A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar."— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON

2 TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar residência, não vinculado a atividades lucrativas. Fenômeno social complexo Aspectos econômicos, socioculturais e meio-ambientais. Indústria do turismo Como atividade econômica - representa: Geração de novas fontes de riqueza. Geração de empregos Benefícios de forma direta em Hotéis, agências, transporte, restaurantes etc.

3 Benefícios de forma indireta sobre outros setores da economia local, regional e nacional, através de:  Maior arrecadação de impostos.  Estímulo à atividade de comércio e serviço.  Redistribuição da riqueza, quando são adotas medidas para que isto ocorra. TURISMO

4 Atividade capaz de oportunizar: Conhecimento Sensibilidade Percepção social Contato com diferentes pessoas e culturas Desenvolvimento regional Código mundial de ética do turismo - artigo 4 "atividade turística deve ser concebida de forma a permitir a sobrevivência e o desenvolvimento de produções culturais e artesanais tradicionais, bem como do folclore, e que não provoque a sua padronização e empobrecimento". TURISMO

5 MEIOS DE HOSPEDAGENS TRANSPORTE INFRAESTRUTURA ATRAÇÕES SER HUMANO - Residentes - Turistas Impactos - Turismo sexual - Poluição - Inflação

6 Em 1980312 milhões Em 1990485 milhões Em 2000699 milhões Em 2008992 milhões Crise mundial reduziu os fluxos turísticos. 2020 - 1,6 bilhões Qual outra indústria possui uma taxa de crescimento tão grande assim? Automobilística + Petroquímica? Continuará crescendo a uma taxa de 5% ao ano? CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT

7 ESTIMATIVAS PARA 2020 FONTE: OMT 2020 – 1,6 bilhões 1. China 137 milhões 2. EUA 102 milhões 3. França 93 milhões 4. Espanha 89 milhões.... Brasil 10 milhões!

8 O MERCADO DE TURISMO MUNDIAL PRINCIPAIS DESTINOS

9 ASPECTOS ECONÔMICOS DO TURISMO 10,7 % DO PIB MUNDIAL Espanha 16,15% China 6,01% Brasil 2,23% 5ª posição no ranking da balança comercial - 2014 1º minério de ferro 2º petróleo bruto 3º soja 4º automóveis

10 Na maioria dos países, o turismo é a indústria que mais gera empregos, correspondendo a mais de um bilhão de colocações no mundo. 1 EM CADA 10 EMPREGOS NO MUNDO 10% DA POPULAÇÃO ECONÔMICAMENTE ATIVA GERA EMPREGOS COM BAIXO CUSTO CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT

11 Geração de Trabalho  6% a 8% do emprego mundial depende do turismo 2003 a 2012 = 891 mil empregos e ocupações em turismo no Brasil CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT

12 01. Entrada de divisas - Incremento da renda dos habitantes + Impostos 02. Distribuição de recursos - Geográficos e classes sociais 03. Criação de novos empregos - Novos produtos e serviços Importância Econômica do Turismo VANTAGENS que o turismo pode proporcionar:

13 01. Saída de divisas - a maior parte das divisas que entram voltam a sair 02. Desemprego - nas baixas temporadas e no declínio do destino 03. Dependência excessiva de países emissores - vulnerável às flutuações sazonais da demanda Importância Econômica do Turismo DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar:

14 14 01. Orgulho étnico - valorização e conservação dos costumes 02. Necessidade básica - fuga da rotina de trabalho 03. Elevação do nível cultural - Intercâmbio com os turistas Importância Social do Turismo VANTAGENS que o turismo pode proporcionar:

15 01. Perda e mudanças de hábitos e costumes locais - atividades primárias são abandonadas 02. Assimilação de padrões de outras culturas - tendência ligada aos países desenvolvidos 03. Destruição do patrimônio histórico - construção de hotéis modernos Importância Social do Turismo DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar:

16 16 01. Aproveitamento dos recursos naturais - conscientização ecológica 02. Criação de sítios arqueológicos e parques florestais - qualidade e desenvolvimento 03. Recuperação e conservação de patrimônios naturais - evita a extinção Importância Ambiental do Turismo VANTAGENS que o turismo pode proporcionar:

17 17 01. Contaminação do ambiente natural, - barreiras físicas e visuais 02. Destruição do patrimônio natural, - extinção de recursos para outros fins 03. Mudança da fauna e flora. - necessidade de adaptação Importância Ambiental do Turismo DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar:


Carregar ppt "TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google