindo se a Pesquisa de Marketing deve ou não ser conduzida
Falta de Recursos. Os resultados da Pesquisa não são úteis. Tempo errado de entrada no mercado. A decisão já foi tomada. Quando os Gerentes não concordam sobre o que precisam saber para tomar uma decisão. Quando as informações para a Tomada de decisões já existem. Quando os custos para a realização da Pesquisa superam os benefícios.

19 Decidindo se a Pesquisa de Marketing deve ou não ser conduzida
Tamanho Margem de Lucro Margem de Lucro do Mercado Pequena Grande Os benefícios são possivelmente maiores do que os custos. Talvez seja interessante realizar a Pesquisa de Marketing. Os Custos tendem a ser maiores do que os benefícios. Não realizar a Pesquisa de Marketing.. PEQUENO Os benefícios tendem a ser maiores do que os custos. Talvez seja interessante realizar a Pesquisa de Marketing. Os benefícios são provavelmente maiores do que os custos. Realizar a Pesquisa de Marketing. GRANDE

20 Pesquisa de Marketing: Hoje e no Futuro
É difícil dizer precisamente qual será o futuro da pesquisa, mas é seguro afirmar que a Pesquisa de Marketing se expandirá bastante, quantitativamente e qualitativamente.


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