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Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática

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Apresentação em tema: "Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Colégio Juvenal de Carvalho 2014 Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática Fonte de pesquisa: e Provas diversas

2 Uma tabela estatística deve conter o número, o título, o corpo e o rodapé (fonte, notas e notas específicas). Título – explica o que a tabela contém Corpo – formado pelo cabeçalho, pela coluna indicadora e pelas linhas e colunas de dados: Cabeçalho – especifica o conteúdo das colunas Coluna indicadora – especifica o conteúdo das linhas

3 Tabela título coluna indicadora corpo coluna de dados cabeçalho

4 Gráficos Diante dessas afirmações os gráficos consistem em uma representação constituída por formas geométricas elaboradas de maneira precisa, oriundas de dados numéricos resultados de pesquisas e organizadas em uma tabela. Os gráficos são classificados segundo sua forma e podem ser de colunas, de linhas e circulares.

5 Gráficos Alguns pontos devem ser respeitados na construção de um gráfico, a saber: deve sempre ter um título e a fonte dos dados originais e, se necessário, números e notas explicativas; deve propiciar uma visualização rápida do fenômeno e para isso, conter apenas o essencial para sua execução; o tamanho deve ser adequado à sua publicação em trabalhos técnico-científicos, revistas, periódicos, cartazes ou livros; deve ser construído em uma escala que não desfigure os fatos ou as relações que se deseja destacar; atenção ao comparar diferentes gráficos - verificar a possibilidade de manter as escalas na mesma proporção;

6 Gráficos de Linhas São normalmente utilizados para representar uma série temporal, conduzindo a uma interpretação dinâmica do fenômeno estudado.

7 Gráficos de Setores Neste tipo de gráfico considera-se apenas uma variável, devendo-se tomar cuidado com a quantidade de categorias a representar, afim de não prejudicar a visualização do gráfico.

8 Gráfico de barras e colunas
Usado para comparar dados quantitativos e formado por barras de mesma largura e comprimento variável, pois dependem do montante que representam. A barra mais longa indica a maior quantidade e, com base nela, é possível analisar como certo dado está em relação aos demais.

9 Histograma Nos histogramas, cada barra vertical indica uma frequência, uma variação de determinados dados definidos pelo eixo "x", ao contrário dos gráficos de barras, nos quais cada barra indica um valor pontual. Representação histográfica, constituída de uma série de retângulos justapostos que têm por base o intervalo de classe. A área de cada retângulo é proporcional à frequência da classe correspondente e tem grande aceitação nos casos de distribuição contínua de frequência.

10 EXEMPLOS

11 Uma pesquisa realizada com 200 pessoas sobre a preferência de quatro marcas de sabão em pó apontou o resultado apresentado na tabela: FA: frequência absoluta FR: frequência relativa

12 Representação gráfica

13 ENEM - Competência 6 de Matemática

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15 É uma questão que exige que o aluno retire informações do gráfico, não sendo preciso que ele faça nenhuma conta. Temos que o número de empregos gerados pelo turismo será superior a e inferior a no cenário otimista. Portanto, item E.

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17 Resposta item E Observando o gráfico podemos notar entre 1 cigarro diário até 14 cigarros diários o número de pessoas com câncer pulmonar foi fixado em 20 e de 15 a 25 em 50. Portanto, existe uma relação, mas não de proporcionalidade.

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19 Nessa questão, o Enem espera que o aluno, além de utilizar o gráfico, como pede a competência 6 de Matemática, consiga fazer uma previsão de consequências dos dados do gráfico (extrapolação), utilizando conceitos básicos de porcentagem. Resposta item D Considerando o aumento de 4% temos que: * 4% = 920, ,80 = ,8

20 FIM


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