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A teoria pós-colonialista do currículo

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Apresentação em tema: "A teoria pós-colonialista do currículo"— Transcrição da apresentação:

1 A teoria pós-colonialista do currículo
A teoria pós-colonialista do currículo tem como objetivo principal Analisar as relações de poder entre as nações que compõem a herança econômica, política e cultural.

2 A teoria pós - colonialista, é muito abrangente em sua definição;
Constituem relações coloniais de poder, desde relações de ocupação e dominação.

3 O currículo contemporâneo, apesar de toda transformação;
É ainda moldado pelos princípios da colonização.

4 As definições de nacionalidade e “raça”, forjadas no contexto da conquista e expansão colonial;
Continuam predominantes nos mecanismos de formação da identidade cultural.

5 E da subjetividade embutida no currículo oficial.
Uma análise pós- colonial Busca analisar as formas contemporâneas de imperialismo econômico e cultural.

6 Uma perspectiva pós-colonial questionaria as experiências superficialmente multiculturais
Estimuladas nas datas comemorativas dos dias atuais.

7 Uma perspectiva pós-colonial
Exige um currículo multicultural. Não separando questões de conhecimento, cultura e estética de poder, política e interpretação Atento a aparente representação.

8 A análise pós-colonial
Também questiona as relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial Na sua posição atual.

9 Questiona especialmente, as relações de poder entre nações
Focalizando suas relações.

10 Como nos Estudos culturais
O outro é representado ocupando um lugar central Na teorização pós-colonial.

11 A representação é aquilo que se expressa num texto literário, numa pintura, num filme, numa propaganda, o discurso, a linguagem, o significante É através dela que construímos a identidade do outro e nossa própria identidade interessante.

12 Foi através da representação que o Ocidente construiu um “outro” como um marginalizado cultural
Ou como uma cultura inferior, irracional.

13 Vista como uma forma de conhecimento do outro, a representação está no centro da conexão
Saber - poder, presente em toda história da dominação.

14 O conhecimento do outro e da sua terra era central
Aos objetivos de conquista do poder colonial.

15 Portanto, a teoria pós-colonialista do currículo reivindica a inclusão no currículo escolar de formas culturais interessantes Que refletem a experiência de grupos sociais que são marginalizados pela identidade européia dominante.


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