A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificando e modificando crenças intermediárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificando e modificando crenças intermediárias"— Transcrição da apresentação:

1 Identificando e modificando crenças intermediárias
Diego Macedo Gonçalves

2 O que são crenças intermediárias?
Pressupostos subjacentes: Crenças menos rígidas e mais acessíveis a intervenção terapêutica. Elas podem ser expressas na forma de: Atitudes: Isto é horrível (Não ser amado); Regras/expectativas: Eu devo trabalhar o mais arduamente que puder o tempo todo. Suposições: Se eu trabalhar o mais arduamente que puder posso ser capaz de fazer algumas coisas que as outras pessoas fazem facilmente. Crenças intermediárias

3 O que são crenças intermediárias
Se manifestam com frases do tipo se-então ou em frases que começam com as palavras “eu deveria” ou “ eu tenho que”.

4 Exemplo de crenças intermediárias

5 O que são crenças intermediárias?
Paciente com depressão, quadros ansiosos e transtornos de personalidade geralmente apresentam crenças intermediárias rígidas. Se as pessoas não querem ficar comigo então não valho nada. Se eu não tirar um 10 na prova então sou um péssimo aluno, Se minha esposa olhar na direção daqueles rapazes então é porque ela sente atração por eles. Não posso permitir que ela me traia, senão serei um idiota.

6 Motivos pelos quais temos crenças intermediárias.
Evitar abandono. Evitar ser rejeitado. Evitar ser indesejado. Para ser mais atraente. Para controlar o outro. Para evitar com que o pior aconteça. As crenças intermediárias costumam ser rígidas e difíceis de se quebrar.

7 Problemas com as crenças intermediárias
O maior problema de tratar as crenças intermediárias é que a maioria das pessoas compreendem suas regras com fatos e não pensamentos. As expectativas são dados objetivos para elas.

8 Identificação de crenças intermediárias
A seta descendente geralmente leva as crenças intermediárias.

9 Identificação de crenças intermediárias

10 Desafiando as crenças intermediárias
Perguntas que podem ser feitas: Quais são os fundamentos, a lógica ou as evidências de que devemos fazer tal coisa? Qual a origem dessa regra? Essa regra se aplica a todos? Essa regra poderia na verdade ser uma preferência em vez de u princípio?

11 Desafios cognitivos

12 Técnicas para modificar as crenças intermediárias
Podemos dividir as regras em boas ou más. Boas Más Geralmente são regras que não causam danos nem sociais nem pessoais (Elas se aplicam a todos). Não devo matar. Não devo roubar. Respeitar pai e mãe. São geralmente regras absolutistas, pejorativas e extremas. Tenho que ser perfeito, Não posso errar, Sou um fracasso total.

13

14 Identificação das regras condicionais
As regras condicionais são as do tipo se-então permitem que as pessoas lidem com inadequações e medos por meio de compensação. Por que temos esses tipos de crenças? Geralmente levam a evitação. Tentamos evitar o pior que pode acontecer utilizando certas regras. Tentamos evitar a rejeição.

15 Exame de sistema de valores
Muitas crenças intermediárias referem-se a dimensão do indivíduo. O paciente pode se concentrar em dimensões como: Trabalho, Saúde, Amor, Lazer, Aparência física. Como saber a dimensão de valor do indivíduo? Uma forma de saber esses valores é perguntando quais valores você quer para seus parceiros ou seus filhos.

16 Distinguindo entre progresso e perfeição
Avaliação em categorias. Avaliação progressiva. Quanto que você conseguiu crecer? Sucesso Fracasso

17 Fortalecimento da curiosidade, do desafio e do crescimento em vez da perfeição
Comportamento que critico em termos de avaliação negativa: estudar. Pensamentos críticos Pensamentos de curiosidade e desafio. Vou tirar uma nota ruim. O que você pode fazer na próxima vez? Não sou bom em história. Mas se eu estudar posso aprender um pouco mais e me sentir muito melhor. Há coisas que simplesmente não sei. Como você poderia transformar essa dificuldade em um desafio? Sou realmente burro em memorizar. O que você poderia fazer para memorizar melhor? E o que isso diz de você?

18 Desenvolvendo novos padrões e pressupostos bem adaptados
Depois de contestar valores, crenças centrais e padrões mal adaptados o terapeuta pode desenvolver outros mais flexíveis e realistas. Troque regras por preferências. Em vez de pensar “eu tenho que executar as tarefas com perfeição” troque por “é bom ter padrões elevados, mas também é bom me aceitar independente do resultado”. Eu posso usar a técnicas de vantagens e desvantagens para avaliar os novos padrões.

19 Declaração de direitos
Partir do princípio que um boa regra é aquela que realça a dignidade humana. Tarefa de casa Fazer uma lista de seus direitos como pessoa e de como você pode exercê-los.


Carregar ppt "Identificando e modificando crenças intermediárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google