Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A teoria pós-colonialista do currículo
A teoria pós-colonialista do currículo tem como objetivo principal Analisar as relações de poder entre as nações que compõem a herança econômica, política e cultural.
2
A teoria pós - colonialista, é muito abrangente em sua definição;
Constituem relações coloniais de poder, desde relações de ocupação e dominação.
3
O currículo contemporâneo, apesar de toda transformação;
É ainda moldado pelos princípios da colonização.
4
As definições de nacionalidade e “raça”, forjadas no contexto da conquista e expansão colonial;
Continuam predominantes nos mecanismos de formação da identidade cultural.
5
E da subjetividade embutida no currículo oficial.
Uma análise pós- colonial Busca analisar as formas contemporâneas de imperialismo econômico e cultural.
6
Uma perspectiva pós-colonial questionaria as experiências superficialmente multiculturais
Estimuladas nas datas comemorativas dos dias atuais.
7
Uma perspectiva pós-colonial
Exige um currículo multicultural. Não separando questões de conhecimento, cultura e estética de poder, política e interpretação Atento a aparente representação.
8
A análise pós-colonial
Também questiona as relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial Na sua posição atual.
9
Questiona especialmente, as relações de poder entre nações
Focalizando suas relações.
10
Como nos Estudos culturais
O outro é representado ocupando um lugar central Na teorização pós-colonial.
11
A representação é aquilo que se expressa num texto literário, numa pintura, num filme, numa propaganda, o discurso, a linguagem, o significante É através dela que construímos a identidade do outro e nossa própria identidade interessante.
12
Foi através da representação que o Ocidente construiu um “outro” como um marginalizado cultural
Ou como uma cultura inferior, irracional.
13
Vista como uma forma de conhecimento do outro, a representação está no centro da conexão
Saber - poder, presente em toda história da dominação.
14
O conhecimento do outro e da sua terra era central
Aos objetivos de conquista do poder colonial.
15
Portanto, a teoria pós-colonialista do currículo reivindica a inclusão no currículo escolar de formas culturais interessantes Que refletem a experiência de grupos sociais que são marginalizados pela identidade européia dominante.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.