A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

3 Na linguagem escrita, as palavras têm uma organização: a maiúscula no início e um ponto (final, exclamação, interrogação, as reticências, às vezes) no final. A maiúscula e o ponto estabelecem a unidade mínima do texto, que é a FRASE. Como unidade mínima do texto, a frase se apresenta ao ouvinte/leitor como uma unidade de sentido. Relendo as frases destacadas em vermelho, você vai perceber que, no contexto em que são usadas, todas têm sentido para o destinatário. Vemos aqui a importância do contexto: ele é o responsável não só por criar a condição para que uma ou várias palavras se transformem em frase, como também pela determinação de seu significado.

4 Resumindo A frase é a unidade do texto: caracteriza-se por apresentar, no contexto em que aparece, uma unidade de sentido. caracteriza-se por começar com maiúscula e terminar com uma pontuação específica: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, certos casos de reticências e mesmo dois pontos. não se caracteriza pela extensão: se pode ter um único termo, pode também ter muitos elementos, criando uma estrutura às vezes bastante complexa.

5 Mas não é sempre que nossos textos têm a organização simples: Muitas vezes, as situações de comunicação são muito mais complexas. Sobretudo na escrita mais formal e em textos que exigem um grau maior de correlações (como textos argumentativos e expositivos, por exemplo), as frases apresentam muito mais elementos, e com uma elaboração mais complicada.

6 O período e a oração Pela conceituação feita de frase, vemos que, como nos casos das sentenças destacadas em vermelho, as destacadas em azul também são formadas por uma frase: todas têm uma unidade de sentido, começam com maiúscula e acabam com ponto. Mas há uma grande diferença entre as frases desses dois grupos (uma diferença de estrutura).

7 Há elemento(s) que aparece(m) nas frases em azul que não existe(m) nas frases em vermelho? Quais são esses elementos? — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

8 A frase que, como as destacadas em vermelho, não se organiza em torno de verbo chama-se NOMINAL. Por lhe faltar o verbo, a frase nominal é especialmente adequada para a descrição. É muito adequada, também, no extravasamento de emoções. Em textos que pretendem captar momentos, lembranças, emoções, é comum que a frase nominal seja dominante e até exclusiva.

9 Embora a frase nominal seja muito utilizada nos mais diferentes tipos de textos, podemos dizer que a situação mais comum é a frase organizar-se em torno de um verbo, ou de um conjunto de formas verbais que equivalem a um só verbo – as chamadas locuções verbais. Bom dia, posso ajudar? Locução verbal: verbo auxiliar + verbo principal

10 Quando a frase se organiza em torno de um ou mais verbos, ela recebe o nome de PERÍODO. Cada verbo ou locução verbal é, em princípio, o núcleo de uma informação. Cada informação centrada no verbo chama-se ORAÇÃO. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

11 Que diferença há entre os períodos destacados em vermelho e o destacado em verde? — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

12 Você já deve ter usado, em vários momentos de sua vida, as palavras: simples, composto/a, absoluto/a. Considerando o significado dessas palavras, complete o texto abaixo, usando nas lacunas uma dessas três palavras. O período que apresenta apenas uma oração é chamado _________________, e a oração única é chamada _________________. O período com mais de uma oração é chamado _________________. A partir das informações acima, podemos concluir que há uma situação em que a frase é, ao mesmo tempo, período e oração. Qual é essa situação?

13 Leia o poema abaixo: Poesia sapeca A poesia sapeca sapecou um verso no caderno de tarefas. BINHO. Na ponta da língua. Belo Horizonte: Miguilim, 1991. a) Com relação à presença de frase, período e oração, que situação temos no poema? Justifique. b) Como você justificaria o adjetivo usado para a poesia, no contexto do poema? c) Que lhe sugere o uso do verbo “sapecou”?

14 Indique, nos parênteses à frente de cada frase, se temos: F – só frase; O – uma frase que é, ao mesmo tempo, uma oração absoluta; P – uma frase que é, ao mesmo tempo, um período composto. ( ) a) Tenho três livros dela. ( ) b) Pode até dar suspensão, do jeito que é aborrecido. ( ) c) Saiu. ( ) d) Que poesia, hem? ( ) e) Está vindo pro nosso lado. ( ) f) Deve ser muito difícil a professora dar aula desse jeito, pelejando pra esquecer uma coisa. Marque, nas frases acima, as locuções verbais.

15 Resumindo A frase pode ou não ser organizada em torno de um ou mais verbos. A frase que não apresenta verbo chama-se frase nominal. A frase organizada em torno do verbo chama-se período. Cada informação centrada em torno de um verbo cria uma oração. O período pode ser simples, quando apresenta apenas uma oração, ou composto, quando apresenta mais de uma oração. A oração, portanto, pode ser apenas uma parte do período, e, nesse caso, não representa a unidade de sentido. A oração que é única no período chama-se absoluta.

16 As várias possibilidades de organização da frase e do período Vamos trabalhar, agora, com uma foto do livro Querida Mamãe – obrigado por tudo, de Bradley Trevor Greive, que já tinha publicado anteriormente, com enorme sucesso, “Um dia daqueles”. Nesses dois livros, o autor cria um texto divertido e sensível a partir de belíssimas fotos de animais. GREYVE, Bradley T. Querida Mamãe – obrigado por tudo. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. p.16

17 Observe cuidadosamente a foto e depois escreva, no espaço de cada item abaixo, um período simples sobre o que você vê nela. Em cada período, focalize elementos diferentes da foto. Indicamos um elemento de cada um. O importante é que seus textos revelem o carinho/cuidado com que a macaca levanta/segura o rosto do filhote para beijá-lo e o jeito “encostador”, emocionado, do filhote, correspondendo ao beijo. a) _________________ levanta carinhosamente _______________. b) _____________________ beija ______________________. c) O filhote ______________________________.


Carregar ppt "Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google