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Professor: Sérgio Henrique Barszcz

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1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.

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Apresentação em tema: "Professor: Sérgio Henrique Barszcz"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Revisão dos Conceitos de Administração Professor: Sérgio Henrique Barszcz

2 Conceitos Centrais de Administração.
O conceito central de Administração está disposto em ordem nas funções administrativas, Planejamento, Organização, Direção e Controle; Devem ser utilizadas como um processo ou sistema, ciclicamente apoiadas por retroalimentações; O fluxo de informações é inversamente proporcional: do Planejamento ao Controle e do Controle ao Planejamento. Tanto no processo quanto na hierarquia. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

3 Conceitos Centrais de Administração.
F E D B A C K PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Prof. Sérgio Henrique Barszcz

4 Conceitos Centrais de Administração.
Independente da função empresarial, a utilização das funções administrativas ou do processo administrativo se dá de forma mais acentuada nos níveis hierárquicos mais altos. Assim quanto mais elevado é o cargo mais seu ocupante deverá fazer uso do processo de administração. Quanto menos elevado mais o seu ocupante fará uso de funções técnicas correspondentes ao seu cargo. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

5 Conceitos Centrais de Administração.
Maior uso das funções Administrativas Planejamento estratégico tático operacional Controle Maior uso das atividades técnicas Prof. Sérgio Henrique Barszcz

6 Conceitos Centrais de Administração.
Planejamento: previsão, projeção, predição, planos; Organização: recursos em tempo, lugar e quantidades corretas. Desenho organizacional; Direção: liderança e comando, motivação e comunicação; Controle: ferramentas de avaliação do processo. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

7 Conceitos Centrais de Administração.
As funções empresariais, são as atividade inerentes ao desenvolvimento da empresa, normalmente chamadas e convencionadas de áreas de gestão: Exemplos: Finanças, Marketing, Produção, Recursos Humanos, Qualidade, Vendas, Materiais, etc. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz

8 Conceitos Centrais de Administração.
R H MATERIAIS ESTRATÉGICO PRODUÇÃO QUALIDADE TÁTICO OPERACIONAL VENDAS FINANÇAS MARKETING LOGÍSTICA Prof. Sérgio Henrique Barszcz

9 Conceitos Centrais de Administração.
O processo de administração acontece de forma sistemica abrangendo toda a organização e ter a capacidade de responder às situações e mutações ambientais na forma de tomada de decisões. Recursos, políticas, diretrizes e cultura e os elementos componentes do ambiente organizacional são variáveis que vão interferir no sistema e nos processos administrativos. Destes recursos, a informação é fundamental. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

10 Conceitos Centrais de Administração.
AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO SAÍDAS ENTRADAS PROCESSOS FEEDBACK Prof. Sérgio Henrique Barszcz

11 Conceitos Centrais de Administração.
Elementos do ambiente interno: Recursos: humanos, financeiros, patrimoniais e materiais, tecnológicos, informacionais; Política; Diretrizes e Normas; Cultura; Sócios e Acionistas; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

12 Conceitos Centrais de Administração.
Elementos do ambiente externo: Recursos: humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, informacionais; Fornecedores, Clientes, Concorrentes, Stakeholders; Governo e Leis; Economia Global, Nacional ou Regional; Natureza, Sociedade e Cultura. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

13 Conceitos Centrais de Administração.
Atualmente o conceito de Stakeholders tem feito parte do sistema da empresas e de sua gestão. Termo em inglês amplamente utilizado para designar partes interessadas, ou seja, qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar o negócio, por meio de suas opiniões ou ações, ou ser ele afetado: público interno: fornecedores, consumidores, comunidade, governo, acionistas, etc (GONÇALVES, 2006, p.82). Prof. Sérgio Henrique Barszcz

14 Conceitos Centrais de Administração.
Os stakeholders, podem então impactar ou serem impactados, quer social, ambiental ou economicamente, pelas ações da organização. Bethlem (2004) exemplifica os seguintes personagens, como possíveis stakeholders de uma empresa: funcionários, dirigentes, acionistas, clientes, fornecedores, governo, grupos de interesse, como as ONGs ou ainda um partido político, a mídia como televisão e rádio, sindicatos, instituições financeiras e até concorrentes. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

15 Conceitos Centrais de Administração.
Eficiência: Fazer as coisas de maneira adequada; Resolver problemas; Salvaguardar os recursos aplicados; Cumprir seu dever; Reduzir custos; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

16 Conceitos Centrais de Administração.
Eficácia: Fazer as coisas certas; Produzir alternativas criativas; Maximizar a utilização de recursos; Obter resultados; Aumentar o lucro; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

17 Conceitos Centrais de Administração.
Efetividade: Manter-se no ambiente; Apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo (permanentemente) Para ser efetiva a empresa deve ser eficiente e eficaz. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

18 Atenção aos problemas, principalmente operacionais
Atenção aos problemas empresariais que interagem com o ambiente Interna Externa Eficiência Baixa Alta Atenção ao desempenho da empresa em seu ambiente Eficácia Objetivos empresariais alcançados, mas não no nível ideal; Utilização inadequada dos recursos disponíveis. Objetivos empresariais alcançados; Utilização adequada dos recursos disponíveis. Atenção ao desempenho da empresa como um todo. Objetivos empresariais normalmente não alcançados; Utilização inadequada dos recursos disponíveis Objetivos empresariais algumas vezes alcançados; Eficiência e eficácia nas empresas. Fonte: Oliveira (2004, p.39). Prof. Sérgio Henrique Barszcz

19 Conceitos Centrais de Administração.
A eficácia de uma empresa depende, basicamente, de dois aspectos: Da sua capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente, onde estão os fatores não controláveis da empresa; Da sua flexibilidade e adaptabilidade, visando usufruir dessas oportunidades e atender às necessidades identificadas no ambiente. Prof. Sérgio Henrique Barszcz


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