A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Profª Janaina Rigo Caierão

2 Substantivos Conceito: são as palavras que designam os seres em geral, reais ou imaginários. ► Do ponto de vista funcional, os substantivos caracterizam-se por atuarem, nas orações da língua, como núcleos dos sintagmas nominais.

3 Sintagmas São unidades mínimas entre as quais se estabelece uma relação de determinação. Em uma relação sintagmática, um dos elementos modifica ou determina o outro, especificando-o de alguma maneira.

4 Exemplo: Comprei livros.
determinado: elemento que sofre modificação determinante: elemento que modifica o outro termo do sintagma criança inteligente São nominais os sintagmas que têm por núcleo um substantivo (como no exemplo acima) e verbais os que têm núcleo um verbo. Exemplo: Comprei livros.

5 Núcleos dos sintagmas nominais
Sujeitos: A criança é a esperança do país. Objetos diretos: Chamei a criança. Objetos indiretos: Dei o presente à criança. Predicativos do sujeito: Você parece criança. Predicativos do objeto: Considero você uma criança. Complementos nominais: O medo da criança é justificável. Adjuntos adnominais: Isto é brincadeira de criança.

6 Núcleos dos sintagmas nominais
Adjunto adverbial: Saí com a criança. Agentes da passiva: Meu coração foi conquistado por aquela criança. Apostos: Meu coração, uma criança, continua a ter esperanças. Vocativos: Criança, não verás nenhum país como este!

7 Adjetivos Conceito: são palavras variáveis que especificam o substantivo, caracterizando-o. Essa especificação pode referir-se a uma qualidade (profissional honesto), a um estado (carro amassado), a um aspecto ou aparência (mar azul), a um modo de ser particular (criança mimada).

8 Função sintática Do ponto de vista das funções sintáticas que desempenham nas orações, o adjetivo pode ser: Adjunto adnominal: Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher. Predicativo do sujeito: Aquele jogador é extraordinário. Predicativo do objeto: O júri considerou o réu inocente da acusação de homicídio.

9 Locução adjetiva É muito comum, na língua, o emprego de conjuntos de palavras (geralmente preposições + substantivos ou preposições + advérbios) com valor e função de adjetivo. Esses conjuntos são chamados de locuções adjetivas.

10 Artigo Conceito: é a palavra variável em gênero e número que antepõe aos substantivos, determinando-os. A determinação operada pelo artigo pode ser definida ou indefinida.

11 Exemplo A distinção entre artigo definido e indefinido, como mostra a tira acima, é de natureza semântica. Os artigos definidos tornam mais específicos os substantivos por eles modificados. Os indefinidos provocam um efeitos contrário: generalizam os substantivos que modificam. Função sintática: adjuntos adnominais.

12 Numeral Conceito: é uma classe especial de palavras que indicam número ou quantidade exata de seres ou o lugar por eles ocupado em uma série. Funções sintáticas: Adjunto adnominal de um núcleo: quando acompanham um substantivo, apresentando, neste caso, valor de adjetivo: Os duzentos e cinquenta dólares foram trocados por reais no Banco do Brasil. (adjunto adnominal do núcleo do sujeito).

13 Numeral Núcleo de sintagmas nominais em função de sujeito, objeto, predicativo ou adjunto adnominal: apresentando, nesse caso, valor de substantivo – O vigésimo chegou com grande atraso. (núcleo do sujeito) Comprei o primeiro que encontrei. (núcleo do objeto direto) Paulo é o segundo da fila. (núcleo do predicativo do sujeito) Fotografei a chegada do primeiro. (núcleo do adjunto adnominal do objeto direto “chegada”)

14 Interjeições Conceito: são palavras invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais. Tipos de interjeições: costumam ser classificadas de acordo com os sentimentos que traduzem. Locuções interjetivas: são grupos de duas ou mais palavras que funcionam como interjeições.

15 Advérbios Conceito: são palavras invariáveis que se associam aos verbos, indicando as circunstâncias da ação verbal. Em casos especiais, associam-se aos adjetivos, especificando as qualidades por eles expressas, e a outros advérbios, intensificando o seu sentido.

16 Função sintática Desempenham a função de adjuntos adverbiais, os quais costumam ser classificados de acordo com a circunstância que exprimem.

17 Preposições Conceito: são palavras invariáveis que conectam termos de sintagmas, criando entre eles uma relação de sentido. Locuções prepositivas: são duas ou mais palavras que funcionam como preposições. Em uma locução prepositiva, a segunda palavra do conjunto é sempre uma preposição essencial.

18 Conjunções Conceito: são palavras invariáveis que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação. Locuções conjuntivas: são duas ou mais palavras que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação.


Carregar ppt "Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google