Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
cenários e perspectivas.
Currículo : cenários e perspectivas.
2
O que é uma teoria do currículo?
Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? Da teoria educacional mais ampla?
3
Quais são as principais teorias do currículo?
O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo? O que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?
4
“Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”.
representa, reflete, espelha a realidade; É uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que, cronologicamente, ontologicamente – a precede “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. T. Tadeu Teoria * Discurso
5
O que eles ou elas devem saber?
“Uma definição não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.” O quê ? Pergunta chave... As diferentes teorias de currículo recorrem a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?
6
O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. O quê? Por quê? O que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? Qual o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade?
7
Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade.
Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.
8
Teorias tradicionais Ensino Aprendizagem Avaliação Metodologia Didática Organização Planejamento Eficiência Objetivos
9
Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo
Teorias Críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência
10
Identidade, alteridade, diferença Subjetividade
Teorias pós-críticas Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero,raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo
11
O currículo é lugar, espaço, território.
O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O Currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento O currículo é documento de identidade.
12
Muitos caminhos existem...
Cabe ao educador, decidir, escolher criticamente e... trilhar com ética e competência...
13
Segundo as imagens... Que diferenças existem entre estas duas práticas pedagógicas?
15
Somos todos iguais?
16
Segundo as imagens... Pensem... Que homem queremos formar?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.