Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDavid Peres Alterado mais de 10 anos atrás
1
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Prof. Reinaldo Arruda
2
Quatros orientações para um vocacionado se tornar um líder verdadeiro
3
Na perspectiva espiritual e ministerial a vocação é algo muito importante. Mas, ela por si mesma não garante que alguém vai ser bem sucedido no ministério pastoral, educacional, musical... O vocação é Deus que dá, a formação e a educação ministerial não. Deus prepara o terreno, mas a plantação e o semeio das sementes somos nós que fazemos.
4
Para tornar-se um líder verdadeiro é como investir com sucesso na bolsa de valores. Quem espera ganhar uma fortuna em um dia, não será bem-sucedido. A formação de um líder é aquilo que se faz a longo prazo e não as coisas que se faz imediatamente. Quando é que você começou o seu trabalho de liderança? Quando é que começará? Quando você começou a aprender!
5
Está apto para liderar quem se vê como líder, quem não perde oportunidade para aprender e quem pensa como líder. Para se tornar um líder verdadeiro é preciso muito investimento diário, nas áreas: relacional, afetivo-emocional, teológico-espiritual, ética e educativo-ministerial. O segredo do sucesso de um líder verdadeiro está nos compromissos assumidos dia-a-dia.
6
Para se tornar um líder verdadeiro...
Cultive amor Produza energia ao seu redor Inspire audácia Apresente provas de que está comprometido com o seu objetivo
7
1. Cultive amor Por você mesmo, valorize-se, aceite-se, sem cair no egoísmo. Cultive amor por algo importante: por alguém, por uma causa, por um princípio... “... Aquele que não ama não é nascido de Deus...” Não troque os preceitos da Bíblia por tradições. Os preceitos foram criados por Deus, as tradições por homens. Os líderes precisam ser conhecidos pelo amor que vivenciam, pelo seu poder espiritual e sua autoridade na Palavra de Deus
8
2. Produza energia ao seu redor
Nada é mais impulsionador do que o líder que age e que acredita nas pessoas e na capacidade delas em realizar algo especial. Não perca tempo! Marque época, faça história. Lembre-se: “ nossa vida é como um vapor”. Não vale a pena ser líder apenas para ter sua foto incluída na galeria de ex-lideres de uma igreja. Como líder, você deve ser conhecido pelas marcas no coração e nas mentes das pessoas
9
3. Inspire audácia Seja audacioso para servir ao bem comum
e não ao seu próprio ego. Seja audacioso na hora de tomar decisões difíceis e corajoso de confrontar o erro. Tenha audácia para fazer coisas diferentes por mais tradicional que seja o ambiente, mas não seja precipitado. Coragem para decidir sobre o presente, objetivando o equilíbrio do futuro; Tenha audácia para inovar “um líder inconformado não consegue viver sem inovar” – Campanhã.
10
4. Apresente provas de que está comprometido com o seu objetivo
Demonstre compromisso por meio de coerência entre palavras e ações. Fuja da maior tentação do líder - fazer coisas populares em vez das certas; Seja audacioso em direção ao futuro e ao desconhecido, sem tirar os pés do presente;
11
A identidade do líder cristão
12
O líder cristão, que constrói continuamente a sua identidade, precisa responder a duas perguntas fundamentais: a) A quem pertenço? Trata de quem você escolhe para ser a principal autoridade em sua vida. O foco está em quem você quer agradar. b) Quem sou eu? Trata do propósito de vida! Porque você foi criado e colocado na terra e para que foi chamado. O foco está em saber o que será que o criador pode fazer por intermédio do líder?
13
A identidade do líder cristão
A identidade do líder cristão se constrói aos pés de Jesus e num compromisso com o Reino A identidade do líder implica em Não compartimentar e nem fragmentar ministério, doutrinas, fé, instituição e pessoas Fé e negócios. Jesus e família. Pessoal e profissional. Serviço e liderança não podem ser divorciados uns dos outros.
14
A cultura que vivemos estabelece limites entre a vida espiritual e a mundana. Consequentemente a fé fica reservada para os domingos e para as festas religiosas, perdendo sua sintonia com a vida e com o cotidiano de cada um de nós. Tudo que nos acontece tem alguma coisa a ver com Deus. Diferenciar na vida o que é o ateísmo e teísmo. Sendo assim, precisamos como líderes: Deixar que Deus ocupe o lugar especial em nossa vida; Permitir que pessoas importantes desempenhem papéis relevantes em nossa vida; Ter convicção de que não estamos sozinhos no trabalho do Senhor;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.