Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLiliana Belo Cunha Alterado mais de 8 anos atrás
1
SCC0265 – Sistemas Interativos Web Prof.: Dr. Rudinei Goularte ( rudinei@icmc.usp.br) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Sala 4-229
2
Agenda JavaScript Validação de Formulários
3
Programação no Cliente DOM & SAX Scripts - Javascript Ajax
4
JavaScript
5
A Linguagem JavaScript É a linguagem de scripting da Web. A mais popular. Adiciona interatividade ao HTML. Normalmente embutida nas páginas HTML. Utilizada para design, validar formulários, tratar eventos, detectar navegador, criar cookies, etc. É uma linguagem fácil de se aprender.
6
A linguagem JavaScript Linguagem interpretada. Não é a mesma coisa que Java. Derivada de ECMA Script ECMA-262 é o padrão JavaScript oficial. – ISO/IEC 16262 - 1998. Foi criada em 1995 por Breidan Eich da Netscape. Atualmente funciona em todos os mais populares navegadores: Internet Explorer, Mozilla, Firefox, Netscape e Opera.
7
Onde colocar o código JavaScript? Colocar o JavaScript em e são convenções, a maioria dos navegadores aceitam o elemento. <html>......</html><html>......</html>
8
Onde colocar o código JavaScript? Dentro do elemento de HTML............
9
Onde colocar o código JavaScript?......... Colocar uma parte em e outra em
10
Onde colocar o código JavaScript? Pode-se utilizar um documento externo com seu código JavaScript.
11
Operadores Aritméticos
12
Operadores de Comparação
13
Operadores Bit a bit
14
Operadores de Atribuição
15
Operadores Lógicos
16
Variáveis em JavaScript JavaScript é sensível à caixa-alta var strname = algumValor; //alguns navegadores aceitam sem “;” //melhor sempre utilizar o “;” strname = algumValor; // o “var” não é obrigatório var strname = "Hege"; // pode-se atribuir valores desta forma strname = 5; // não possui tipificação forte
17
Criando/utilizando funções function displaymessage(message){ window.alert(message); } <input type="button" value="Click me!" onclick="displaymessage('Hello World!');" >
18
Criando/utilizando funções function prod(a,b){ x=a*b; //pode ter um return return x; } product=prod(2,3);...
19
Outros construtores Break Loops For...In Try...Catch Throw...
20
Programação Orientada a Objetos JavaScript é uma linguagem de programação orientada a objetos Objetos podem ser definidos. Tipos de variáveis podem ser criados. Propriedades Valores associados a objetos. Métodos Ações que podem ser executadas em objetos.
21
Programação Orientada a Objetos var str="Hello world!"; document.write(str.length); document.write(str.toUpperCase());
22
Criando objetos //cria o objeto personObj personObj=new Object(); personObj.firstname="John"; personObj.lastname="Doe"; personObj.age=50; personObj.eyecolor="blue"; //pode-se também adicionar métodos //define o método function eat(){ //codigo do método } //adiciona o método personObj.eat=eat;
23
Alguns Objetos de JavaScript String http://www.w3schools.com/jsref/jsref_obj_string.asp Date http://www.w3schools.com/jsref/jsref_obj_date.asp Array http://www.w3schools.com/jsref/jsref_obj_array.asp Math http://www.w3schools.com/jsref/jsref_obj_math.asp
24
Detectando o Navegador Objeto “navigator”. – Não existe padrão. Browsers dão suporte. txt = " CodeName do Browser: " + navigator.appCodeName + " "; txt+= " Nome do Browser: " + navigator.appName + " "; txt+= " Versão: " + navigator.appVersion + " "; txt+= " Cookies: " + navigator.cookieEnabled + " "; txt+= " Plataforma: " + navigator.platform + " "; txt+= " Cabeçalho: " + navigator.userAgent + " "; document.getElementById(“aqui").innerHTML=txt;
25
Eventos Eventos = ações detectadas pelo JS – Acionamento de tecla (keystroke) onkeydown, onKeyPress, ONKEYUP – Eventos do mouse onMouseOver, onMouseClick, … – Carregamento de página ou imagem onLoad, onUnload – Seleção de input field do formulário HTML onChange – Submissão de um form HTML onSubmit
26
Eventos Exemplo –
27
Referências http://www.w3schools.com/js/ Grillo, Filipe del Nero. Aprendendo JavaScript. Notas Didáticas do ICMC-USP, 72, 2008. Flanagan, David. JavaScript : the definitive guide. O'Reilly & Associates, c1998.
28
Trabalho 2 Validar, via Javascript, os formulários produzidos no Trabalho 1. – Pode remodelar/refazer o formulário (coloque um “readme” explicando o que fez). – Quanto mais completa a validação (pensou em todas as possibilidades?), melhor. – Entrega: dia 29/03 – escaninho do Tidia.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.