A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais."— Transcrição da apresentação:

1 1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
I Timóteo 3:6 e 5:22 afirma que os líderes da igreja não deveriam ser neófitos na vida cristã. Os líderes espirituais devem compreender as Escrituras e ter experiência própria com ela.

2 2. Relacionamento Crescente Com Jesus.
Se um líder é o modelo de crescimento espiritual, isso deve primeiro ser uma realidade na sua própria vida.

3 3. Disposição para ajudar as pessoas.
O líder se dedica a alcançar membros do grupo e demonstrar preocupação amorosa por suas tristezas, alegrias e necessidades pessoais.

4 4. Paixão pela Conquista de Almas para Cristo.
A razão número um para a existência da igreja é levar pessoas à Jesus. Um líder deve ter este desejo ardente.

5 5. Ser um estudante da Bíblia.
O líder do grupo precisa gostar de estudar e aprender sobre as Escrituras continuamente. Um líder não pode dirigir um estudo da Bíblia se ele não estuda por si mesmo.

6 6. Alguém que Possa Ser Ensinado.
Um líder pode não conhecer muito sobre os princípios de liderança, mas se ele for humilde e desejoso de aprender, terá os ingredientes necessários para o sucesso.

7 7. Ter o desejo de Servir aos Outros.
Jesus disse que a verdadeira liderança é colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar.

8 8. Comprometimento com o Tempo.
Dedicar tempo para crescer como um líder de grupo. Estar disposto a dirigir a reunião do pequeno grupo uma noite por semana; freqüentar a reunião de líderes regularmente; preparar a reunião semanal; e tomar algum tempo para atender as necessidades dos membros.

9 9. O que deve motivar uma pessoa a ser líder de um Pequeno Grupo?
1) Glorificar a Deus; 2) Usar os dons espirituais que Ele lhe concedeu. 3) Fazer algo positivo pela igreja. 4) Ajudar as pessoas em suas necessidades. 5)Levar pessoas a Jesus Cristo.

10 10. Quais os desejos egoístas do líder que prejudicam o pequeno grupo?
Desejo de preencher uma necessidade emocional, tal como aceitação, aprovação, etc. Sede de poder ou autoridade sobre os outros. Vontade de preencher um desequilíbrio pessoal de aprovação e admiração (um complexo de “olhem para mim”). Necessidade de estar sempre no centro de qualquer coisa que aconteça.

11 11. Quais são as funções de um Líder do Pequeno Grupo?
Ser sensível às necessidades, sentimentos, e personalidades dos membros e valorizar cada um. Servir de exemplo de amor, confiança, e aceitação. Ser um facilitador e guia para envolver todos os membros nas atividades do pequeno grupo. Encorajar os membros a ouvirem, aceitarem, e respeitarem aqueles que tem um ponto de vista diferente. Ajudar o grupo a alcançar suas metas e alvos.

12 12. Existe um estilo de liderança ideal?
Tradicionalmente, há quatro estilos de liderança: 1) Autocrático, 2) Autoritário, 3) Democrático, 4) O que não intervém ou permissivo.

13 1) Um líder autocrático é dominante e ditatorial.
Ele procura ter o controle total, com freqüência toma decisões unilateralmente e não leva em consideração o ponto de vista dos outros. Para ele os membros são apenas ouvintes e seguidores.

14 2) Um líder autoritário tem uma direção definida em mente, mas está aberto às idéias dos outros.
Ele normalmente tem um forte controle, mas ainda assim os membros estão ativamente envolvidos na discussão das idéias e objetivos do líder. Ele está aberto para modificações baseadas nas idéias do grupo, mas normalmente, não muda seus objetivos pessoais para o grupo. Este tipo de líder usa seu poder pessoal para envolver os outros.

15 3) O líder democrático é centralizado no grupo, e partilha o controle com o grupo.
Ele valoriza a capacidade e opiniões dos outros. Este estilo de liderança cria um senso de segurança no grupo. Todas as regras, alvos, e metas são um assunto para discussão do grupo, e o objetivo do líder é obter a participação do grupo.

16 4) O líder que não intervém ou permissivo é aquele que permite acontecer as coisas, é passivo.
Há um controle mínimo nas mãos do líder. Os membros dirigem as reuniões do grupo. O líder não se prepara, por isso deixa as coisas acontecerem. Ele aparenta estar passivo e não parece se importar com nada. Este estilo proporciona fragmentação e fortalece a indecisão.

17 Qual destes estilos tradicionais é o melhor?
Quase todos concordariam que cada estilo tem seu momento, local, e uso, mas a maioria das pessoas iria preferir o estilo democrático.

18 Existe outro tipo de liderança que poderíamos utilizar?
O estilo de liderança de serviço está baseado em Lucas 22:25-26. “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”.

19 Um verdadeiro líder é aquele que ganha o respeito e a lealdade pela maneira como trata as pessoas.

20 Os líderes que servem: Não impõem sua vontade, Não tentam manipular politicamente para prevalecer sua vontade, Não “passam por cima das pessoas”, ou deturpam a verdade para alcançar seus próprios propósitos. Os líderes que servem colocam os desejos e necessidades dos outros em primeiro lugar. Eles conquistam o respeito por causa da sua sinceridade, comprometimento, honestidade, amor, e pelo desejo de ajudar os outros a se desenvolverem.


Carregar ppt "1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google