A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”

4 QUEM PODE PLANTAR UMA IGREJA?

5 Equipes plantam igrejas O Apóstolo Paulo usou o Ministério de equipes para plantar igrejas.

6 Indivíduos plantam igrejas Quando Filipe foi a Samaria (At. 1:8-40), não há indicação que tivesse sido enviado por outra pessoa a não ser o Espírito Santo. Quando as pessoas se converteram, os apóstolos enviaram Pedro e João para lá, mas Filipe já estava batizando os convertidos e plantando a nova igreja.

7 Embora a plantação de uma igreja realizada por por uma única pessoa seja o método mais comum atualmente, é a que menos ocorre no Novo Testamento.

8 Leigos plantam igrejas Áquila e Priscila são dois nomes que aparecem com frequência no Novo Testamento. Eram leigos, provavelmente um casal que exercia uma atividade comercial. É provável que tenham iniciado a igreja em Éfeso. Eles hospedaram uma igreja em sua casa em Éfeso e em Roma.

9 Aqueles não chamados especificamente para o ministério pastoral podem estar envolvidos com o ministério de plantação de igrejas. Todo crente é chamado a se envolver na obra missionária, não importando se tem ou não um chamado vocacional mais específico.

10 Agencias e Denominações plantam igrejas A Bíblia não se opõe a ideia de as pessoas se reunirem coletivamente e enviarem outras para fazer o a obra do evangelho.

11 Igrejas plantam igrejas A plantação de igrejas mais eficaz ocorre quando uma igreja mãe/apadrinhado se envolve ativamente no processo, um modelo chamado historicamente de “Extensão da Igreja” em que uma igreja mãe se “estende” até outra localidade. Multiplicação de Igrejas

12 As igrejas mãe tendem a se envolver em diferentes níveis: enviando um grupo de crentes para atuar como uma equipe, ou por meio de outros recursos:

13 Por meio de relações de mentoria ou de prestação de contas para encorajamento 1. Pelo Sustento financeiro 2. Suprindo instalações 3. Provendo liderança 4.

14 “Não podemos ser uma igreja bíblica e nos abster de plantar igrejas. Deus jamais quis que a igreja fosse só para nós. Seu propósito sempre foi a multiplicação de igrejas. Esse método antigo deve ser aplicado de novas maneiras para uma nova época. [...] Temos de reacender o espírito da igreja de Antioquia.”

15 “As igrejas que apadrinham a plantação de novas igrejas, são afetadas positivamente no que diz respeito á frequência aos cultos e nos batismos. Além disso a cada três, quatro, ou cinco anos têm o potencial para sustentar seu crescimento durante um tempo maior.”

16 Características comportamentais de um plantador de igrejas bem sucedido AVALIAÇÃO DE RIDLEY

17 Tem capacidade visionária É a capacidade de imaginar o futuro, de levar outras pessoas a se envolver nesse sonho e transformar essa visão em realidade.

18 Tem motivação intrínseca Significa que a pessoa se aproxima do ministério como empreendedor e se compromete com a excelência por meio do trabalho duro e determinação.

19 Cria um sentimento de pertencimento ao ministério entre os envolvidos Essa característica o leva a incutir em outros um sentimento de responsabilidade pessoal pelo crescimento e pelo êxito no ministério, treinando líderes para gerir outros líderes.

20 Cultiva relacionamentos com os de fora da igreja Cria um ligação que rompe as barreiras que cercam as pessoas, encorajando-as a se examinarem e se comprometerem como uma caminhada pessoal com Deus. Disso resulta também que os novos crentes são capacitados a levar outros à salvação em Jesus Cristo.

21 Conta com a parceria do cônjuge É a cooperação entre o marido e a mulher em que o casal de plantadores está de acordo em torno das prioridades ministeriais, do papel e do envolvimento de ambos e da integração e do equilíbrio do ministério com a vida familiar.

22 É eficaz no desenvolvimento de relacionamentos Tem a habilidade de tomar a iniciativa para conhecer pessoas e aprofundar os relacionamentos que serão a base de um ministério mais eficaz.

23 Está comprometido com o crescimento da igreja O desenvolvimento das atividades na igreja é valorizado como meio de ampliar o número e a qualidade dos discípulos. Há crescimento espiritual e relacional.

24 Sensibilidade para com a comunidade Dispõe das habilidades que permitem ao plantador ajustar seu ministério a cultura e às necessidades do seu público alvo.

25 Valoriza os dons dos outros Capacita e lidera outros para que ministrem com base nos seus dons espirituais.

26 Tem flexibilidade e adaptabilidade Isso lhe permite adaptar- se às mudanças e ambiguidades, mudar as prioridades quando necessário.

27 Desenvolve um grupo coeso Capacita o grupo a trabalhar de forma colaborativa em direção à objetivos comuns, além de lidar habilmente com elementos desagregadores.

28 Demonstra resiliência Ele dá sinais da capacidade de se sustentar emocional, espiritual e fisicamente em meio aos reveses, perdas, desapontamentos e fracassos.

29 Exerce a fé Transforma convicções pessoais em decisões pessoais, e ministeriais nas ações aí resultantes.

30 Além das qualidades analisadas no questionário que avalia o perfil do candidato, encontramos outras qualificações no Novo Testamento. OUTRAS QUALIFICAÇÕES

31 A primeira dessas qualificações é a certeza do chamado para a plantação de igrejas. Certeza do chamado

32 Assim como o chamado aos gentios compeliu o apóstolo Paulo, parte do chamado do plantador de igrejas é dirigido a um grupo específico. Chamado para uma comunidade, uma cultura ou um grupo étnico.

33 Ridley cita a fé como uma qualificação em pé de igualdade com várias outras, mas ela merece uma ênfase maior. Fé extraordinária

34 Muitos plantam igrejas pelos motivos errados. RAZÕES ERRADAS  Um forte desejo de pregar, mas ninguém lhe dá oportunidade;  Frustração com o lugar onde está, porque não pode fazer o que deseja;  Não consegue um convite para pastorear uma igreja consolidada;  Quer provar alguma coisa;  Precisa de experiência — e a plantação parece uma boa oportunidade para praticar as habilidades ministeriais;  Sonha com um grande ministério que lhe dê reputação ou infle seu ego.

35 Você pode fazer parte de uma equipe de plantação de igreja e certamente pode encorajar outros plantadores e dar-lhes o seu apoio.

36


Carregar ppt "“Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google