A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de 6 anos, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado.

2 O conjunto de materiais
Trilhas para ler e escrever textos Trilhas para abrir o apetite poético Trilhas de jogos

3 Conjunto de materiais O Caderno de apresentação : intenções, princípios e concepções do projeto; Caderno da Secretaria: sugestões de gestão do trabalho na rede de ensino com vistas à melhoria da qualidade da educação do município e dos indicadores educacionais   O Caderno no diretor: sugestões de gestão do trabalho junto aos professores e orientações para a organização e o uso do acervo de livros; Os Cadernos de orientações: sequência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças; Apresentação: Duas partes: Apresentação dos princípios e concepções do projeto : apropriação da linguagem escrita pelos livros. A formação de leitores deve ser uma das prioridades da área de educação, inclusive dos professores que trabalham com crianças em idade pré-escolar. A proposta é entregar um conjunto de diferentes materiais que com a intenção de criar oportunidades para que crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura escrita. Porque uso de livros de literatura - Nosso objetivo é colaborar para desenvolver a competência lingüística das crianças tanto oral quanto escrita. Todas as situações de aprendizagem aqui propostas giram em torno de livros de literatura infantil de qualidade. Apresentação dos materiais que compõem o trilhas, para quem eles são dirigidos, quando serão entregues e uma breve apresentação do que contém cada um deles. Diretor: Carta de apresentação do Trilhas, chamando o diretor para se envolver no projeto bem como destacando seu importante papel no sucesso das ações que acontecem nas escolas e como esses materiais podem contribuir com sua atuação. O porque do trabalho com a leitura e a literatura na Educação Infantil Como fazer entregar e uso do material coletivo que está sendo entregue e sugestão para sua organização. Sugestão da gestão do trabalho com os professores para formação: espaço de estudo e reflexão da equipe pedagógica; e acompanhamento do trabalho. Acervo de livros Conjunto de obras da literatura infantil Escolha de livros que apresentam variedade de imagem; interação imagem texto; variedade de gêneros (fábulas, contos) e variedade temática. Além de livros com estrutura lingüística adequada para as crianças – repetição, rima, acumulação, etc. Para caixa 1 (ler e escrever textos) os livros foram agrupados de acordo com sua narrativa ( com repetição, com acumulação, com cartas, de animais, com engano e clássicas) – Há três livros indicados para cada caderno de orientações, mas apenas 1 é utilizado como referência para as atividades. Para a caixa 2 (para abrir o apetite poético) – livros agrupados pela características específicas dos textos poético (poesias, histórias rimadas, canções e parlendas) – Dois livros para cada cadernos, mas apenas 1 é utilizado como referência para as atividades. Para a caixa 3 – ainda indefinido, mas deverá ser referente a vocabulário. Todos os livros são apresentados nos Cadernos de orientações referentes com um texto que destaca suas características e as semelhanças lingüística entre eles para favorecer a autonomia do professor.

4 Conjunto de materiais Os Cadernos de estudos: aprofundamentos dos conteúdos tratados nos diferentes Cadernos de orientações; O Acervo de livros: Livros de literatura; referência para as atividades propostas nos Cadernos de orientações; Materiais pedagógicos: elaborados para realização de algumas atividades propostas nos Cadernos de orientações e no Caderno Trilhas de jogos. O Caderno Trilhas de jogos: repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em sala com as crianças; Caderno trilhas de Jogos Este caderno faz parte da caixa 3 e a proposta é que ele traga um repertório de jogos para ser usado pelo professor em sala, para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e o escrito. Caderno ainda em fase de produção. Cadernos de orientações Cadernos de orientações com propostas de atividades a serem realizadas com as crianças. Tendo como base a obra referência, são demonstradas possibilidades de atividades a serem desenvolvidas. Trata-se de situações de aprendizagem que incluem a leitura, os comentários sobre o livro e sobre o texto. As atividades estão organizadas de forma a garantir uma seqüência de propostas às crianças, considerando o grau de desafio em relação às aprendizagens esperadas. Exemplos de atividades: ler, comentar, reconhecer as ilustrações, recontar a história (com apoio do texto ou das ilustrações), localizar nomes, escrever nomes, ordenar diálogos, etc. Cadernos de estudos Aprofundamento tanto do ponto de vista da aprendizagem da criança quanto do objeto de ensino. Damos especial atenção aos processos de aprendizagem da criança. Para isto, as questões da linguagem são abordadas em função da perspectiva da criança e sua aprendizagem. A intenção é a de fundamentar a prática, deixando claro os conteúdos e as aprendizagens nas situações sugeridas, analisando-as com a finalidade de dar destaque à maneira de realizar a atividade. Partimos do pressuposto de que, conforme o planejamento que se faz e a maneira como a atividade se desenrola, se favorecem determinados tipos de aprendizagem. Atenção especial para analisar como, para que e por que propor as atividades recomendadas nos cadernos de orientações.

5 Estrutura dos Cadernos de orientações

6 Trilhas para ler e escrever textos
Cadernos de orientações Caderno de estudo Caderno de apresentação Caderno do diretor Acervo de livros Materiais pedagógicos

7 Trilhas para ler e escrever textos
Foco no trabalho com textos narrativos Propósito: Criar condições para planejar e realizar atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: conhecer o livro, escutar e ler as histórias, falar sobre a história , sobre as ilustrações e personagens, participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado.

8 Trilhas para abrir o apetite poético
Cadernos de orientações Caderno de estudo Materiais pedagógicos Acervo de livros

9 Trilhas para abrir o apetite poético
Foco no trabalho com textos poéticos Propósito: Criar condições para planejar e realizar as atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: conhecer o livro/CD e seus textos, escutar e lê-los, memorizá-los e recitá-los, visualizar sua estrutura, brincar com os sons de suas palavras participar de atividades de atenção sobre o texto.

10 Caderno de orientação Os Cadernos de orientações possuem uma estrutura comum com as seguintes partes :  - Introdução: Descreve o tipo de texto escolhido para ser trabalhado no caderno e justifica sua importância no processo de aprendizagem da criança. - Sobre os livros: Apresenta o livro utilizado como referência das atividades. A proposta é que as atividades possam ser realizadas com outros livros com a mesma estrutura da obra usada como referência. - Atividades a serem realizadas com as crianças: Cada caderno propõe oito atividades .

11 Caderno de orientações

12 Trilhas de jogos Cadernos de jogos
Materiais pedagógicos – Jogos de linguagem

13 Trilhas de jogos Foco do trabalho: Jogos de linguagem e Jogos de faz de conta Propósito: Oferecer aos professores um repertório para ser trabalhado com crianças de 6 anos, organizado da seguinte forma: jogos de linguagem - compreendem regras com foco no trabalho com a língua e que favorecem a atenção das crianças para as estruturas sonoras e gráficas; jogos de faz de conta - favorecem a experimentação da linguagem.

14 Estrutura do Caderno de Trilhas jogos
Os jogos de linguagem apresentados no Caderno possuem um roteiro comum

15 Fundamentos no campo da leitura e escrita
Criar oportunidades para que crianças de 6 anos tenham maior acesso à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura escrita; Estimular as crianças para que se transformem em verdadeiros usuários da Leitura e escrita; Contribuir para instrumentalizar os professores para que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades intelectuais tenham lugar no cotidiano escolar; Favorecer na Instituição, a criação ou sistematização de encontros de formação continuada com a perspectiva de troca, reflexões e aprendizados coletivos.

16 Fundamentos no campo da leitura e escrita
Garantir que o aprendizado da Leitura e escrita tenha origem no livro (no texto) Garantir leitura de qualidade Criar condições para que as crianças experimentem ao mesmo tempo: O gosto pela leitura (prazer) A leitura e a escrita como prática (função social) A leitura e a escrita como frente de desenvolvimento intelectual Assegurar que o input gere output: A aprendizagem = o que a criança é capaz de deduzir a partir do que o ambiente oferece.

17 Fundamentos no campo da Formação do Professor
Ser capaz de colaborar para qualificar sua ação por meio de um conjunto de materiais - atrelados a um conjunto de orientações objetivas inseridas dentro de um contexto de ação profissional Gerar condições para dar “voo próprio” - favorecer autonomia ao mesmo tempo garantir o essencial

18 Fundamentos no campo da Formação do Professor
Garantir um currículo subentendido - desde muito cedo e de acordo com suas possibilidades, as crianças possam ler, escrever e conviver com livros, experimentando, de diversas formas, os modos de pensar por escrito e sobre o escrito Criar condições para: aprender a fazer, fazendo e por meio da ação – reflexão - ação - Cadernos de orientações + Cadernos de estudos

19 Rede Nacional de Ancoragem


Carregar ppt "Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google