Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Currículo Escolar Operações
Maria Roseli G. B. de Sa
2
curriculo Currículo processo social
possibilita acesso a conhecimentos produzidos pela humanidade -percursos de aprendizagens - Subsídios para a formação
3
Currículo escolar é o meio pelo qual se dá o acesso aos saberes selecionados e organizados de acordo com os propósitos da sociedade, com as orientações oficiais e com as intenções da escola para desenvolver essas aprendizagens.
4
Como se desenvolvem as “operações” de currículo?
5
SELEÇÃO ORGANIZAÇÃO VEICULAÇÃO (DES)CONSTRUÇÃO/ (RE)CONSTRUÇÃO
6
Operações de currículo
Seleção O currículo é um recorte intencional (Pedra) (apectos geohistóricos – cultura – poder – ideologia) Níveis em que se distribuem as decisões sobre currículo, segundo Gimeno Sacristán (2000): as instâncias do Estado, as comunidades autônomas, as escolas e professores. Essas instâncias atuariam sobre diferentes âmbitos do currículo: os conteúdos, a metodologia, a avaliação, a organização e a inovação. Goodson (1995) distingue dois momentos no currículo, o da definição “pré-ativa” e o da realização “interativa”. A seleção pode ser feita no a-con-tecer do currículo, envolvendo mais diretamente os sujeitos do currículo Operações de currículo
7
Operações de currículo
Organização Instâncias do Estado PCN, RCNEI, Propostas curriculares de estados e municípios. Escolas PPP, matrizes curriculares Professores – planejamento das aulas Alunos (modos de aprender) O sistema de ordenamento linear, seqüencial, facilmente quantificável que domina a educação atualmente, centrado em inícios claros e fins definidos, pode dar lugar a um sistema ou rede mais complexo, pluralista e impredizível. (Doll Jr). Que critérios têm sido utilizados para organizar os componentes curriculares? Operações de currículo
8
Veiculação/Transmissão
Do professor instruído que informa os alunos para um grupo interagindo juntos na mútua exploração de questões relevantes. Da transmissão oral às Tic Operações de currículo
9
(Des) construção/(Re) construção
“A formação do cidadão, tomada na sua dimensão coletiva não se realiza se não for tomada como elemento concreto do currículo a construção do conhecimento do sujeito, considerado em sua individualidade. Esta construção se realiza através de um processo em que este sujeito, interagindo com o objeto a ser aprendido, utiliza-se de conhecimentos anteriores, reconhece neste objeto elementos conhecidos, explora características que ainda não conhece e, gradualmente reconstrói este objeto no seu pensamento ou o expressa sob forma de ato, muitas vezes chegando mesmo a transformá-lo”. (T. Fróes Burnham). Cada aprendente e cada ensinante “puxa seu fio de pensamento”(H. Asmann) Operações de currículo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.