A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social

2 O que é um projeto de pesquisa ?
O Projeto de pesquisa serve para mapear um caminho que deve ser seguido durante a investigação. Ainda, esclarece para o próprio pesquisador os rumos do estudo (o que pesquisar, como, por quanto tempo, etc.) (Minayo, 1992). Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência (produção de conhecimento) a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Não gosto de dizer que se faz ciência, mas que se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é portanto o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.        É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais.

3 A pesquisa pode ser: QUALITATIVA Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

4 QUANTITATIVA É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e  conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação.

5 O momento mais importante de um projeto de pesquisa é a fase exploratória.
A fase exploratória compreende varias fases da construção de uma trajetória de investigação: Escolha do tópico de investigação; A delimitação do problema; A definição do objeto e dos objetivos; A construção do marco teórico conceitual; A escolha dos instrumentos de coleta de dados; A exploração de campo.

6 A fase exploratória se alicerça através de:
Pesquisa bibliográfica disciplinada, crítica e ampla: Disciplinada porque devemos ter uma prática sistemática – os fichamentos são um bom procedimento; Crítica porque devemos estabelecer um diálogo reflexivo entre teoria e o objeto de investigação escolhido; Ampla porque deve dar conta do “estado” do conhecimento atual sobre o problema; De articulação criativa seja na delimitação do objeto de pesquisa, seja na aplicação de conceitos;

7 O projeto de pesquisa deve responder as seguintes perguntas (Barros e Lehfeld, 1986; Rudio, 1986):
O que pesquisar? Definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual Por que pesquisar? Justificativa da escolha do problema Como pesquisar? Metodologia Quando pesquisar? Cronograma de execução Com que recursos? Orçamento Pesquisado por quem? Equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores).

8 De humildade, ou seja, reconhecendo que todo conhecimento científico tem sempre um caráter:
aproximado, isto é, se faz sempre a partir de outros conhecimentos sobre os quais se questiona, se aprofunda ou se critica; Provisório; Inacessível em relação à totalidade do objeto, isto é, as idéias ou explicações que fazemos da realidade estudada são sempre mais imprecisas do que à própria realidade; Vinculada à vida real – a rigor um problema intelectual surge a partir de sua existência na vida real e não “espontaneamente”; Condicionado historicamente (Minayo, 1992)


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google