Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Como Ensinar? Questões metodológicas do Ensino Religioso Metodologias e critérios para seleção dos métodos COMO ENSINAR? COMO ENSINAR?
3
CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS
Quais conteúdos eleger e selecionar para cada faixa etária e para cada momento da vida escolar? Quais estratégias desenvolver para que o ensino e a aprendizagem sejam significativos? CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS
4
A linguagem do Ensino Religioso se dá a partir do contexto da escola, do pedagógico-educacional.
5
Os critérios utilizados para estabelecer as prioridades de ensino e de aprendizagem são reveladores dos valores e das metas do educador. CRITÉRIOS
6
Planejamento: objetivos e estratégias traçadas para a ação pedagógica; a articulação entre teoria e prática. PLANEJAMENTO
7
Objetivos de aprendizagem supõem a proposição clara de uma ação pedagógico-educacional que impulsiona para um propósito com fins a atingir. OBJETIVOS
8
OBJETIVOS Objetivos orientam e direcionam o processo de ensino e aprendizagem.
9
OBJETIVOS e AÇÃO PEDAGÓGICA
Objetivos orientam toda a ação pedagógica: a seleção de conteúdos, a metodologia e as estratégias. OBJETIVOS e AÇÃO PEDAGÓGICA
10
Objetivo: descrição clara de onde se pretende chegar – “o que ensinar”; norteia o uso dos meios (métodos) necessários para a aprendizagem - “o como ensinar”. OBJETIVOS e CONTEÚDOS
11
Objetivos orientam e direcionam as atividades de ensino e aprendizagem e são critérios para a avaliação. OBJETIVOS e AVALIAÇÃO
12
OBJETIVOS CONTEÚDOS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
Qual a relevância desta aprendizagem para o aluno? Há algo que possa ser mais compatível com as expectativas e necessidades do aluno? O aluno é colocado à frente ao elaborar o objetivo, selecionar conteúdos, definir metodologia e estabelecer estratégias? OBJETIVOS CONTEÚDOS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
13
A compreensão do fenômeno religioso e da religiosidade do ser humano entendida como conteúdo favorece modos de pensar, discutir, perceber e construir valores e comportamentos de respeito à pluralidade. AÇÃO PEDAGÓGICA
14
Ação pedagógica: aprendizagem que se coloca na dimensão da diversidade para desenvolver cidadãos críticos e que pensam no bem comum. AÇÃO PEDAGÓGICA
15
ESTRATÉGIAS As estratégias contemplam, e tratam o educando como coparticipante do processo.
16
Estratégia: a ação concreta do pensar e conceber o caminho como um todo, o antever e desejar um resultado. ESTRATÉGIAS
17
Estratégia: instiga o “aprofundamento”, um “novo” conhecimento, desinstala ajudando a transpor limites, condicionamentos e fragilidades. ESTRATÉGIAS
18
ESTRATÉGIAS Estratégia: caminho pensado e a ser percorrido, a maneira utilizada para atingir os objetivos propostos.
19
CURRÍCULO ATRELADO AOS CRITÉRIOS
A ação que humaniza exige exercitar a capacidade de transformar ideias e expectativas. CURRÍCULO ATRELADO AOS CRITÉRIOS
20
CURRÍCULO ATRELADO AOS CRITÉRIOS
Que ação pedagógico-educacional humaniza? Como humanizar nos limites da sala de aula? Aprendizagem supõe transformação, como perceber a mesma no aluno? CURRÍCULO ATRELADO AOS CRITÉRIOS
21
No cotidiano escolar Operacionalizar um projeto educativo e ou um planejamento pedagógico é exercitar a capacidade de transformar ideias e expectativas humanistas em ação que humaniza.
22
Sonia de Itoz E-mail: soniadeitoz@hotmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.