A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista"— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Tese: Matemática Financeira- um enfoque de resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista

2 O tema escolhido foi a matemática financeira com um enfoque direcionado à resolução de problemas, construindo conceitos em conjunto com os alunos.

3 A importância do tema em questão.
O autor relata o por quê de sua escolha e como o assunto será abordado ao longo de sua introdução citando os passos utilizados, principalmente os métodos e objetivos,cita as reflexões sobre como a matemática financeira faz parte da vida das pessoas e a necessidade de uma mudança de enfoque.

4 Fases de planejamento e coleta de dados
Procedimentos auxiliares: Consultas a livros, revistas e artigos todos elencados, visando estudar o assunto e principalmente a forma como ele é colocado no ensino médio e verificar o valor dado ao tópico Matemática Financeira. Análise de documentos legais( LDB, Regimento Escolar, PCNs ); Reflexões sociais, buscando refletir sobre as relações comerciais.

5 Elaboração e aplicação de um questionário para os alunos do ensino médio;
Estabeleceu-se um planejamento das aulas visando organizar e atingir os objetivos propostos; Elaboração e aplicação de um questionário para docentes;

6 Consultas a livros, revistas e artigos todos elencados, visando estudar o assunto e principalmente a forma como ele é colocado no ensino médio e verificar o valor dado ao tópico Matemática Financeira. Análise de documentos legais( LDB, Regimento Escolar, PCNs ); Reflexões sociais, buscando refletir sobre as relações comerciais

7 Elaboração e aplicação de um questionário para os alunos do ensino médio;
Estabeleceu-se um planejamento das aulas visando organizar e atingir os objetivos propostos; Elaboração e aplicação de um questionário para docentes;

8 O referido autor fez uma análise em trabalhos anteriores buscando investigar e nortear o seu, cita pesquisas realizadas com a utilização da planilha Excel e seu resultado na compreensão dos conceitos sobre a utilização de tecnologia e refere a diferença com relação a sua, uma vez que busca construir os conceitos através da dinâmica de resolução de problemas diretamente com os alunos.

9 O trabalho foi definido como uma Pesquisa-Ação uma vez que os alunos se envolveram na sala de aula num esquema “dizer” e “fazer” durante o processo da resolução de problemas.

10 A turma escolhida para participar do projeto foi uma turma de ensino médio particular em São Paulo, escola em que o pesquisador já lecionava. Fora utilizado um total de 18 horas-aulas já incluindo aquelas destinadas para a correção de tarefas extra-classe.

11 Foi definido um modelo prévio de pesquisa que sofreu alterações devido a interação com outras pessoas que abordaram de alguma forma o tema ao longo do projeto o que fez com que o Modelo Preliminar se torna-se o Modelo Modificado como cita o autor.

12 A pesquisa visa contribuir com estratégias e resoluções para trabalhar com a matemática financeira no ensino médio através da participação efetiva dos alunos no processo de construção do seu próprio conhecimento.

13 A pesquisa encerra com a idéia de que a matemática financeira deveria ser trabalhada no colégio com um aspecto social, isto é, que a resolução de problemas cotidianos estivesse no foco principal.

14 Diz o autor: Esperamos que,com o seguinte trabalho, os professores possam adotar uma mudança de postura, no que diz respeito à sua prática pedagógica , e possam fazer reflexões sobre a importância de os alunos serem participantes ativos dentro da sala de aula, podendo, assim, levar os aprendidos para além dos muros da escola.


Carregar ppt "Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google